Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 4 de março de 2010

Casamento a moda antiga - Por A. Morais

Dedicado a Giovani Costa, filho do Casal.

Num passado não muito remoto os rapazes levavam uma vantagem danada sobre as moças. Bastava se agradar ou simpatizar com a pretendida e comunicar ao pai dela o desejo de se casar que o negocio estava feito, não havia escolha para as mulheres. Assim é que Antonio Leandro Bezerra decidiu se casar com Inacinha filha de Benedito Alves Bezerra, o Benedito André do Sanharol.

Quando chegou à casa do futuro sogro o encontrou cuidando de uns afazeres nas proximidades da residência e já foi soltando o verbo: Benedito eu quero saber se você permite que eu me case com a Inacinha. Pra azar do Antonio Leandro, o Benedito era um pouco moderno pra epoca e consultou a filha: Inacinha! Olhe aqui a conversa do Antonio Leandro, ele quer saber se você quer se casar com ele? Quero não, respondeu em cima da bucha.

Com o orgulho ferido Antonio tratou de se retirar quando já estava a alguns metros de distancia se ouviu um berro, um grito de um dos compartimentos da casa: Eu quééééro! Era a Carmelita, filha caçula do Benedito. Para não perder a viagem o Antonio voltou para casa já com o casamento marcado. O casal teve 14 filhos e fizeram 60 anos de casados. Na solenidade religiosa, no momento das manifestações dos familiares a Carmelita falou: nós não namoramos para casar, vivemos todo esse tempo e nunca brigamos, nunca houve um desentendimento. Na vez do Antonio ele confirmou: É verdade, nunca brigamos porque eu nunca quis, mas motivos ela deu por demais da conta.

Por a. Morais

5 comentários:

  1. Parabens Giovani Costa pelos pais que Deus lhe deu!

    ResponderExcluir
  2. Morais e Giovani
    A história é interessante. E depois Dona Carmelita se tornou a mãe coruja de seus 14 filhos, não foi? Parabéns pelos 60 anos de casamento.

    ResponderExcluir
  3. é a prima Carmelita ainda não está com o Antonio Leandro porque ele faleceu, ô casalzinho que deu certo, saudades do Antonio

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Morais, masa foram 11, não 14, filhos, não posso dizer só porque 11 já foram demais.kkkk

    ResponderExcluir
  5. Bárbara, irmã de minha mãe era viúva de Zé Fidélis (deles tem Mundinha e isabel no Junco (Cariús) pessoas maravilhosas. Casou-se Com Tio Raimundo Leandro e viveram só oito meses juntos e meu pai, quando falavam no assunto, ele dizia: Raimundo e Bárbara passaram só oito meses casados, pegaram só uma briga: começou no dia do casamento e terminou no dia da separação.

    ResponderExcluir