Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

25 - Antonio Alves Bezerra - Por A. Morais

De Antonio Alves Bezerra, Antonio Gibão, descende uma das maiores famílias de Várzea-Alegre. Foram varias filhos, embora só se tenha imformações de Jorvino Alves Bezerra casado com Mariquinha de quem descende uma grande ramificação. Conversei com uma neta do Antonio Gibão, filha do Jorvino, conhecida por Lôsa e ela não sabe dizer o nome dos pais de seu avô. As pessoas mais idosas das familias Bitu, Meneses e Leandro Bezerra falavam e falam que o pai do Antonio Gibão era Jose Raimundo do Sanharol. Mas como não há registro oficial fica a controversia.

Fontes de Informações:

Jose Raimundo de Morais
e
Francisco Alves de Morais.

Postado A. Morais

12 comentários:

  1. Não conheço a ordem cronologica, se são todoa filhos ou se nesta relação já estão alguns netos. Asseguro que os descendentes dos citados na postagem formam uma das maiores e mais numerosa familia de nossa terra.

    ResponderExcluir
  2. Meu querido Padrinho, Antônio Alves de Morais: será que é possível, o senhor me ajudar a descobrir, em que localidade do mapa, fica ou ficava, esse logradouro, vila, ou Cidade, Gibão; que deu origem a minha descendencia, da qual muito me orgulho de ser? gostaria também, se não for lhe incomodar; e o senhor souber, claro; onde nasceu Antônio Alves Bezerra, e quem foram seus pais e avós? pois pretendo colocar documentos e fotos dos meus descendentes desta imensa Árvore Genealógica; mais quero fazer direitinho, como mando o figurino, rsrsrs. Acho que sou a única, que quer ser Gibão; pois não vejo ninguem se manifestar; como se fosse uma vergonha, ou um peso a carregar. Quero deixar registrado, que respeito e amo todas as famílias de todo Ceará; não apenas, as de Crato, Juazeiro, minha Várzea querida, Inhamuns; Alves, Bezerra, Feitosa, Brito, Morais, Silva, Siqueira, Duarte, Gibão, Diniz... etc, etc. O que eu quero dizer, é que eu amo a humanidade inteira. Maria de Fatima Bezerra Cordeiro ( Fatima Gibão)

    ResponderExcluir
  3. Maria de Fatima.

    Vou levantar esses dados todos. A localidade Gibão é um sitio que fica entre os Sitios Inharé e Canto, local onde reside a maior parte da familia. Os mais antigos voce lembra Chico de Negão, João e Jose de Martim, Joaquim Gibão, Tutu casado com Losa filha de Jorvino etc. O Pai de Antonio Alves Bezerra, Antonio Gibão era Jose Raimundo do sanharol, estarei pesquisando sobre a origem da materna.

    ResponderExcluir
  4. Não apenas conheço todas essas pessoas, como convivi com elas; menos Antônio Alves Bezerra. Gostaria de saber sua idade, e o nome de sua mãe, já que do Pai o senhor já mencionou. Aguardo resposta. Abraço carinhoso e fraterno. Fatima Gibão

    ResponderExcluir
  5. Amigos do Blog.

    Amiga Fatima Bezerra.

    Peço permissão para fazer uma correção. Na postagem sobre Antonio Alves Bezerra foram incluidos como descendentes algumas personalidades que na verdade não são descendentes diretos.

    Raimundo Alves Bezerra, por exemplo, era sobrinho do Antonio Alves Bezerra e não neto ou bisneto como foi informado. Raimundo era filho de Vicente Alves Bezerra que era irmão do Antonio Alves Bezerra.

    Para Melhor Compreenção farei a descendecia dos dois Irmãos:

    01 - Antonio Alves Bezerra, Antonio Gibão era casado com Carolina Alves Bezerra. Dentre os filhos deste casal nasceu Jorvino que foi casado com Mariquinha e deixou uma grande descendencia.

    02 - Vicente Alves Bezerra, casado com Joana Maria da Conceição: Dentre os filhos deste casal está Raimundo Alves Bezerra casado com Julia Alves Bezerra que eram os pais de Vicente Alves Bezerra e avós de Maria de Fatima Bezerra.

    Portanto o Raimundo Alves Bezerra era sobrinho do Antonio Alves Bezerra, conhecido como Antonio Gibão.

    Segundo informações de familiares a familia é originada da Paraiba e o Antonio Alves Bezerra, Antonio Gibão, foi criado em Crato por um cidadão da familia Lobo, retornando a Varzea-Alegre já adulto.
    Fica a correção e esclarecimento e o pedido de desculpas: Raimundo Alves Bezerra era sobrinho do Antonio Gibão e não neto ou bisneto. Estarei redigindo um texto com estes esclarecimento para postagem na pagina principal.

    Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Meu falecido pai(Fez 3anos, em 14/11/2010), chamava-se Antonio Alves Bezerra, natural de Bodocó,pe, filho de Maria Alves Sebastião e Emídio Noro.Aposentado da polícia militar da Bahia, morou em Petrolina Por mais de 50 anos, até seu falecimento. Deixou 11 filhos,todos vivos e morando em varias regiões do Brasil.Um abraço.
    meu imail - elizeu@msn.com

    ResponderExcluir
  7. Sou neto do falecido Antonio Gibão, casado com Dona Romana. Seria legal se fossemos parentes.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Quando Antônio Gibão faleceu em 02/Nov/1938, ele já era viúvo de Carolina e os dois deixaram os seguintes filhos:

    José Alves Beserra
    Juvino Alves Beserra
    Vicente Alves Beserra
    Francisco Alves Beserra
    Maria Alves da Conceição
    Raimunda Alves Beserra
    Antonia Alves Beserra
    Ana Carolina
    Ignez Alves Beserra
    Petronila Alves Beserra (minha bisavó)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou Trineto de José Alves Bezerra filho do Antônio Gibão.

      Excluir
  11. Sou filho de Luiz Ferreira Lima, mais conhecido como Luiz Gibão. A mãe de meu pai era Vicência Alves Bezerra. Minha tia se chamava Núbia Gibão, tinha também Tio Moisés e outros que saíram de Várzea Alegre.

    ResponderExcluir