Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 13 de outubro de 2009

Serenata barulhenta- Mundim do Vale

Joaquim Gomes Fiuza - Politico Varzealegrense.
Certa vez eu e Leandro de Valdeliz fomos fazer uma serenata. A dele era para uma filha adotiva de Chico Máximo e a minha era para Ana Fiúza com quem eu namorava na época. Fomos primeiro para a casa de Chico Máximo na rua Dr. Leandro. Eu todo tempo exigindo silêncio, estava até descalço para não fazer barulho. A radiola era uma Philips daquelas de plástico seco, que emitia o som nas duas tampas. Uma hora lá Leandro descuidou-se e derrubou as tampas no calçamento. Naquele silêncio da madrugada o barulho foi como se fosse um trovão de estalo.
Naquele momento eu vi as lâmpadas da casa de Luís Fiúza acenderam e em seguida ele saiu sem camisa na nossa direção. Como estava escuro eu acendi um cigarro para que com o claro do fósforo Luís pudesse identificar a minha pessoa. Luís chegou pra mim e perguntou:
- O que é que tá havendo aqui?
- Foi Leandro que derrubou as tampas da radiola.
- Eu devia era dar um tiro nessa radiola
- Não Luís deixa para fazer isso daqui a pouco, que daqui eu vou direto pra casa do seu pai, para fazer uma serenata para Ana sua irmã.
- Eu só não vou fazer isso mesmo porque estou sem balas.
- Pois eu lhe empresto duas. Tome.
- Precisa não eu tou é brincando. Vá logo pra casa de pai, que eu tou doido é pra dormir. E tem mais se quiser carregar Ana minha irmã, pode carregar que pai vai achar é bom.
Mundim do Vale.

3 comentários:

  1. Meu Caro Mundim do Vale.

    Uma historia lembra outra. Logo estarei postando uma historia do Luis Fiusa. Quanto a serenata Dr. Bosco Teixeira foi fazer uma e me convidou para fazer companhia. Ele escolheu um disco de Wanderley Cardoso que tinha a musica Pic-nic a namorada do Dr. Bosco gostava de mais. Num discuido do Bosco eu troquei o disco. Retirei da capa o disco do Wanderlei e coloquei um do Ludugero. Quando chegamos no local Dr.Bosco colocou a radiola no volume total e soltou a agulha. Quando Ludugero Falou: Cortou o rabo de Quem? Eu não quero pagamento Nascimento. Eu quero é outro rabo no jumento! Bosco disse irado: eu só queria saber quem foi o fio de rapariga que fez isto? Eu fiquei serio, mas até hoje rio demais com a presepada.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro primo Morais, Eu só postei esse causo da serenata,porque ninguém pode deixar essas coisas caírem no esquecimento. Joaquim Fiúsa foi uma pessoa a quem eu tinha muita amizade, como também tenho com todos os seus filhos.
    Abraços para os Fiúsas.
    Mundim do Vale.

    ResponderExcluir
  3. Valeu. Morais.
    Gostei da foto do saudozo Jaoquim
    Fiúza ilustrando esse causo.
    Abraço.
    Mundim.

    ResponderExcluir