Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

O Chucalho e o Bruto - Por Expedito Pinheiro

Te acompanho desde quando moço
Com bronze, aro arame e badalo.
Me movimento sobre o teu embalo
Não me reclamo de teus berros, ouço!

Tu me conduzes à roça e ao poço
Quanto mais andas, eu menos me calo,
Como se eu fosse em tua vida um ralo
Ou um trambolho sempre em teu pescoço.

Aonde vais, estou te vigiando.
Tu me balanças, eu te traio, quando
Os predadores, te seguem no mato

Minha batida é um perigo horrendo
Se ti pertubes quando estou batendo
Pois fique quieto, que eu também não bato.!

(Prêmio Unifor de Literatura-2007)

Enviado por Giovani Costa.

3 comentários:

  1. Soneto de beleza emotiva. Para quem nasceu, cresceu e viceu no sertão, no meio dos animais, sentido o cheiro da marra e do chucalho, ouvido o tom afinado do badalo. É de emocionar o poema do Expedito Pinheiro. Obrigado Giovani por este achado.

    ResponderExcluir
  2. Este soneto se encontra em livro publicado pela Unifor em 2007, com as poesias premiadas. Parabéns, Expedito! Sucesso! Orgulho de várzea Alegre

    ResponderExcluir