Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 14 de abril de 2010

ADVERTÊNCIA INFANTIL - Por Mundim do Vale

Meu pai responda porque
Gosta tanto de mandar?
Pois eu só vejo você
Reprimir e ordenar.
Não posso andar sem sapato,
Não posso criar um gato
Nem pisar na terra quente.
Você vive dando grito,
Porque chupo pirulito
E depois não limpo o dente.

Quando subo na escada
Você inventa uma briga,
Se olho mulher pelada
Você também me castiga.
Me diga com segurança,
No seu tempo de criança
Nunca viu mulher despida?
Se viu eu sei que gostou,
E garanto que achou
Mais bonita que vestida.

Toda vez você reclama
Quando discuto na rua,
Como se fosse um drama
Para essa moral sua.
Pois já vi você gritando
E a minha mãe chorando
Por causa de discursão.
Sou um filho obediente,
Mas já me acho descrente
Com tanta contradição.

Quando demoro a chegar
Já espero a agonia,
Mas você sai pra jogar
E só vem no outro dia.
Eu peço uma coca-cola,
Um peão ou uma bola
Mas fico só na saudade.
Já você é diferente,
Compra vinho e aguardente
Na hora que tem vontade.

Ás vezes me faz dormir
Outras me faz acordar,
Uma vez faz dividir
E outra multiplicar.
Age como repressor,
Mas eu sei que o senhor
Faz isso para o meu bem.
Mas para assim proceder,
O senhor tem que aprender
Algumas coisas também.

Eu também quero pedir
Para o senhor não beber,
Não querendo reprimir
A sua forma de ser,
Mas porque não acho graça,
O senhor beber cachaça
E depois se embriagar.
Toda droga é um horror,
Vou pedir para o senhor
Também deixar de fumar.

Mundim do vale.

6 comentários:

  1. Mundim.

    Muito bom o poema da advertencia infantil. O pai pode até não está totalmente certo, mas não manda fazer o que é errado. E quando os conselhos são bem rimados, fica muito bom.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Mundin do Vale,

    Bonito poema, porém os meus sensores indicam que você continua na mão de "Comadre Flosinha", ou seja, do Tabagismo. O fumo distrái e destrói.

    Zé Tabaco é apelidado
    De Zé Cachimbo e Fumaça
    De Charuto e de Cigarro,
    Rapé guardado em couraça,
    De Torrado e Masca Fumo,
    Velha da foice e desgraça.

    Trecho do cordel "A Peleja de Zé Tabaco e Lampião", ainda no prelo.


    Um Abraço

    ResponderExcluir
  3. Poeta Sávio Pinheiro
    Eu ando mesmo sem prumo,
    Mas tenho plena certeza
    Que ainda pego meu rumo,
    Mas uma pergunta eu faço
    Você fuma como eu fumo?

    ResponderExcluir
  4. Prezado Mundim do Vale
    Voce quer um prumo exato?
    Largue tudo por aí
    E venha embora pru Crato!

    Pois o nosso cariri,
    De tudo ele é capaz,
    Venha pra cá, pode vir,
    Faça como fez Morais.

    ResponderExcluir
  5. Desde de criança gostei muito de poesias, as vezes lia algumas mesmo sem entender direito o que queria dizer o poeta, porem gostava de ler e agora que virei fã do blog do sanharol virei fã de Mundi do Vale tbem, muito legal os poemas........

    ResponderExcluir
  6. Obigado, Renata. É verdade o que você diz.
    O poeta sempre expressa fundamento
    nos seus versos. Para ter mais certeza disto, leia Dr. sávio Pinheiro.
    Um abraço para você e Renato.
    Mundim da Várzea.

    ResponderExcluir