Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 1 de novembro de 2009

O VALOR DA SANTA MISSA

Por onde passo, gosto de observar e interrogar o PORQUÊ disto ou daquilo. Não consigo aceitar passivamente uma informação sem digerir o seu conteúdo racionalmente. E para entender, busco sempre os doutores naquele tema, e às vezes me aprofundo demais. Hoje é domingo e gostaria de passar a vocês, algo velho, mas observado por outro angulo, em formato diferente.

Permita-me o leitor, falar de religião, mas especificamente de uma oração: A Missa, que aqui chamaremos de Santa Missa.

Nos meios católicos, ela é a maior, a mais completa e a mais poderosa oração da qual podemos dispor.

Nos dias de hoje, muitos católicos, ainda não sabem o seu verdadeiro valor e significado. Alguns participam apenas por um sentido de obrigação ou convenção social, talvez imposta pelos ascendentes na infância.

Grande parte, acaba por abandonar a Igreja por acharem uma coisa repetitiva, desconhecendo o verdadeiro conteúdo de uma Celebração da Eucaristia.

Mas, toda missa fala a favor do perdão ante a justiça divina, tanto na liturgia da palavra quanto no evangelho, que normalmente são dissecados pelo sacerdote.

Quanto maior o fervor do devoto, menores serão as penas temporais devidas aos pecados e excessos cometidos. Isto é muito objetivo, pois quem ama procura sempre acertar, e sempre encontrará respostas as suas preces, pois vai ficando cada vez mais próximo de Deus.

Quem assiste a missa com devoção, presta a maior das honras à Santa humanidade de Jesus Cristo, que:

Compadece-se de muitas das nossas negligencias e omissões;
Perdoa-nos os pecados não confessados, dos quais, porém, nos arrependemos e diminui o império do mal sobre nós;
Uma só missa a que assistimos em vida, ser-nos-á mais salutar do que muitas a que outros assistirão por nós depois da morte.
Na missa, ao recebermos a benção do sacerdote, esta é confirmada por Nosso Senhor Jesus Cristo, pois segundo ele “O que ligares na terra será ligado nos céus”.

Mas, se assistimos a Santa Missa, e saímos antes da benção final, terá ela o mesmo valor de escrevermos uma carta e não a enviarmos ao destinatário.

Através da Santa Missa não só nossa pessoa física, mas também nossos negócios e interesses pessoais serão abençoados.

Evangelizar é também educar os filhos na fé! Ajuda a afastá-los do mal, tão presente nas famílias nos dias correntes. Fale sobre Deus com todos! Não tenha medo nem vergonha! Saiba que Deus, todos os dias alimenta todo ser vivente, mesmo que não tenha trabalhado para o seu sustento, o seu quinhão estará a sua disposição no momento certo.

Aqui estamos falando da Santa Missa, mas, quero deixar claro que Deus realmente está presente na Santa Missa, assim como em todos os lugares e todas as religiões onde seu nome for louvado, e fala diretamente conosco. É preciso ser humilde para participar, compreender e aproveitar todas as bênçãos que provém dos céus durante uma celebração.

Peço-lhe, não se canse com este breve relatório, leia mais um pouco, e vamos tentar entender o significado da nossa postura durante a celebração de uma Santa Missa:

Presentes à celebração, não podemos ficar isolados, mudos. A nossa fé, o nosso amor e os nossos sentimentos são manifestados através dos gestos, das palavras, dos hinos de louvor, da posição do corpo e também do silêncio.

O canto e os gestos dão força à palavra. A Oração não diz respeito apenas à alma, mas também ao corpo, expressão viva da alma.

O QUE SIGNIFICAM OS CANTOS?

O canto está a serviço do louvor a Deus e de nossa santificação. Não é apenas para embelezar a Santa Missa. Cada canto está em sintonia com o momento litúrgico que se celebra:

O CANTO PENITENCIAL nos ajuda a pedir perdão de coração arrependido;

O CANTO DE OFERTÓRIO nos ajuda a fazer a nossa entrega a Deus;

O CANTO DA COMUNHÃO nos coloca em maior intimidade com Deus para expressar nossa adoração e ação de graças.

O QUE SIGNIFICAM NOSSOS GESTOS?

SENTADO: Esta posição bastante cômoda permite você ficar à vontade para ouvir e meditar sem pressa;

DE PÉ: É o momento de ouvir com atenção e respeito. Indica a prontidão e disposição para obedecer;

DE JOELHOS: Esta é a posição de adoração a Deus diante do Santíssimo Sacramento e durante a consagração do pão e do vinho;

GENUFLEXÃO (ajoelhar-se): É um gesto de adoração a Jesus na Eucaristia. Fazemos quando entramos na igreja e dela saímos;

INCLINAÇÃO: Inclinar-se diante do Santíssimo Sacramento é sinal de adoração.

MÃOS LEVANTADAS: É uma atitude que significa súplica e entrega a Deus;

MÃOS JUNTAS: Significa recolhimento interior, busca de Deus, fé, súplica, confiança e entrega da vida;

SILÊNCIO: Fazer silêncio também é necessário para interiorizar e meditar, sem ele a Santa Missa seria como chuva forte e rápida que não penetra na terra.

A liturgia da Santa Missa, nos leva ao encontro pessoal com Deus, tendo como Mediador o próprio Cristo, que nascido de Maria, reúne em Si a Divindade e a Humanidade.

A Santa Missa é mais do que um conjunto de orações: ela é a GRANDE ORAÇÃO do próprio Jesus, que assume todas as nossas orações individuais e coletivas para nos oferecer ao Pai, juntamente com Ele. PENSE NISSO!

Se você chegou até aqui. Muito obrigado pela atenção. Tenha um ótimo dia – Um feliz domingo.


Vicente Almeida

6 comentários:

  1. Obrigada, Vicente Almeida.
    Você já estava fazendo falta por aqui. Gosto de ler seus textos sempre esclarecedores.
    Um bom feriado para você e família.

    ResponderExcluir
  2. Mestre Vicente.

    Depois de uma aula destas, todo cristão passa a receber as graças divinas.
    Parabens.

    ResponderExcluir
  3. Cheguei até aqui sim Vicente, primeiro Por Amor e respeito a Deus; e amor e respeito ao próximo, como veio ensinar nosso Irmão maior Jesus Cristo. Não tenho Religião, mais tenho um caminho que leva até ao Pai! Jesus Cristo. Concordo com meu Padrinho Morais e com a Glorita. você escreve com a razão, e o coração cheio de amor; por isso não tenha duvida,você há de resolver o solo mais estéril que possa existir com sua aula esclarecedora e cheia de boa vontade. Obrigada. Abraço carinhoso e fraterno. Fátima

    ResponderExcluir
  4. É...

    Amigos: Glória, Morais e Fátima.

    Percebo que estamos no mesmo alinhamento espiritual. Então somos três almas fraternas comungando os mesmos pensamentos e sede de paz no mundo.
    __________XXXXXXXX______________

    E...

    Fátima:

    Quero parabenizá-la pelo seu condinome.

    Achei maravilhoso; "Espiral de Luz". Nada poderia identificar melhor a sua personalidade.

    Todos os seus comentários são envolvidos pelo grande amor que você demonstra pelas criaturas de Deus. Quer religião melhor que essa?

    Você inspira confiança, paz e amor.

    Já estou tão familiarizado com a sua linguagem carinhosa e fraterna que reconheceria em qualquer lugar.

    Parabens.

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir
  5. Obrigada amigo Vicete, permita-me chama-lo assim. Abraço carinhoso e fraterno. Fatima

    ResponderExcluir