Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Políticos - Por Glória Pinheiro.

Ipê amarelo - Arvore tipica das Minas Gerais.
Infeliz do político que vira figura folclórica, ainda em vida, na boca do povo. É alvo de tudo quanto é piada. Bom, melhor para nós aqui. Então, aí vão algumas com um certo político que já foi governador de Minas Gerais.
Dia 21 de abril. Cardoso recebe vários governadores em Ouro Preto para as comemorações do aniversário da Inconfidência Mineira. Leva os convidados ao Museu. Diante de um esqueleto, o governador do Rio indaga:
- Quem foi esse inconfidente?
O conhecido político mineiro responde de pronto:
- Foi o protomártir Tiradentes.
Mais adiante. O governador carioca vê um esqueleto menor e volta a perguntar:
- E esse, a quem pertenceu?
Cardoso dispara a pérola:
- É do próprio Tiradentes, quando era criança.
O governador assiste a televisão num domingo à tarde. Chega um assessor e pergunta:- Firme, governador?
Ao que o governador mineiro responde:
- Firme, não. Por enquanto é o Sirvo Santos.
Newton Cardoso recebe o Presidente e o leva a um espetáculo de balé, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. O mandatário cochila e o governador observa. No final, comenta com o Presidente:
- Eu recomendei às bailarinas para dançarem nas pontas dos pés para o senhor dormir sossegado. E olha que elas acataram a minha ordem...
Assim que assume, o conhecido governador mineiro quer desfazer a imagem de seu antecessor, Hélio Garcia. No aeroporto da Pampulha, pergunta a um oficial que o acompanha:
- De que vamos?
- De helicóptero, excelência.
- Nada disso! Vamos de Newtoncóptero, pois o governador agora é Newton!
O governador vai se confessar com uma autoridade religiosa e durante a confissão é chamado de prefeito. Irritado, tenta corrigir, mas recebe o troco:
- Está bem, senhor governador. Mas fique sabendo que epístola não é mulher de apóstolo, sumo pontífice não é sumo patife e anos santos não é orifício abençoado coisíssima nenhuma!
Glória Pinheiro.

7 comentários:

  1. Maria da Gloria.

    Nós sabiamos que quando você voltasse, traria algumas historias mineiras. Parabens pelo belo relato. Porem, o Newtão Cardoso, anda longe de chegar aos pés do Welington Salgado esse cabiludo piolhentos, cuja Minas Gerais jamais há de produzir outro igual.
    Hoje a politica no Brasil é uma fabrica de sebosos e desonhesto, sob o comando do Lula.
    Obrigado .
    A. Morais

    ResponderExcluir
  2. É engraçado...

    Newton Cardoso foi eleito três vezes prefeito de Contagem, foi governador do estado, vice governador, e duas vezes deputado federal. Acho que é um dos empresário mais ricos das Minas Gerais, com um faro apuradíssimo para negócios. Quase um rei Midas.
    Não sei por que essa pecha de burro ainda perdura nele.Sinceramente?
    Desprovido de inteligência é quem, sabendo de todos estes méritos, insiste nessa tese.

    ResponderExcluir
  3. Morais, é isso mesmo!

    Sr. o feirante:
    Para começar, eu nunca contei o dinheiro de Newton Cardoso e garanto que não irei contar. Por acaso, você deixou de ler a introdução? Isto são "causos" e de domínio público, então...
    Seja bem-vindo ao Sanharol.

    ResponderExcluir
  4. O Feirante.

    Inicialmente nosso agradecimento por acessar e deixar o seu comentario no Blog do Sanharol.

    No Inicio do Nosso Blog tem uma frase, sem outra igual, do inesquecivel Mario Covas. Ela traduz que todos temos nossas avaliações, e que estas são tão valiosas quanto as dos outros. Minas Gerais sempre deu politicos importantes. E por essa razão, encontramos uns que atribuimos ter sido mais importantes que os outros. O Newton Cardoso jamais chegará aos pés de um JK, um Aureliano Chaves, um Tancredo Neves, assim como o Weglintom Salgado jamais chegara aos pés de Newton Cardoso. De modo que cada um marca o seu tempo do seu modo. Uns com popularidade outros com dinheiro. Hum abraço democratico.
    A. Morais

    ResponderExcluir
  5. Glória,

    Gostei dos “causos” e da fotografia do Ipê, na nossa regiãomais conhecido como "Pau d’arco".

    Segundo Lorenzi “O ipê amarelo é a árvore brasileira mais conhecida, a mais cultivada e, sem dúvida nenhuma, a mais bela. É na verdade um complexo de nove ou dez espécies com características mais ou menos semelhantes, com flores brancas, amarelas ou roxas. Não há região do país onde não exista pelo menos uma espécie dele, porém a existência do ipê em habitat natural nos dias atuais é rara entre a maioria das espécies “

    Você precisa ver no trecho entre Crato e Juazeiro do Norte como os ipês estão floridos e dão novo colorido à paisagem caririense...

    ResponderExcluir
  6. Armando, conhecia essa denominação "Pau d'arco", quando vivia no Ceará, embora não sabia que se tratava do Ipê Amarelo.
    Sua presença em todas as regiões do país fica claro porquê o Ipê Amarelo é considerada a árvore simbolo do Brasil.
    O paisagismo entre Crato e Juazeiro deve está bonito. Mais uma boa novidade que encontrarei por aí.

    ResponderExcluir
  7. Feliz retorno Glória.Esse ipê que você mostra é cara de um que tem aqui próximo. Da janela do apartamento eu passo quinze minutos
    todos os dias contemplamdo essa beleza da natureza.
    Eu não tenho muita segurança, mas tavez o Armando possa tirar essa dúvida.
    O apelido páu darco para o ipê pode ser por conta da sua resistência. Eu me lembro que a meninada pegaba um cipó e enrolava
    chegando a fazer um círculo e não quebrava.
    Você voltou bem afinada nos causos.
    Abraço do Carirri.
    Mundim.

    ResponderExcluir