Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 12 de abril de 2016

Comicio no endereço errado - Por Antônio Morais


Na eleição de 1996, foi noticiado a realização de um comício no Sitio Riacho do Meio. O pessoal do Sanharol arrumou um caminhão e, sob os cuidados de Mundim Gonçalo partiu para o local que fica próximo ao sitio Bravas na divisa com o município de Cariús.

Dona Raimunda de Raimundo Sabino, com os seus 78 anos foi em cima na carroceria. Quando chegaram no local, não encontraram ninguém, o comício era no Riacho do Meio dos Firminos que fica no distrito de Naraniú, há mais de 50 km de distancia, já na divisa do município de Várzea-Alegre com o  Cedro, não havendo tempo de se deslocar para o novo local.

Dona Raimunda de Raimundo Sabino se rebelou: na carroceria eu não volto. Estava criado um baita problema para o organizador da viagem Mundim Gonçalo.

André filho de  José de Pedro André,  que também se enganou com o local anunciado, chegou num carro pequeno e se prontificou de levar dona Raimunda com ele. Estava solucionado o problema do Mundim Gonçalo.

André tinha tomado umas dez além do que normalmente tomava, e estava mais alvoroçado que o normal. Dona Raimunda se abancou na poltrona do carro e André colocou uma ré, acelerou o carro e caiu num buraco fincando com a parte dianteira suspensa. Colocou uma primeira, acelerou mais forte ainda e arrancou uma cerca de arame que tinha a frente.

Diante do desmantelo do condutor do carro Dona Raimunda, com a calma que geralmente falta aos do Gibão, disse: Eu devia ter ido na carroceria do caminhão mesmo, esse filho de Zé André é doido.

4 comentários:

  1. Na epoca de politica o povo perde o senso, o rumo e o Juizo. Só que já viveu pra saber quantas tolices são cometidas.

    ResponderExcluir
  2. Morais, muito engraçada essa história.
    Aconteceu comigo algo parecido com o seu irmão. Cismei de dirigir, numa praia em São Paulo e o carro foi parar dentro de um buraco enorme. Algum tempo depois tirei a CNH. Na hora do exame percebi que tinha outra Maria da Glória fazendo a prova pela quarta vez. Me apeguei com todos os santos porque não queria saber de outra tarde daquelas. Passei no teste da primeira vez, mas só superei o medo de dirigir anos depois.

    ResponderExcluir
  3. Meu pai Mundinho Gonçalo tem muitas experiências interessantes nas suas ações de "politicar" . Os grandes amigos dele nessas andanças e nos comícios eram o José Carlos, Manoel Bitu, Antoniel Fiúza etc. Hoje, prestes a completar 90 anos, meu pai Mundinho Gonçalo ainda tem vontade de participar. Mas a família não insentiva mais.....a força física e o momento político também não coopetam.......

    ResponderExcluir
  4. Mundim é um homem criterioso e de princípios firmes e leais aos amigos.

    ResponderExcluir