Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 21 de janeiro de 2024

473 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antonio Morais



João Morais, João Piau, meu conterrâneo, primo e amigo de saudosa memória estava construindo uma casa na praia do Pecém e levou de Várzea-Alegre os senhores Batista e Cascudo para trabalharem nos acabamentos.

Durante quase um ano permaneceram no Pecém sem nenhuma viagem a terrinha. Terminado o serviço, Joãozinho fez as contas, somou a estas uma boa gratificação e entregou o patuá a cada um. Saíram do Pecém para Fortaleza, onde, a noitinha, voltariam no ônibus da Empresa Rápido Jaguaribe para Várzea-Alegre.

Nesse percurso inicial o ônibus estava superlotado e Cascudo com as mãos levantadas segurando nas barras de colocar as bagagens e os bolsos a solta a disposição dos gatunos gritava para Batista que cambaleava de um lado para o outro, mas não tirava as mãos de cima dos bolsos: Batista! Cuidado pra não ser roubado.

Repetia com todo pulmão: Batista cuidado pra não ser roubado! E nessa historinha, quando menos se espera o Cascudo gritou mais alto que das outras vezes: Batista! Eu fui roubado. O tempo fechou. O carro foi levado para delegacia. O delegado ficou na porta junto com Cascudo que podia ter alguma idéia de quem pudesse ser o surrupiador.

Quando apareceu um sujeito o Cascudo encarou e disse: foi você! Abufelou-se ao camarada e saíram bolando pelo chão. O delegado deu voz de prisão para os dois. Depois da devida averiguação o dinheiro foi encontrado na bolsa do suspeito que foi encaminhado ao xadrez da delegacia. O delegado era amigo de João Morais e quando soube que Batista e Cascudo eram funcionários dele disse para dois: liguem para o Joãozinho Piau que eu solto vocês.

Cascudo com sua autenticidade respondeu: ligo não, quando você prendeu não foi preciso ligar. Agora solte. O delegado usou do bom censo e liberou Batista e Cascudo, graças a Deus com a verba fruto do trabalho de um ano de serviços.

4 comentários:

  1. Morais,

    Você está intimado a postar no Cariricaturas.

    Mil convites já foram feitos, este é o 1001 (utilidades),

    Abraço,

    Claude

    ResponderExcluir
  2. O Cascudo é meu primo. Aqui e acolá ele promove uma.


    Prezada Claude Bloc.

    Em breve estarei mandando uma historinha da Vagia-Alegre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz teve outra vez que ele e Tico do leite depois de uma longa bebedeira andaram se estranhando e o casca foi na vazante e se armou com um facão de cortar cana,e foi prestar contas com Tico do leite, la chegando já era aguardado pela viatura que o conduziu até a cadeia.o carcereiro de plantão era o finado João Moreira que tomou a frente.
      -cascudo é meu primo solte que isso é coisa de bebo.
      e o casca se acusou.
      -solte não,pode me prender que eu tava brigando era de vera.
      resultado:
      três dias preso.
      abs.

      Excluir
  3. verdade...morais você chora de rir ,é sendo contada por tio delfonso imitando a voz dele é muito hilarioo ..valew primo!!
    ah!se você encontrar idelfonso meu tio um dia ,peça pra ele contar a historia de benedito de raimundo beca e minha tia isabel , é porque meu pai é muito parecido com ela e benedito era apaixonado por ela ,e eles vestiram um vestido da minha tia em meu pai e passaram baton nele kkkkkkkk sendo contada por tio idelfonso é muito engraçado..abraço

    ResponderExcluir