Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 7 de maio de 2016

Princesa Isabel - A Redentora.


Muito antes do Musical Rosa de Ouro fazer sucesso em 1965 com Clementina de Jesus, no Rio de Janeiro, a cidade maravilhosa já havia recebido a sua Rosa de Ouro, enviada pelo Papa. A Rosa de Ouro é um ornamento precioso e sagrado, feito de ouro puro, matizado ligeiramente com vermelho, criada por hábeis ourives para o Vaticano.

Ela é abençoada todos os anos pelos papas, no quarto Domingo da quaresma, chamado Domingo “Loetere”. Depois é criteriosamente oferecida como símbolo permanente de reverência, estima e afeição a monarcas, personalidades ilustres, igrejas notáveis, santuários, governos e cidades que tenham demonstrado seu espírito de lealdade para com a Santa Sé e o Evangelho.

A primeira Rosa de Ouro do Brasil foi dada pelo Papa Leão XIII à Princesa Isabel pela assinatura da Lei Áurea, que libertou definitivamente os escravos em 13 de Maio de 1888.

E a neta de Dom Pedro I, a princesa Isabel, a redentora de saudosa memória, mandou confeccionar e doou a coroa de ouro e pedras preciosas que orna a cabeça da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

19 comentários:

  1. Depois de tantas noticias de denuncias, de malversação e de lambanças desses tempos republicanos, aí está uma noticia da sinceridade, honestidade, pureza e honradez dos monarcas. Um bom fim de semana para os amigos do Blog.

    ResponderExcluir
  2. Caro Morais:
    Pouca gente sabe que no século 19 o Brasil foi governado – em três ocasiões – por uma mulher: a Princesa-Regente Isabel. Aliás, a primeira mulher do continente americano a lograr tal proeza.
    E depois de 120 anos de República, nenhuma mulher chegou lá.
    Três vezes Regente, a Princesa. Isabel mostrou-se administradora tenaz e mulher de ação política particularmente voltada aos interesses dos menos favorecidos; dentre os milhões que este termo abrigava no Brasil do século XIX, sociedade simultaneamente escravocrata e liberal. Preocupava-se, mormente, com a sorte dos escravos — afro-brasileiros ou africanos trazidos d´África desde os tempos coloniais.
    Sua fé religiosa profunda e sua conseqüente adesão ao maior movimento social que o Brasil do Oitocentos conheceu, o Abolicionismo, fez dela uma antagonista perfeita ao implacável reacionarismo do patriarcado brasileiro. O maior alvo do republicanismo de então era justamente a futura D. Isabel I, já visivelmente comprometida com o enorme conjunto de reformas sociais que as teses de Joaquim Nabuco, André Rebouças, José do Patrocínio e tantos outros Grandes Abolicionistas previam instaurar no Brasil a partir de sua ascensão ao trono.
    A República brasileira que nasceu no golpe militar de 15 de novembro de 1889 foi – e é – na verdade bem mais um amontoado de episódios tragicômicos, do que a evolução da política e da sociedade brasileiras.

    ResponderExcluir
  3. Aproveitando a deixa da Princesa Isabel Morais lhe conto uma de Tio Renato: Sempre quando sua filha Renata (2ª mais velha) ia durmir, quando morava com ele antes de casar, ele dizia: "Minha filha reze sempre antes de durmir para a Princesa Isabel porque se não fosse ela hoje você tava lascada!"
    Morro de rir com as presepadas de meu tio! Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  4. Armando.

    Os costumes eram nobres, os gestos tambem. A honestidade vinha do berço. Obrigado pelo comentario.

    ResponderExcluir
  5. Rodrigo.


    O meu primo Renato é uma sumidade em inteligencia e bom humor. Dê um abraço e avise do Blog, afinal ele é de lá, do Sanharol.

    ResponderExcluir
  6. Morais,

    Peço a sua permissão para aproveitar o espaço monárquico da Princesa Isabel e perguntar ao amigo como está a "rodagem" de Iguatu a Várzea Alegre e a de Várzea Alegre a Farias Brito.
    Dá pra passar ou é só buraco??

    É que agora em julho, na época da "Feira de Amostra" do Crato, irei matar a saudade do nosso Cariri e saborear aquela comidinha caseira feita por Almira.

    Abraço,
    Nélio

    ResponderExcluir
  7. Meu caro Amigo e parente Nelio, que prazer. A diferença da estrada dois bons tempos está proporcional a diferença entre a monarquia e os desmantelos da republica. Não tem estrada. È buraco só. Se não houver outro jeito vá, mas com muito cuidado. Tenha pena do Carinho.
    Um abraço.

