Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 20 de maio de 2009

Rei môso

No século passado dois crimes de mortes que aconteceram muito próximos um do outro, chamaram à atenção da população de Várzea Alegre. O primeiro em Belo Horizonte quando assassinaram o rei momo num sábado de carnaval, o segundo pouco tempo depois foi o rei Faisal na Arábia.
Na terra do arroz o assunto era só os crimes, até crianças comentavam. Pouco tempo depois o assunto dos crimes ninguém falava mais. Porém aconteceu um assassinato em Várzea Alegre quando foi vítima um marchante conhecido pelo apelido de Reimôso, apelido esse que ele tinha ganho pelo fato de vender carne de porcos.
Foi aquele movimento de cidade do interior. Criminoso foragido, polícia investigando , população comentando e a família da vítima revoltada. No dia seguinte eu estava no sítio Vazante na casa da minha tia Isaura que morava na companhia do seu irmão, o poeta e dentista Dr. Antônio Sátiro e comentava o assunto do assassinato de Reimôso com os meus primos Paulo e Militão, quando o Dr. Antônio pôs a cabeça fora da rede e falou: Pelo que estou vendo, vão acabar com os monarcas. Primeiro mataram o rei momo, depois foi à vez do rei Faisal e agora mataram o Reimôso.
Mundim do Vale.

5 comentários:

  1. Varzea-Alegre sempre foi muita pacata e nessa epoca era muito mais. Esse crime abalou a comunidade por ter sido, o unico praticado naquele ano.

    ResponderExcluir
  2. Morais
    A cada postagem, um rascunho bem revisado para um bom livro. As estórias vão aparecendo, os personagens vão se agrupando, e o cenário vai se desenhando com boas pitadas de humor. Chegará o momento que depois de um emaranhado de boas pérolas, virão o dissecamento dos apelidos, que fazem do nosso humor, uma inesgotável fonte de pesquisa.
    Matozinhos já mostrou a beleza literária nas mãos criativas de Zé Flavio, agora temos você a apresentar o Sanharol, de corpo e alma, a prender diariamente a nossa atenção.
    ´Terra dos Arrozais, Cidade dos Universitários, e agora Celeiro de bons Escritores e Contadores de Causos.
    Essa estrela do Vale do Machado, brilha no firmamento, dos bons espaços desse belo Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Elmano.

    Por falar em cidade dos Universitarios em 1968, na Semana dedicada a eles houve o Torneio Universitario e o campeão foi o time do Mobral! Pode?

    ResponderExcluir
  4. Então os assassinatos do Rei Momo e do Rei môso aconteceram por volta de 1975, quando o Rei Faisal foi assassinado por um sobrinho na Arábia Saudita.
    Interessante como o Dr. Antonio Sártiro foi perspicaz relacionando o falecimento de todos esses monarcas. Hajam monarcas assassinados! (risos).

    ResponderExcluir
  5. Maria Gloria.

    Ar. Antonio Satiro alem de um grande dentista era um bom poeta, e o poeta tem o poder de uma grande visão e sendo de Varzea-Alegre o que dizer!

    ResponderExcluir