Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 7 de abril de 2010

COMPOSITORES DO BRASIL

Reprisando Zé Clementino.

Por Zé Nilton

Muitos amigos e varzealegrenses de todos os cantos não usufruiram da atração do programa Compositores do Brasil, da última quinta feira, quando foi homenageado o compositor Zé Clementino.

Não ouviram o excelente Antonio Morais discorrer sobre a vida, a obra e o homem que reabilitou com sua música o imortal Luiz Gonzaga, tal qual fizeram com outras ações, um Carlos Imperial e um Caetano Veloso.

Aliás, Antonio Alves de Morais, hoje administrando um dos blogues mais visitados da região, o Blog do Sanharol, afiliado do Blog do Crato, está se revelando um exímio folclorista, mercê de seu vasto conhecimento sobre os outros lados das histórias, histórias do povo, memórias passadas e vivas da região do Cariri.

Como é reconfortante saber que há um Antonio Morais e um Antonio Correia, este historiando a Ponta da Serra, contribuindo para inserila numa nova história de seu povo.

Pois bem, o excelente compositor brasileiro, Zé Clementino, nesta quinta feira, na Rádio Educadora do Cariri, às 14 horas.

Na sequencia:

Estou roendo sim, de Zé Clementino, com Trio Nordestino
Eu sou do banco, de Zé Clementino e Hildelito Parente, com Dominguinhos.
Não deixo não, de Zé Clementino, com Trio Nordestino.
O jumento nosso irmão, de Zé Clementino e Luiz Gonzaga, com Luis Gonzaga.
Capim Novo, de Zé Clementino, com Luiz Gonzaga
Chinelo de Rosinha, de Zé Clementino, com Trio Nordestino.
Fazenda corisco, de Zé Clementino, com Dominguinhos.
Xote Dos Cabeludos, de Zé Clementino, com Luiz Gonzaga.
Mais uma dose pros cabeludo, de Zé Clementino, com Zé Nilton
Contrastes de Várzea Alegre, de Zé Clementino, Luiz Gonzaga.

Quem ouvir, verá!

Programa: Compositores do Brasil
Rádio Educadora do Cariri
Pesquisa, produção e apresentação de Zé Nilton
Todas as quintas de 14 às 15 horas
Apoio Cultural: CCBN.

Um comentário:

  1. No ultimo dia 02 de Abril, o Programa Compositores do Brasil homenageou o compositor varzealegrense Jose Clementino do Nascimento. Como convidado do idealizador do programa Professor Zenilton participei com muita honra e tentei agregar a homenagem algumas curiosidades da vida do artista.

    Foi um programa bonito e que me trouxe muita saudade. Separei então quatro musicas do Zé Clementino: Não deixo não – Trio Nordestino, Eu sou do Banco e Fazenda Corisco – Dominguinhos e Contrastes de Várzea-Alegre – Luiz Gonzaga. Farei a postagem destas musicas bem como a reprise dos comentários em postagens posteriores.

    Em 1968, como líder da quarta serie ginasial contratamos o Trio Nordestino para um show em Varzea-Alegre e fomos busca-lo em Cajazeiras - PB.

    Vi frente a frente, o Zé Clementino e Lindolfo Barbosa, o inesquecível Lindu lendo a musica “ Não deixo Não” pela primeira vez. Na letra original estava escrito: Se você botar aí - o que foi modificado por conta da censura para: Se Você beijar aí. A musica foi gravada no ano seguinte e foi um grande sucesso. Em nome dos conterraneos e da imensas familia do Jose Clementino agradecemos ao Professor Zenilton as homenagens prestadas ao nosso compositor.

    ResponderExcluir