Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 3 de maio de 2009

Uma Tarde no Sanharol - Por: Dihelson Mendonça

Aqui foi onde tudo começou !



No último dia 21 de Abril, fomos convidados para conhecer o famoso Sanharol. Mas onde fica? Sanharol é um local centenário na cidade de Várzea Alegre, que é o local aonde nasceu o nosso querido Antonio Morais, e de onde vem toda uma família enorme de pessoas maravilhosas contadas por ele no Blog do Sanharol. E quantas histórias lindas esse homem tem para contar...segundo Morais, Sanharol possui esse nome porque no local, há mais de uns 200 anos, existia ali muito sanharol ( que é uma abelha que aqui no Crato nós conhecemos por Arapuá ).

Na tarde em que passamos por lá, acompanhados da minha mãe, namorada e a nossa colega Socorro Moreira pudemos testemunhar muitas dessas histórias contadas pelo Morais no Blog do Sanharol acolhidos calorosamente pela turma que lá se encontrava, sua filha, seu genro e netos. Recepção belíssima, e um almoço que estava simplesmente delicioso. Aliás, foi um dia que amanheceu muito chuvoso, e o próprio Morais havia tentado garantir a nossa ida desde cedo, ligando incessantemente, e assegurando que as estradas estariam boas. Até que conseguimos sair do Crato. Por volta das 13 horas chegamos finalmente ao Sanharol. O A. Morais foi nos recepcionar na entrada de Várzea Alegre. O propriedade do casal é muito aprazível, varanda enorme ( diga-se de passagem, a maior varanda que já vi na minha vida ), que dá vontade mesmo de puxar um ronco na rede, e esquecer da civilização. E era isso que a gente queria mesmo. Depois de uma semana realmente estressante como essas que temos tido, nada melhor do que aceitar esse convite desse ser humano maravillhoso que é o Morais e da sua família para aquela tarde. E deixou saudades! Apesar do pouco tempo em que passamos no Sanharol, tive o prazer de conhecer a sua mãe, e 2 dos seus irmãos. Mas bom mesmo é ver um pouco do que pude registrar sem grandes pretensões fotográficas alguns pontos dessa viagem, que repasso para vocês com todo prazer:









Acima, nosso grande anfitrião, Dr. Menezes Filho e um de seus cavalos favoritos

Morais, o homem que não gosta de posar para fotografias... rs rs



Acima, minha mãe Haydée ( esq. ) e Dra. Ana Micaely de Morais Meneses ( centro )

Aí está ele o nosso Contador de Histórias maravilhosas!

Acima: A grande poetisa Socorro Moreira que também adora o Sanharol




Esse fotógrafo é um sapequinha mesmo...


Acima, a meiga Senhora, D. Antonia Alves de Morais e filhos


Dá para se avistar Várzea Alegre...



Acima: O "Casarão" do Sanharol


Amigos do Sanharol, obrigado pela acolhida maravilhosa. Qualquer dia desses a gente volta a ver esse lugar muito interessante chamado SANHAROL.

Fotos e texto:

Dihelson Mendonça

8 comentários:

  1. Dihelson.

    Você esteve pela primeira vez no Sanharol não deu ainda para conhecer a brandura de minha mãe, Dona Antonia Alves de Morais.

    Venha mais vezes.

    A. Moars

    ResponderExcluir
  2. Amigo Morais,

    São 06:44 da manhã de domingo.
    Como vês, a sequência de fotos ficou bastante interessante mesmo. Quero lhe agradecer pela excelente acolhida lá no Sanharol, em meu nome, de mamãe e de Ninha, e de Socorro Moreira também. Qualquer dia desses nós faremos a retribuição.

    Só uma coisa eu lhe adianto, é que hoje, Domingo, a esta hora da manhã, nêgo véio, seu amigo aqui ainda não dormiu. Estou há quase 24 horas no ar, pois tive de traalhar ontem também, e á noite fui levar um teclado emprestado para um tecladista de Fortaleza tocar lá na PY, e quando saímos de lá era mais de 2 da manhã. Ainda fui descarregar o material e levar Ninha em casa, daí que voltei pra casa às 5 horas, e fui atualizar os Blogs e colocar as fotos.

    Então, infelizmente não vou poder ir até sua casa no horário combinado das 10 horas, porque nem sei a que horas eu acordo. A semana foi muito estressante e só tenho o Domingo para dormir que preste.

    Mas não vou lhe deixar na mão, arrumei a entrada do Blog do Sanharol, postei as fotos, e gravei um DVD com todas as fotos, que você pode pegar aqui em casa, com Mamãe, na hora em que quiser, para mostrar ao pessoal. Vou deixar em cima da mesa, ok? Quando eu acordar, eu te telefono, se você não tiver vindo buscar, lá pelo começo da noite eu dou uma passada aí para te entregar.

    Um bom dia, que agora é noite para mim. Vou dormir.

    Um grande abraço,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  3. Amigo Morais,

    Eu tenho um dom especial de conhecer as pessoas boas. Sua mãe possui uma aura de bondade e ternura que a cerca e isso eu vi logo que pus os olhos nela. É uma pessoa abençoada, e eu diria até que a bondade dela é tanta que Deus os abençoou através dela.

    Em Várzea Alegre, eu pude sentir esse ar de simplicidade e bondade que graças a Deus ainda resta em algumas pessoas. Naquele dia, como viste, eu não pude relaxar totalmente, porque estava vindo de um monte de problemas, aliás, todos nós, mas nós ainda iremos com mais tranquilidade e menos stress.

    Obrigado a todos pela tarde maravilhosa!

    Deus os abençoe!

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  4. Que as fotos ficaram da melhor qualidade não há dúvida. Que a paisagem do Sanharol é belíssima não se discute.
    Agora uma coisa me deixou preocupado com esta divulgação. Se aquela foto do mega terraço cair na mão dos organizadores das invasões do Movimento dos Sem Terra (MST), sei não...
    O número de invasões do MST cresce na mesma proporção em que aumenta o repasse de verbas ao movimento pelo governo petista.E Lula parece estar satisfeito com os atos de vandalismo, saques e invasões de propriedades privadas promovidos pelo MST.
    Te cuida Morais.
    Esse "presidente-operário" é capaz de tudo. É um enganador contumaz do povo! Antes ele dizia que o Congresso tinha "300 picaretas". Agora, precisando de apoio do Congresso, diz que é uma hipocrisia da imprensa atacar a farra de passagens aéreas dos parlamentares. Ou seja, Lula se junta aos "300 picaretas", que já ganharam dele o Mensalão.

    ResponderExcluir
  5. Para fazer justiça, resolvi editar a matéria e incluir alguns nomes e referência às pessoas que se encontravam no local.

    Obrigado, turma!

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  6. Meu caro Armando.

    O amigo está convidado a vi com a familia qualquer dia desses, bater um bom papo e degustar um delicioso capote. Um bom domingo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Dihelson peça a Morais pra lhe levar ou em agosto ou no carnaval que verás como o Sanharol é animado e conhecerás 2 grandes festas da nossa terra!

    ResponderExcluir