Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 29 de novembro de 2009

FALSIDADE IDEOLÓGICA - Por Mundim do Vale

Meu parente Britinho, era o melhor fabricante de malas de V. Alegre. Fora deste ofício, ele era ainda o melhor tirador de mel e catador de cocos catolé da cidade.
José Carvalho Pimpim, era político e comerciante do ramo de medicamentos o que fazia com fosse bastante conhecido na região. Conhecido de nome porque nos anos cinqüenta não tinha estradas boas, e esse motivo fazia com que o tráfego e a comunicação, entre as cidades vizinhas fosse difícil.
Certa vez Britinho arranjou um cavalo emprestado e foi para uma festa na cidade de Cariús, lá chegando começou a beber e disse se chamar Zé Carvalho. Por conta do nome famoso, arranjou namoradas, comeu e bebeu de graça e sempre era dispensados das cotas dos sambas. Convite para almoços e jantares não faltavam, em cada casa era um capão e uma rede limpa. Britim luxou mais do que gato criado por moça velha. De tanto conforto que teve,ele resolveu convidar duas garotas para passarem um fim de semana em Várzea Alegre. Pensava ele, que pelas dificuldades não seria possível a viajem das garotas.
Passaram três meses quando foi um dia de sexta feira, chegou na frente da casa do coronel Dirceu, dois cavalos com duas senhoritas vestidas com calça de homem e montadas de banda. As visitas bateram palmas e chamaram até que apareceu Mãezinha e falou:
- Diga!
- É aqui a casa de Zé Carvalho?
É aqui mermo.
- Pois diga a ele que é Socorro e Alacoque, as duas amigas de Cariús, que ele convidou para passar um fim de semana aqui.
- Mais José num tá im casa não.
- Então mande chamar ele.
- Apois disapei dos animal, qui eu vou mandar chamar ele lá na farmaça.As visitantes desceram sentaram na calçada e Mãezinha mandou Zé de Dudau Avisar a Zé Carvalho.
Quando Zé Carvalho chegou ficaram os três assustados.
Zé falou:
- Eu não me lembro senhoritas não
Alacoque confirmou:
- Eu também não lhe conheço não! Você não é Zé Cravalho não.
Nesse exato momento, sem de nada saber, Britinho ía passando de frente a igreja com duas malas na cabeça. Uma das garotas o reconheceu e gritou:
- Lá vai ele! Aquele é que é Zé Carvalho.
As duas saíram correndo atrás e gritando:
- Ei Zé Carvalho! Ei Zé Carvalho! É nós Socorro e Alacoque lá de Cariús.
Britinho desapareceu mais rápido do que suspiro em boca de menino. O jeito que teve foi Zé Carvalho hospedar as garotas. E o comércio de malas da cidade, passou noventa dias sem atender a demanda.

Um comentário: