Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 4 de outubro de 2022

José Mota Mendes, um padre operoso e trabalhador - Por Antônio Morais


Parte interna da Igreja Matriz de São Raimundo Nonato - Várzea-Alegre.


Altar de São Raimundo Nonato

Com as despedidas solenes do padre José Otávio de Andrade em 25 de Março de 1969, assumiu oficialmente a condução da Paroquia de São Raimundo Nonato o Padre José Mota Mendes, um jovem sacerdote empreendedor e com muita visão de futuro. 

A igreja carente de melhorias, dificuldades diversas, começou então, o zeloso padre a sua caminhada, trabalhar mudanças na estrutura física do templo com o único fim de oferecer conforto e bem estar aos fiéis. Poucos anos depois de assumir, chuvas torrenciais levaram  a torre principal da matriz ao chão. O padre não se abateu, nem se desanimou, sua fé e inquebrantável confiança no trabalho o encorajaram a conclamar a população católica  para a tarefa da reconstrução. 

Sob seu leme a religião católica cresceu em todos os sentidos. A banda de musica, antes acanhada, com instrumentos precários e remendados com cera de abelhas, passou a se apresenta altiva, magnifica, oferecendo um brilho todo especial a festa.

A igreja matriz sempre passando por reformas em suas instalações, cada vez mais bonita e nobre. Piso de granito, vitrais de cristais e, ultimamente uma central de ar-condicionado, a primeira  Igreja Matriz do interior cearense a contar com  este beneficio. 

Alem das transformações na parte física, a matriz é, hoje em dia, um "Santuário" por determinação de Roma.  O mais interessante e valioso  para a igreja católica  são as dezenas de Capelas que surgiram em diversas comunidades do distrito sede e da zona rural. Tudo com a inspiração de um pastor devotado e operoso.

As festas de São Raimundo Nonato, em Agosto de cada ano, se transformaram  na maior festa religiosa da região centro sul do estado do Ceará. Nossa igreja matriz,  em Várzea-Alegre,  nos enche de jubilo pela alegria que todos vivemos quando a visitamos. A foto acima do altar de São Raimundo encanta os olhos e enobrece o coração. 

Faleceu o Padre José Mota Mendes, o padre com o maior mandato à frente  da Paroquia de São Raimundo Nonato, em Várzea-Alegre.

10 comentários:

  1. Morais, essa sua postagem foi um resgate à minha infância e adolescência quando eu só conseguia enxergar a Santidade da Igreja. Através deste vídeo admiro a simplicidade que é a Igreja de São Raimundo Nonato e a Igreja da Sé do Crato. Posso admirar uma Igreja pela sua arquitetura porque retrata uma época histórica. Mas, para mim, quanto menos luxo e ostentação nas Igrejas é melhor para os fiéis porque condiz com o que Jesus pregou. Obrigada por postar o vídeo que retrata o povo bom, puro e simples de Várzea Alegre.

    ResponderExcluir
  2. Morais, me emocionei ao ver o vídeo. Foi um riquíssimo resgate da nossa religiosidade e do nosso povo. São 10 minutos que valem uma saudade!!!
    Beijos e Deus te abençõe.

    ResponderExcluir
  3. Morais, você tem sido muito forte quando tem a coragem de mostrar ao público relíquias que nos trazem muitas recordações. Ainda criança, mas lembro das novenas de Raimundo Nonato sobre o comando do vigário Padre José Otávio de Andrade e seus corais administrados pela saudosa Rumana e os mestres da música como bem cita no seu texto.
    Com certeza meus pais estavam presentes nessa missa, pois além de primo de José André eram muitos amigos. A emoção é muito forte, assistir uma missa dedicando a uma pessoa que religioso, caridoso, amável e, admirado por toda comunidade Varzealegrese pelas suas ações em benefícios daqueles mais humildes.
    Falar de José André é reviver um passado de glória, de muita emoção, um cidadão de uma grandeza espiritual muito forte que se dedicou a fazer o bem sem olhar a quem. Morais comecei a assistir ao vídeo, mas não suportei de tanta emoção. Um forte abraço e parabéns por regatar essas memórias que nunca vão ser apagadas.

