Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 1 de novembro de 2009

SACO BÉLICO - Por Mundim do Vale

No ano de 1971 eu fui de Várzea Alegre para o sítio Rosário onde assisti uma partida de futebol, da “ União Esportiva de Rosário “ ( Anfitriã ) Contra o “ Lagoa Seca Sport Club. “Quando cheguei já estavam preparando tudo. Para o campo eles improvisaram o corredor que vai do Rosário para o Riacho do Meio. A medida era de 165 metros de comprimento por 06 metros de largura. De tão estreito que era, foi desprezado as traves dos goleiros.
Os jogadores do Lagoa Seca, jogavam de calças sem camisas e os do Rosário de camisa sem calças. Para apitar o jogo eles colocaram Romildo de Gregorinha.
Quando estava com 05 minutos de jogo o ponta esquerda do Lagoa, botou o juiz pra fora, dizendo que ele estava favorecendo o time adversário.
Houve muita dificuldade para encontrar outro juiz, porque não podia ser do sítio Lagoa Seca, nem do Rosário. E ainda tinha de ser órfão de mãe pra que não pudesse ser xingado.
Com aquele perfil foi encontrado Carlitos Cassundé que morava na sede e não tinha mais mãe. Carlito aceitou o desafio mas antes me chamou em particular e falou:
- Raimundinho. Lá embaixo daquela moita de mofumbo tem um saco cheio de Facas, foices e revólveres, você preste atenção no jogo, se notar qualquer ameaça de briga, corra para a moita, pegue o saco e leve para a serra sem olhar para trás.
Eu concordei, ele mandou botar a bola no centro, quando foi tirar o par ou ímpar a bola tinha sumido. No centro do campo tinha um buraco de tatu a bola caiu dentro e não teve mais quem conseguisse encontrar. Como não tinha bolas de reservas, eles resolveram jogar com um coco verde que Zé de Agostinho tinha levado para tomar água na hora da sede.
No primeiro chute que Guri deu o coco abril e molhou o juiz, que com ódio expulsou o coco e o jogador. Com o coco sendo expulso o jogo foi paralisado.
Arranjaram uma coité e o jogo continuou, em um momento lá de onde eu estava, avistei a coité sozinha no meio do campo, mais na frente estavam os vinte e dois jogadores, os dois bandeirinhas e o juiz agarrados no meio de uma nuvem de poeira.
Foi aí que me lembrei da determinação do juiz e pensei comigo:
- Já é hora de correr com o saco bélico.
Peguei o saco e fiz careira em direção da serra. Quando cheguei no Topo da serra arrisquei uma olhada, nessa olhada rápida, deu pra ver uns quatro ou cinco jogadores do Lagoa Seca revirando a moita, a procura do saco bélico. Vi ainda saindo do campo duas padiolas.
Depois eu fiquei sabendo que uma das padiolas levava Chico Casca e Nó, sem um pedaço da orelha. A outra levava Expedito Cupira, que tinha comido a orelha de Chico e os jogadores do Rosário por vingança, tinham amassado os ovos dele.
Houve essa pequena violência, mas graças a minha intervenção não saiu ninguém lesionado a bala, foice nem faca.
Há cerca de dois anos eu me encontrei com o juiz que apitou aquela
Partida e ele rindo me disse que já faziam 30 anos, mas que toda vida que Expedito extraía um dente, Chico Casca e Nó, sentia a dor no pedaço da orelha que ficou.
Agora vejam o arsenal do saco:
04 revolveres 38, 05 revólveres 32, 02 pistolas, 04 foices, O5 roçadeiras 08 facas Peixeira, 05 baladeiras e 02 fundas.
Por Mundim do Vale.

2 comentários:

  1. Mundim.

    Varzea-Alegre e seus sitios sempre foram muito pacatos. Mas, nesse dia, segundo sua informação o campo estavca preparado pra guerra. Graças a ideia do Carlito e intervenção sua se evitou derramamento de sangue.
    Mas que foi uma bagunça foi!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Mundim,graças as suas pernas pra que ti quero, foi evitado uma carnificina entre nossos tão queridos conterrâneos; senti até o cheirinho das flores de mufundo sendo pisadas por aqueles jogadores avidos por vingança, e confesso senti uma saudades das peladas que eu ia com Paizinho, lá no Juremal. Abraço carinhoso e fraterno a todos do Blog. Fátima

    ResponderExcluir