Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 17 de janeiro de 2010

Carta de Um Leitor.

Prezados amigos Morais e Mundim do Vale.

Boa noite.

Gostaria de agradecer-lhes pelo comentário ao meu comentário, a respeito da morte do meu pai. Pouco sei sobre o ocorrido minha mãe sempre procurou não comentar tal fato. Mas, no convívio a gente sempre acaba pescando alguma coisa.
Na medida do possível vou continuar fazendo meus comentários, se assim me sinta estimulado e principalmente passe pelos seus crivos. Tenho três blogs e ainda faço comentários no twitter, mas nada como você ser avaliado pelo que vocês escrevem.
Já tive uma coluna em jornal de bairro aqui em S. Paulo e sei o quanto é dificil você escrever um artigo, que seja diário semanal ou mesmo mensal. Na antiga Folha da Tarde, um jornal do Grupo Folha, eu escrevia regularmente, tenho alguns artigos meus que a Folha da Tarde publicou que republiquei em meu orkut e em meus blogs.
Quem me indicou o Blog Sanharol foi o meu amigo Francisco de Assis Costa. Uma grande personalidade com quem tive o prazer de ir a sua casa por varias vezes para um gostoso papo, bem acima da média. O mais, meus amigos, desejo que o blog continue crescendo, que não fique apenas patinando pelos quintais de Várzea Alegre, que possa também deslizar por outras freguesias, pois mesmo sendo um blog regional ele pode muito bem ser universal. É como diz José Saramago: Para ser universal precisamos ser primeiramente regionais! É isso.
Francisco Gonçalves de Oliveira

19 comentários:

  1. Prezado Amigo

    Francisco.

    È motivo de orgulho para todos nós de Varzea-Alegre a descoberta deste nosso conterraneo pelas terras paulistas. Será orgulho maior receber seus escritos e publica-los. Por enquanto me envie pelo meu email e posteriormente enviaremos o convite para que o amigo faça suas valiosas postagens direto no Blog. Deus lhe faça feliz.
    Um abraço fraterno.

    A. Morais

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Francisco Gonçalves. Precisamos romper as imbiras que nos prende ao Riacho do Machado e partir para o Além-Tejo. Para isso, não presisamos deixar de cantar os feitos da nossa terrinha, porém temos de ousar e vencer o provincianismo reinante. O que é regional poderá ser universal, bastando apenas modificarmos um pouco a nossa embalagem. Se essa moda pegar, poderemos até modificar o nome do nosso poeta mais autêntico: De Mundim do Vale para Mundão do Vale.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Dr. Poivinha eu concordo com você e o Francisco, no sentido do blog cruzar frontreiras. Quanto ao aumentativo do Mundim, eu descordo
    Porque seria mais um contraste da nossa terra.
    Amanhã no final do espediente eu estarei cantando os parabéns dessa criança, junto com vocês.
    Veja o verso Limeira No Sanharol.
    Abraço conterrâneo aos dois.
    raimundinho.

    ResponderExcluir
  4. O Mundão de Mundim

    Se falas do Riachinho
    E do eterno Menininho
    Com amor e com carinho
    É porque sestes paixão.
    Porém, falando em Limeira
    E da raça brasileira
    Lembrará o Antônio Vieira
    Da Europa e do sertão.

    ResponderExcluir
  5. Nesse mundão de meu Deus
    Eu amei e fui amado
    Vivi uma vida de rei
    Me sentia realizado

    Mas, fui contrário a lei
    E o certo virou errado
    Com um só decreto-lei
    Tudo foi sacramentado

    Esse decreto atual, eu sei
    Foi pra rever um passado
    Que muito triste eu passei
    E que também foi outorgado

    Com o governo Sarney
    O país é redemocratizado
    E direitos humanos, sai nei
    Só digo que é complicado!

    Francisco Gonçalves de Oliveira

    ResponderExcluir
  6. Salve, Salve minha gente
    Eu daqui não saio mais
    Bom demais ler esta carta
    Com as palavras do Francisco
    Ler também Sávio Pinheiro
    Raimundinho e Morais.

    Sanharol está em festa com
    Todos esses poetas da Terra
    Dos arrozais.
    João Bitu por sua vez
    Deu-nos a honra de ficar
    Não deixando que seu pai possa
    nos abandonar.

    Flávim lá no Amapá
    Nós vamos lhe vistá
    Sempre no Clarianã
    Haveremos de chegar

    Peço desculpas pela ousadia de poetar sem nenhum mérito (risos)

    Parabéns aos poetas do blog.

    Uma boa semana à todos!

    Glória

    ResponderExcluir
  7. Francisco diga, me diga,
    Me fale de uma vez só.
    Se já viu tantos poetas
    Como tem no Sanharol.

    A.Morais

    ResponderExcluir
  8. Caro poeta Raimundim
    diga-me qual é o segredo
    De rimar tão bem assim
    E sem perder o enredo

    Eu apelo ao meu padim
    Que me retire esse medo
    de rimar im com capim
    Eu sou da terra do bredo

    Do açude do seu Pim-pim
    De Zé Felipe afamado
    E pão de arroz com gergelim

    Mais que soneto arretado
    Digo a Morais e Mundim
    Lá do Vale do Machado!

