Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 25 de abril de 2010

Apatativado - Por Valdenia Lima de Almeida


O meu marido Vicente;
Antes não rimava nada;
Estou muito admirada;
Dos seus versos competentes;

Quando era meu namorado;
Era muito apaixonado;
Fazia quadra pequena;
Como as quadras de morena;
Do poeta seu Elói;
Cuja saudade nos dói.

Hoje está contagiado;
Disputando com os amigos;
Cada um mais destemido;
Imitando o Patativa, o poeta mais amado.

Não me canso de dizer;
A rima é contagiante;
Aqui estou neste instante;
Rimando até sem saber.

O meu compadre Morais;
Dizia que não rimava;
Botou as unhas de fora;
Agora rima demais;

O que mais me impressiona;
O filho de dona Tonha;
Sem um pingo de vergonha;
Está APATATIVADO.

Maria Valdênia Lima de Almeida

9 comentários:

  1. Maria Valdenia de Almeida, esposa do grande poeta Vicente Almeida, meu cumpadre, não podia ser diferente: Tinha que ser uma grande poetisa. O casal era amigo e admirador do grande mestre Eloi Teles, o homem que por onde passou semeou a poesia com alegria e bom humor. Obrigado pelo "Apatativado", mas, eu tou é longe.

    ResponderExcluir
  2. Morais - você é demais

    Muito obrigada por me colocar na pagina principal do seu blog.

    É gratificante conviver com você.

    Maria Valdênia.

    ResponderExcluir
  3. Valdênia,

    Você chegou, já foi trazendo garra e muita coragem. Para uma iniciante
    seus versos surpreendeu.
    Parabéns.

    Abraço

    Glória

    ResponderExcluir
  4. Vicente, Valdenia e Gloria Pinheiro.

    O Crato está muito bem,
    Voces sabem como é,
    Tem gente do Chico Gomes,
    Do Lameiro e Pai Mané.
    Nunca chega atrasado,
    Está bem representado,
    Que outros poetas venham
    Que sejam abençoados,
    Que todos sejam aclamados
    Por Nossa Senhora da Penha.

    ResponderExcluir
  5. Valdênia,

    Acho que você foi que ensinou ao Vicente. Você já faz prte da grande família Patativana.

    Gostei da intromissão.

    ResponderExcluir
  6. BLOG DO SANHAROL UMA ESCOLA DE POESIA

    o blog se tornou
    uma escola de poesia
    gente rimando com alegria
    e bastante amor
    tem bancario e doutor
    danado pra versejar
    e eu sempre a espiar
    esse versejamento
    esperando só o momento
    pra poder rimar

    tem o sávio pinheiro
    e o antonio morais
    nas rimas me alegram demais
    pois são os primeiros
    de versejar verdadeiros
    que nos aquecem como o sol
    e nesse belo arrebol
    tem o Mundim do Vale
    que nem me fale
    pois exalta o sanharol

    sou poeta fraco
    minha rima não tem valor
    mas faço com muito amor
    esses versos meus
    pois sou filho de Deus
    e tenho lugar ao sol
    me iluminado como farol
    mas segurando o meu taco
    na rima eu ataco
    exaltando o sanharol.

    Israel Batista

    * peço desculpas pela metrificação peba pois sou fraco em métrica mais valeu a intenção

    ResponderExcluir
  7. É...

    Israel Batista

    Desculpe-me, mas você não é poeta fraco. Deixe de lado a timidez e a falta de confiança em você mesmo.

    Uma poesia ou um poema nem sempre contem versos sob medida (metrificado). Cada autor tem o seu estilo.

    Já vi muitas poesias que nem rima tem. Mas a mensagem está ali, para aquele que se propõe a entender.

    O que vale é a transmissão do pensamento do autor. É a liberação dos seus sentimentos. É a mensagem que ele deseja transmitir ao leitor.

    Sempre teremos aqueles que nos admiram e aqueles que nos criticam.

    Pois que venham as críticas, se forem benéficas e contribuírem para o nosso aperfeiçoamento, ótimo. Se tiver sentido de rebaixar a gente, ai meu amigo, nem ligue!

    Percebi que você gosta muito de ler e acha que só outros fazem bonito. Já li muito de suas postagens e comentários e eles são sempre muito construtivos.

    Abraços do

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir
  8. O comentário a seguir é de: Maria Valdênia:

    Agradeço o elogio;
    Distinto Sávio Pinheiro;
    Por tão simples versinho;
    Foi bastante lisonjeiro.

    Receber tanta atenção;
    Fico até encabulada;
    Sem palavra e sem ação;
    No início da jornada.

    Até a Glória Pinheiro;
    Me dedicou com carinho;
    Palavras estimulantes;
    Ao nosso simples ranchinho.

    E o Compadre Morais;
    Me deixou encabulada;
    Não mereço tanto afago;
    Mesmo assim muito obrigada.

    Meu caro Israel Batista;
    Sua fama eu já conheço;
    Se meu marido elogia;
    É que lhe tem grande apreço.

    O seu Mundim do Vale;
    Não vi passar por aqui;
    Por certo ele não me viu;
    Ou então ele partiu;
    Antes desse ti ti ti.

    Maria Valdênia.

    ResponderExcluir
  9. Mais eu estou abobalhada de ver
    como os anos mudam as pessoas, conheci Valdênia quando ainda namorava com o Vicente Almeida, ela de mim não lembra nada, mas dela lembro bem, tinha a cara fechada, era séria demais, pouco sorria, mas era porque tinha muita responsabilidades, cuidava das suas irmãs que na vilalta moravam, eram todas bonitas de uma pele tão brancas de rostos muito corados, de todos fui amiga menos da Valdênia, mas porque logo casou e morar num tal de lameiro não estou muito lembrada.
    Mas meu assunto aqui é dar-lhes meus parabéns. Mulher hoje tu és de fato uma poeta, me deixou de boca aberta e de vem o " Patativado "
    Virão muitos mais.

    ResponderExcluir