Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 6 de outubro de 2009

As proezas do Zaqueu - Por A. Morais


Todos nós da terra do arroz conhecemos as proezas do Zaqueu Guedes. Homem justo, bom, honesto demais, apegado ao campo e de um humor e presença de espírito nunca vista. Selecionei duas historinhas do Zaqueu para ilustrar esse causo:
Depois de inaugurada a agencia do Banco do Brasil a euforia tomou conta da cidade de Varzea-Alegre. De um lado Banco tentando mostrar serviço e do outro população prestigiando o feito conquistado. Depois de uns dez dias da inauguração o gerente Raimundo Norões Matos recebeu a visita do Zaqueu. Nem um nem o outro se conheciam ainda. Zaqueu tomou chegada, foi cumprimentado pelo gerente e sem rodeios começou a declarar a razão de sua visita: Senhor gerente eu quero fazer um empréstimo! Norões perguntou: quanto é que o senhor quer? Zaqueu estufou o peito e respondeu: quanto é que o senhor tem aí?
Com o dinheiro do emprestimo Zaqueu adquiriu um carro velho caindo os pedaços que semanalmente utilizava para ir à feira nos dias de sábado. Era uma luta sem fim para o carro funcionar. Juntava as pessoas da ribeira para empurrar pra lá e pra cá até arrancar. Certa vez não houve jeito. Passaram à manha toda na empurra-empurra e o carro não pegou. A esposa de Zaqueu vendo aquele sofrimento disse: Zaqueu porque você não vende este carro velho? Zaqueu respondeu na maior calma: “ou muié e tu acha que tem ôto Zaqueu no mundo”?
Por A. Morais

Um comentário:

  1. Grande Zaqueu.

    Vamos aguardar se aparece alguem com mais historias suas. Existem aos montes, disso eu não tenho duvidas.

    ResponderExcluir