    ResponderExcluir
  4. Caro primo Morais.
    Como você disse, a postagem acertou no emocional. Indentifiquei
    várias pessoas adultas. O momento de maior emoção foi aquele encontro de Antonito com Zé André.Você conseguiu me levar até o Sanharol na imaginação.
    Obrigado pela dedicatória.
    Pelo valor desse resgate eu sugiro que seja reprisado em agosto.
    Grande abraço.
    Mundim do Vale.

    ResponderExcluir
  5. A tradicionalíssima novena Nº I consta do intróito, os Pai-nosso e Ave Maria e da Ladainha.É uma verdadeira riquesa musical e espiritual. A alma se ascende ao enlevo divino através da beleza das notas concatenadas e harmonizadas, sentindo a grandeza de Deus, adorado em si e por si mesmo, glorificado nos seus santos. Costumo Dizer a madrinha Miralva(regente no vídeo) que quando se canta essa ladainha me sinto dante do trono de Nossa Senhora. Se Deus quiser, está nos meus planos, o retorno do canto da novena Nº I em Várzea Alegre. Já entreguei as partituras dos instrumentos ao maestro da Banda municipal, e estou trabalhando na escrita das partes das vozes. Na festa de nossa Senhora das Mercês, co-padroeira de Várzea Alegre, de 20 a 30 de Janeiro na Igreja Matriz, estaremos levando esse plano a termo. Me resta formar um grupo para o canto, mas já estamos encaminhando. Nos encontramos se Deus quiser.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns a todos os músicos e cantores, muito bonito! fico imaginando como que era para realizar um trabalho desse tipo nessa época, sendo que hoje diante de tantos recursos é tão difícil. E parabéns ao seminarista PEDRO ANDRÉ, que atualmente com muita coragem renova essa tradição anualmente no período da festa da nossa co-padroeira Nossa senhora da Mercê, continue... em Várzea Alegre ainda tem muita história e potencial escondidos.

    Ricardo Félix Natal-RN 10/03/2012

    ResponderExcluir
  7. Prezados Amigos.

    Aguardem baixar o video total. Vejam a pressão arterial, ouçam e vejam. Como um filme vão passar na sua prodigiosa memoria, muitas pessoas queridas e muitas lembranças, muitas saudades.
    Um abraço.
    Antonio Morais.

    LUIS CARLOS CORREIA DINIZ DISSE:

    "Valeu, é o momento de vivermos, aquela época é também uma maneira de preservar as nossas origens e fazer historia.

    Não podemos esquecer os nossos causos, é passar para essa turma nova que tivemos bons momentos sadios.

    Ganhamos muito com isto".

    ResponderExcluir
  8. Aproveite você também para deixar aqui o seu reconhecimento ao trabalho desenvolvimentista do Padre José Mota Mendes em prol da Paroquia de São Raimundo Nonato nestas ultimas quatro décadas.

    Pra seu conhecimento esta imagem que se vê ao lado esquerdo de São Raimundo é Santo Ambrósio o santo da controvérsia da troca. Não foi por São Braz e sim por Santo Ambrósio que São Raimundo foi trocado.

    Parabens

    Blog do Sanharol

    ResponderExcluir
  9. Parabéns prezado Antonio Morais. Um resgate fantástico à religiosodade do povo varzealegrense. Impossível não retornar à infância ao ver um vídeo de tamanho significado para aqueles que não esquecem jamais o seu torrão amado. Esse é o grande diferencial desse respeitado blog: a essência. Parabéns mais uma vez A. Morais. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  10. Esse sim tem trabalho pela nossa paróquia. Como Varzealegrese e também com conhecimento profundo da dedicação exclusiva do nosso querido vigário Padre José Mota Mendes, quero de público parabenizá-lo pelo trabalho realizado com amor em prol de nossa paróquia e pelo povo bom de nossa querida Várzea-Alegre.
    A população Varzealegrese tem esse reconhecimento e parabeniza o nosso querido vigário por mais de quarenta anos de serviços prestados ao povo religioso, que tanto tem adoração ao Santo São Raimundo Nonato, padroeiro de nossa terra, fruto de suas origens histórias do fundador da cidade Raimundo Duarte Coelho.

    ResponderExcluir