Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

VEM CHUVA GROSSA - Por Mundim do Vale

Meu conterrâneo Mundim da Varjota, tinha umas respostas parecidas com as de Seu Lunga. Mundim e a sua esposa Cecília, tinham um canteiro de verduras e um pequeno jardim num quintal perto de casa. O marido cuidava da aguação e a esposa da venda das verduras.
Uma vez Cecília foi ao Crato e trouxe quatro mudas de tuia para plantar no jardim. As cinco horas da tarde, estavam os dois plantando as mudas, quando Cecília disse:
- Mundim eu tenho uma recomendação pra fazer. Esse tipo de planta tem que ser aguada só na raiz, não pode molhar os galhos nem as folhas, porque se molhar ela morre.
Mundim olhou para o nascente e falou:
- Apois então vá correndo lá na loja de Raimundo Teixeira e compre quatro guarda-chuvas pra elas, que vem chuva grossa.

6 comentários:

  1. O Mundim da Varjota não era brinquedo não. Pra tudo tinha uma boa resposta.

    ResponderExcluir
  2. Mundim.

    Voce sabe que um dia um filho do casal Mundim e Cecilia começou a chorar e a Cecilia mandou o Mundim balançar a criança e ele disse que não ia! Cecilia alegou que o filho era dos dois, portanto a responsabelidade de cuidar era dos dois. Mundim da Varjota disse: Apois balance a sua parte e deixe a minha chorando!

    ResponderExcluir
  3. Morais. Essa do filho eu sabia,
    só que o filho era adotivo. O casal
    não tinha filhos legítimos.
    Abraço.
    Mundim.

    ResponderExcluir
  4. É...

    Mundim do Vale

    Você está superando Chico Anísio.

    O problema é que daquele comprei todos os livros anedóticos.
    Mas do amigo e destes inesquecíveis contos que raiam o beiral anedotário, isto é, não sei se é uma anedota ou um conto entremeado de ficção e verdade, tenho que compilar um livro se você não fizer. Viu bichim?

    ResponderExcluir
  5. Caro Vicente.

    Posso lhe assegurar com toda certeza do mundo que esses Causos do Mundim são veridico, acontecidos. As vezes ele chega a falar de 12 personagens num só causo. O Interessante é que eu conheci ou conheço a todos. Ele escreve exatamente como os personagens falavam. O homem não esquece nada. E é porque se ausentou de Varzea-Alegre a um tempão. Reside em Fortaleza. Só no Sanharol ele já postou causos pra mais de um livro. hahaha

    ResponderExcluir
  6. Meu caro poeta Vicente. eu fico muito grato pelo seus elogíos.
    Quanto aos causos, eu posso dizer que várzea alegre tem matéria para editar vários livros. Já tem dois
    livros onde todos os contos é de
    um personagem só.
    Abraço.
    Mundim.

    ResponderExcluir