Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 1 de novembro de 2009

Pedro Felicio Cavalcante - Honra e Gloria do Crato


Professor, economista e poeta, Pedro Felício Cavalcanti nasceu em Ipu-CE a 05 de Julho de 1905 e faleceu em Crato a 27 de Agosto de 1991.
Filho de José Raimundo Felício Cavalcanti e Maria Madalena Felício Cavalcanti. Veio para o Crato aos 13 anos de idade para estudar no Seminário São José e integrou aos 17 anos a Academia dos Infantes de Letras. Foi para a capital Fortaleza para formar-se no Curso Superior da Escola Caixeiral, retornando ao Crato para assumir a direção da Associação dos Empregados do Comércio, fundou o Banco Caixeiral onde gerenciou até sua morte. Durante anos lecionou e dirigiu, com rigor e eficiência, a Escola Técnica do Comércio do Crato por 50 anos. Fundou a Faculdade de Ciências Econômicas; Idealizou e construiu a Faculdade de Direito e o Colégio Municipal Pedro Felício Cavalcanti; o Externato 5 de Julho; dentre outros. Lutou pela implantação da Universidade Regional do Cariri. Prefeito eleito por duas vezes, trabalhou para eleger deputados estaduais, governadores e senadores da república. Ficou conhecido como político honesto pelo Brasil inteiro pela transparência do seu governo, pois diariamente difundia o balanço das contas municipais. Trouxe muitas benfeitorias para a cidade dentre as quais destacamos: Quadra Bi-centenária; estação Rodoviária; estrada do Granjeiro; eletrificação Rural; SAAEC; Associação Rural do Crato; Mercado Central; dentre outras. Na festa do Bi-centenário da cidade convidou o Presidente Castelo Branco para inaugurar a Praça da Sé. Este, ao retornar ao Rio de Janeiro, presenteou a cidade com o título de Cidade Modelo e declarou que tinha grande honra de ter Pedro Felício como amigo, por ser ele um exemplar defensor do patrimônio público. Fundador da Exposição Agropecuária do Crato, presidiu por diversas vezes o evento. Criador das raças Zebuínas, ganhou diversos prêmios, taças, diplomas e troféus. Introduziu na região do Cariri a criação de raças puras: Nelore, Gir, Indu Brasil, além da criação de cavalos de puro sangue inglês, caprinos e ovinos. Foi pioneiro, no interior, na aplicação do método de inseminação artificial do gado vacum e carneiros. Casou-se com Ailza Gonçalves Felício e teve duas filhas: Naylée Gonçalves Felício e Marilée Gonçalves Felício que lhe deram mais de dez netos. Figura ilustre também deixou sua marca na literatura. Um dos seus escritos; visões, que aqui registramos; o qual supomos que tenha escrito em homenagem a falecida esposa, gravará para a posteridade o pensamento vivo do saudoso Pedro Felício Cavalcanti.

12 comentários:

  1. Em 1974, durante a campanha municipal, da qual seu Pedro era candidato e se elegeu prefeito do Crato pela segunda vez, o professor Jose do Vale liberou os alunos do Colegio Estadual para participarem do comicio de encerramento da campanha na Praça da Sè. Quando cheguei encontrei seu Pedro atraz do palanque conversando com alguns amigos. Um dos netos, meninos de 12 anos ainda, chegou ao local bastante nervoso e disse: vovô o senhor precisa tomar providencias, tem um senhor anarquizando com o senhor na Praça, disse que o senhor é desonhesto e mais outras coisas: isso não pode ficar assim! Seu Pedro lhe perguntou: meu neto, voce estava brincando em que praça? Na praça Siqueira Campos disse o garoto! Então, vá brincar na Praça São Vicente Dise seu edro! Seu Pedro era calmo, prudente e ordeiro.
    A. Morais

    ResponderExcluir
  2. Correção:

    Vá brincar na Praça são Vicente - disse seu Pedro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha mãe tá perguntando como andam as filhas de Pedro Felício,minha mãe é Vera Lúcia David ela disse que ele foi padrinho dela ^^

      Excluir
  3. Em 1974 conclui o Curso Técnico em Contabilidade da Escola Técnica de Comércio do Crato, mais conhecida como Escola de Seu Pedro. Mas o que me honra é ter sido aluno de Contabilidade de Seu Pedro, professor que além de exímio conhecedor do assunto dava mais que uma aula de contabilidade, com seus ensinamentos de honestidade, ética e cidadania.
    O que poderemos fazer para ter na política homens de sua estirpe?

