Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 9 de junho de 2023

12 - Escolhidos de São Raimundo, você se lembra? - Por Antônio Morais.



Dedico esta postagem a esses varzealegrenses que sabem valorizar a sua terra e sua gente. Amadeu, funcionário aposentado do Bando do Estado do Ceará S/A, pessoa muito querida em nosso meio, filho do famoso Chico de Amadeu, grande sanfoneiro e artista de nossa terra. Amadeu, hoje em dia, coordena os movimentos de ECC – Encontros de Casais com Cristo com muita dedicação e presteza. Nosso reconhecimento, estima e admiração.

Geraldo Teté, filho de José Alexandre da Costa e Maria Cavalcante Costa, Mariinha, filha de mestre Silvino Josué da Silva. Geraldo foi sem duvida o mais divertido dos nossos conterrâneos. Faleceu ainda jovem e deixou uma lacuna que dificilmente alguém o substituirá.

O vídeo é antigo, esperem baixar e ouçam o Hino de Várzea-Alegre e o Bendito de São Raimundo executado pelos dois sem nenhum instrumento.


11 comentários:

  1. Para mim falar de Geraldo Teté é falar de saudade. Eramos amigos. As vezes ele passava dias no Sanharol e era medroso tinha medo de truvão, pedia para armarem a rede dele no corredor onde fica o assoado, ele se sentia mais seguro. Sempre que nos encontravamos ele fazia aquela festa de alegria e descontração.
    Que Deus o Tenha na Paz celeste.

    O Amadeu, a meu amigo Amadeu, que Deus lhe dê muita saude, paz e felicidades e disposição para ajudar aos seus semelhantes como tem feito até hoje.

    A. Morais

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse vídeo...
    Lembro a primeira vez que vi os dois - Amadeu e Geraldo - se apresentando no ônibus da "mobralteca". Eu era ainda criança e fiquei impressionado com a maneira original de tocar dos dois, utlizando instrumentos do próprio corpo - boca e suvaco.
    Saudades do primo Geraldo Teté, que Deus o tenha. Abraços em Amadeu, que sempre vejo por nossa querida Várzea Alegre.

    ResponderExcluir
  3. Mesmo nem ter assistido o vídeo, falar de Geraldo de Zé de Teté é alegria no coração de todos os Varzealegreses. Conheci Geraldo desde o acompanhamento da banda de música da casa Mestre Antonio a Igreja de São Raimundo Nonato durante o período dos festejos alusivos a festa do padroeiro de nossa terra.
    Ao lado de Luizão de Zé Preto, no acompanhamento da banda, Geraldo presente, objetivando assistir a saída, a macha e as curvas, pois nas curvas e viradas Luizão fazia um sapateado e todos gostavam.
    Geraldo é cultura, cidadão de bem, alucinado por Várzea-Alegre, liderança absoluta no seu toque, no seu sorriso acolhedor, grande memória que jamais vai ser esquecido por todos nós que fazemos parte da comunidade Varzealegrese.

    ResponderExcluir
  4. Prezado João Bitu.

    O video está normal. O problema deve ser com seu computador ou internet. Uma hora vai aparecer e voce verá. Tudo que voce fala do Geraldo Teté fala com propriedade de quem o conheceu. Voce sabe que Geraldo era amigo, expontaneo, alegre, brincalhão e gostava de divirtir as pessoas. Temos mais duas postagens. Obrigado pelo comentario.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Agora depois de ter assistido o vídeo percebi que me esqueci de outra referencia que é o grande Amadeu, filho do nosso saudoso Chico de Amadeu, político sincero, que também deixou um grande marco na história de nossa terra.
    Amadeu, funcionário público, trabalhou muitos anos com o meu irmão Luiz Bitu que, além de colegas são amigos. Geraldo e Amadeu, dois grandes artistas, pessoas de destaques na sociedade varzealegrese, na cultura, na música e pelo ciclo de amizade construída no coração do povo humilde e sincero da Terra de Papai Raimundo.
    Orgulho-me de fazer parte dessa gente, que leva o nome de nossa cidade a fazer parte do contesto histórico, se destacando como referencia na cultura, na religião, na educação e no acolhimento do povo das cidades circunvizinhas.

    ResponderExcluir
  6. É...

    Vão para o trono sim senhor, e para minha coleção de fenômenos.

    Até hoje, eu pensava que uma banda era composta de muitos homens e muitos instrumentos. Agora sei que bastam dois homens criativos, e dispensam-se os instrumentos.

    Maravilha.

    Parabens Varzea Alegre. Parabens povo varzealegrense. Parabens guardadores da cultura popular. Parabens pelas enciclopédias ambulantes, nas pessaos de Morais e Mundim do Vale, auxiliados e complementados por tantos conterrâneos, amantes da terra natal.

    ResponderExcluir
  7. Geraldo!!!, Amigo de todos os momentos
    Na cultura, sempre presente com alegria
    Homem simples e de um coração aberto
    Animado, criativo, adorado por sua alegoria
    Patrimônio histórico de nossa Várzea-Alegre
    Memória ativa, permanente de nossa filosofia.


    Fico na verdade muito emocionado quando lembro esse grande amigo, senti profundamente a morte desse cidadão, que durante sua permanência na nossa comunidade só fez engrandecer a nossa cultura.

    ResponderExcluir
  8. Amigos do blog.
    Geraldo Teté tinha tanta execução no sovaco, que se vocês olharem esse vídeo com atenção, vão ver que ele quase não movimentava o braço. Uma vez um sujeito tentou fazer a mesma coisa, mas balançou tanto o braço que quase levanta vôo
    e não emitiu um único som.
    Amadeu também fazia na boca o som de vários estrumentos.
    Esse dois aí representaram muito bem as coisas lá de nós. Eu tenho registrado em vídeos, muitas coisas da nossa cultura popular, noutras oportunidades estarei mandando.
    Abraço a todos do blolg.
    Raimundinho lá de nós

    ResponderExcluir
  9. Meus amigos do Blog,peço para cada um de voces informarem se jã viram alguem fasendo o mesmo que Geraldo Tete? Quanto a Amadeu é uma pessoa querida por todos.
    Paz e saude para todos
    Jose Bitu

    ResponderExcluir
  10. Flavin, João Bitu, Vicente Almeida, Raimundinho e Ze Bitu.

    Em cada comentario de voces nota-se o sentimento de amizade, carinho e sobretudo de admiração por Geraldo. Ele alem de parente de todos nós, com excessão do Vicente Almeida que é de Crato, era tambem muito amigo nosso. Eu agradeço os seus depoimentos. O Geraldo Teté merece muito mais dos varzealegrenses. Como diz Jose Bitu - me apontem um que faz como ele.

    ResponderExcluir
  11. Finalmente, consigo ver o vídeo. Os dois formavam uma dupla maravilhosa. Geraldo de Zé Teté, o vi por diversas ocasiõs honrando a sua arte axilante. O Amadeu, filho do saudoso sanfoneiro Chico de Amadeu, meu primo, o conheço desde a infância.
    Aproveito para relembrar aqui a assertiva do senhor João Francisco, em relação ao binômio pai-filho: - O difícil é saber quem mente mais, se é Chico de Amadeu ou se é Amadeu de Chico.
    Raimundinho, Morais, parabéns pelo resgate.

    Um Abraço.

    ResponderExcluir