    ResponderExcluir
  9. Francisco. Muito bom o seu soneto,
    E melhor ainda o tema.
    Lá vai um mote para os poetas do blog,

    VÁRZEA ALEGRE É NATUREZA,
    DIZ O DITO POPULAR.

    Só pra impinjar.

    Nem por cima nem por baixo
    Nem achada nem perdida,
    Várzea Alegre foi erguida
    Nas margens de um de um riacho.
    Mil bananas só num cacho
    Bizim chegou a tirar.
    Veio a T.V pra filmar
    Depois mostrou a proeza.
    VÁRZEA ALEGRE É NATUREZA
    DIZ O DITO POPULAR.

    Abraço
    Mundim.

    ResponderExcluir
  10. O escritor Padre Vieira,
    Que defendeu o jumento
    Fez pra Deus um juramento
    - Compromisso de primeira!
    Disse à nação brasileira
    Pra a fauna, valorizar.
    Teve até de discursar
    Relinchando com esperteza
    VÁRZEA ALEGRE É NATUREZA
    DIZ O DITO POPULAR.

    ResponderExcluir
  11. A primeira vez que ouví
    Foi de manoel Cachacinha,
    De certa vezes que vinha
    Tomar umas por aqui.
    bebia aqui e alí
    Começava a gaguejar,
    E anquele linguajar
    dizia aquela certeza.
    VÁRZEA ALEGRE É NATUREZA
    DIZ O DITO POPULAR.

    ResponderExcluir
  12. Amigo Mundim do Vale, estou num plantão muito movimentado, em Cariús, mesmo assim, lá vai outra.


    "Mais alegre é a natureza"
    diz a Volta da Asa Branca
    Bela música que encanta
    E nos demonstra beleza.
    O Mané sem ter certeza
    Disse a frase exemplar.
    De forma espetacular
    Todos cantam com clareza
    VÁRZEA ALEGRE É NATUREZA
    DIZ O DITO POPULAR.

    ResponderExcluir
  13. Rajalegre é terra boa
    do riacho do machado
    Tem paçoca e milho assado
    não é sul, mas faz garoa
    Já fui lá com minha patroa
    Digo com toda certeza
    VÁRZEA ALEGRE É NATUREZA
    DIZ O DITO POPULAR.

    UfA! Consegui!








    VÁRZEA ALEGRE É NATUREZA
    DIZ O DITO POPULAR.

    ResponderExcluir
  14. Manoel que muito bebia
    Quando escutava a canção,
    Na voz do bom Gonzagão
    Na hora se confundia.
    Só que ele não sabia
    Que o ato de se enganar,
    Era uma ação pra criar
    Um slogan de grandeza.
    VÁRZEA ALEGRE É NATUREZA
    DIZ O DITO POPULAR.

    ResponderExcluir
  15. O Riacho do Feijão
    Que deságua no Machado
    Representa um grande achado
    Para o agricultor irmão.
    O morador do sertão
    Pra colher tem e plantar
    E a boa tera preparar
    Semeando com nobreza
    VÁRZEA ALEGRE É NATUREZA
    DIZ O DITO POPULAR.

    ResponderExcluir
  16. O engano foi certeiro
    Caiu na boca do povo
    Diz o velho, diz o novo
    Diz até Sávio Pinheiro.
    Mas aquele cachaceiro
    Que bebia sem parar
    Implantou nesse lugar
    Um ditado de nobreza.
    VÁRZEA ALEGRE É NATUREZA
    DIZ O DITO POPULAR.

    ResponderExcluir
  17. Ao pinguço da cidade
    Tenho o dever de lembrar,
    Que não deve degustar
    Um bom tatu de verdade.
    Já que a nossa realidade
    É o planeta preservar
    Vamos logo retirar
    O preá da nossa mesa
    VÁRZEA ALEGRE É NATUREZA
    DIZ O DITO POPULAR.

    ResponderExcluir
  18. Ao tomar banho em nascente
    Eu me sinto confortado
    Tendo o corpo relaxado
    Pra alegrar a minha mente.
    Quando bebo aguardente
    Meu riacho vira mar.
    De maneira exemplar
    Curto em paz tanta beleza
    VÁRZEA ALEGRE É NATUREZA
    DIZ O DITO POPULAR.

    ResponderExcluir
  19. Uma vez fiquei distante
    Da minha cidade boa,
    Mas lembrei-me da lagoa
    E do meu sítio Vazante.
    Eu fui olhar o Mirante
    Para a mente relaxar
    Mas prefiro o meu lugar
    Do que toda a Fortaleza.
    VÁRZEA ALEGRE É NATUREZA
    DIZ O DITO POPULAR.


    O Doutor Sávio Teixeira
    Saba melhor do que eu,
    Pois foi ele que escreveu
    Cordel do Padre Vieira.
    Aqui na nossa ribeira
    Tem cultura popular,
    Que dá para exportar
    Pra cidade de Veneza.
    VÁRZEA ALEGRE É NATUREZA
    DIZ O DITO POPULAR.

    ResponderExcluir