    Luiz Tarciso Coelho Bezerra

    ResponderExcluir
  4. Meu Caro Primo Tarciso.

    As vezes sou critico dos politicos atuais de forma exagerada. Muitos já deixaram de visitar o Blog por essa razão. A minha revolta está no fato de ter conhecido politicos como Pedro Felicio, com influciencia na esfera municipal, estadual e federal e até no judiciario e nunca se valeu do poder a prestigio para descambar para o lado desonhesto e da desonra. Seu Pedro mostrou que ser honesto é o primeiro principio da vida humana e que é possivel ser. Para se ter politicos como seu Pedro, pergunta voce, eu acho muito dificil, é preciso "Garimpar" na politica como voce garimpa na literatura e é bem sucedido. É precise que se condene ao esquecimento os politicos desonhestos, e hoje em dia está muito dificil a população não tem este desejo.

    ResponderExcluir
  5. Morais,
    São postagens como esta que contribuem para o resgate de homens que fizeram a história da Cidade de Frei Carlos.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Boa Tarde Morais.
    Sou Bis-neto de Pedro Felício, neto de Naylée Felício...
    Tenho muito orgulho de ser um dos que compõe a linhagem da 4ª geração dessa tão iliustre pessoa, de ver e escutar as grandiosas palavras que são dirigidas a pessoa do meu bis-avô, pois são poucos ou nenhum, governarão tão bem a nossa cidade, dando ao nosso povo a alégria, e a satisfação de ser Cratence.
    Ele tinha grandes virtudes, que é até difícil enúmera-las, logo pois o seu modelo de fazer política era indiscutivel , como professor então nem se fala era rigido com os indiciplinado. E como você mesmo disse :
    “Seu Pedro mostrou que ser honesto é o primeiro principio da vida humana e que é possivel ser.”
    A. Morais.
    Muito Obrigado.
    José Wilson Marques Neto.

    ResponderExcluir
  7. Estava hoje, neste domingo calmo onde quase todos aproveitam o dia ao lado de seus familiares e amigos e de repente lembrei da figura do meu saudoso e amado Avô Pedro Felicio. Decidi então fazer algumas pesquisas na internet com o seu nome...e para minha alegria encontrei este artigo, que é sua biografia e os comentários que para nos é motivo de orgulho e satisfação.
    Senhores A.morais e Tarcisio
    Coelho,Armando Rafael, agradeço em nome de toda a nossa familia e em especial pela minha mãe Marylée Felicio Calou que hoje esta em tratamento aqui em Fortaleza junto a mim e minha familia.
    Irma Calou Costa

    ResponderExcluir
  8. A pobreza de liderança politica e a estagnação do municipio do Crato em varios setores do desenvolvimento, nos faz lembrar, em passado recente a forte influencia do Prof. Pedro Felicio Cavalcanti, não só na politica, mas, nos mais diversos assuntos de interesse de nossa gente e de nossa cidade e região e, exemplificamos: Coop. de Credito, Associação dos Criadores, Ass. dos Empregados no Comercio de Crato, Coop. de Credito Caixeral, Externado 5 de Julho, Escola Tecnica de Comercio, Faculdade de Economica, EXPOCRATO e tantos outros feitos significativos de sua atuação com administrador publico do Municipio do Crato por dois mandatos e sua ética e coerencia politica que o fizeram com que o Crato tivesse no cenario politico Estadual e nacional, 01 VIce Govenrador e um Senador da Republica.
    Biografia como esta, é que nos faz acreditar, que ainda é possivel, no futuro, venha a parecer nomes de liderenças da estirpe de um Pedro Felicio Cavalcanti, Wilson Gonçalves, Filemon Teles e Antonio Araripe.

    ResponderExcluir
  9. Em que ano foi ele foi eleito pela primeira vez ?

    ResponderExcluir
  10. De Janeiro de 1963 a Janeiro de 1967. Seu primeiro mandato.

    ResponderExcluir
  11. Sou da turma de Técnico em Contabilidade de 1989, trago com bastante clareza em minha memória boas lembranças do Dr. Pedro Felicio

    ResponderExcluir