    A. Morais.

    ResponderExcluir
  8. Morais, de lá e mora lá!
    Nelio, com sua permissão, desculpe a intromissão, mas sou de V.A. e moro no Iguatu e tenho quase certeza que o pior trecho de todas as CEs do estado está entre Iguatu e Varzea Alegre! Até a Umarizeiras distrito de Cariús tá uma beleza mas depois dela meu amigo, é uma buraqueira só. E fica mais critico entre São Caetano e Varzea Alegre. Dia desses fui de onibus para V.A. e uma viagem de 50 1 hora de duração o onibus tirou em 2 horas. Tem buraco que se o onibus não parar e passar devagarinho ele tomba. Tem gente que está preferindo desviar pelo Cedro que aumenta uns 40 quilometros mas a rodagem tá melhor! Só assim pro cabra ir no Cedro!

    ResponderExcluir
  9. Morais e Rodrigo,

    Muito obrigado pelas dicas.

    Uma alternativa então seria essa de ir pelo Cedro; outra poderia ser de Iguatu até Campos Sales e de Campos Sales para o Crato(não sei quanto aumentaria de chão).

    Rodrigo, você é parente de Antão Leandro Bitú?
    Fui colega dele no Colégio Diocesano do Crato(há muito tempo atrás).
    Ele já faleceu e era dessa região aí(Várzea Alegre/Cedro).
    Era um cabra decente.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Tem Bitu é meu parente! E tendo Bitú e Leandro é mais fácil ser ainda! Cara por Campo Sales, pelo menos aqui do Iguatu, aumenta muito. As alternativas são; ter paciencia e enfrentar os buracos devagar pois sem calma acaba com o carro, ou desviar pelo Cedro que aumenta entre 30 ou 40 km! Por Campo Sales deve quase que dobrar a viagem, vá nessa não! Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  11. Rodrigo
    Você é sobrinho de Bitú? Creio que ele é Leandro também. Ele morou no Crato e depois alguns anos em São Paulo. Ô pessoa boa! Um cearense dos bons!
    Quando você avistá-lo fale que enviei-lhe um abraço. Fale para ele vir nos visitar no Sanharol virtual.
    Bom fim de semana à todos.

    ResponderExcluir
  12. Onde tiver Bitu Glória é meu parente! Só não sei te dizer o grau do parentensco, isso o Morais sabe mais do que eu hehehehehe! Sou neto de Zezinho Leandro e Ana Gregório que moram na casa do Pé de Castanhola da Tomaz de Aquino considerados da Praça Santo Antonio. Sou filho de José Sátiro Bitú e Maria Leandro Bezerra Bitú. Um abraço a você!

    ResponderExcluir
  13. Amigo Nelio.

    Um possivel roteiro: Crato - Nova Olinda - Assaré - Antonina - Iguatu. Não precisa ir ao campos Sales.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  14. Rodrigo.

    O Bitu que a Maria Gloria fala é Joaquim de Minini Bitu, então o seu avô Vicente Bitu era primo Legitimo de Meninin Bitu. Portanto o Bitu que a Gloria fala é primo segundo do seu pai. Voce o conhece demais.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Amigo Morais aprecio mais quando você fala de familia do que de política.
    A Glória, vez em quando dá uma passadinha no Ponta da Serra, o que nos deixa contentes.
    O Nélio, se é o Junior, também, é daqui de "nós" (Juá /Jacuipe) e tem visitado, sempre, o http://blogdapontadaserra.blogspot.com.
    Os comentários do Armando valem mais do que uma aula. Leio todos eles, até os que não me agradam.

    ResponderExcluir
  16. Antonio.

    Sempre que faço uma postagem séria eu recorro ao Armando. O comentario vem completar o tema. O Armando é um grande historiador alem de muito culto. O Nelio é o que voce fala mesmo. É filho de Nelio Cleiton e de minha prima Almira.

    ResponderExcluir
  17. Morais e Toinho,

    Como é bom a gente se sentir em casa!
    É como me sinto quando visito os Blogues de vocês.
    Para quem mora distante - como é o meu caso -, é uma mão na roda.
    Dá pra sentir até o cheirinho do café feito na hora.
    Por favor, não mudem o conteúdo dos diários.
    Não elitizem, não politizem e nem sejam porta-vozes de prefeituras municipais.
    Sejam autênticos para serem permanentes.

    Abração.
    Nélio Júnior

    P.S. - Morais, obrigado pela sugestão do roteiro para a viagem.

    ResponderExcluir
  18. Morais esse roteiro ai não aumenta muito não a viagem? De onde o Nelio vai sair? Acho que seja mais perto (menos longe) pelo Cedro não?

    ResponderExcluir
  19. Voce tem razão Rodrigo. Eu dei esse roteiro porque o Nelio falou em Campos Sales. O certo é ir por Varzea-Alegre - Cedro - Iguatu.

    ResponderExcluir