Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 21 de abril de 2010

Debate virtual - parte final - Mundim do Vale e Dr. Savio.


Mundim:

Posso não ser o maior
Na estatura da vida
Contudo, ninguém duvida,
Que também não sou o menor.
Pretendo ser bem melhor
E os degraus escalar.
Na rima devo mostrar
O que diz meu pensamento
Portanto, neste momento
RIME DEPOIS DE PENSAR.

Sávio:

Eu rimo como quiser
Respondo a qualquer repente,
Pois cultivo a boa semente
De uma grande mulher.
A minha mãe bem me quer
Acha-me espetacular.
Todavia ao me educar
Desejou um algo mais,
Apontou Iraci Morais,
RIME DEPOIS DE PENSAR.

Mundim:

Dona Dalva fez crescer
O seu filho prestimoso
Filho de Chiquim de Loso
Que bem fez por merecer.
A grandeza de um ser
É moldada no educar.
Daí, eu não discordar
Com você nesta certeza
Minha mãe teve a grandeza,
RIME DEPOIS DE PENSAR.

Sávio:

Gosto do belo poema,
Da peleja virtual,
Do intelectual,
Que discute um grande tema.
Sem querer ser teorema
O verso se faz contar.
No momento de criar
Eu me transporto ao Mundim,
Que tem o dom de Bidim,
RIME DEPOIS DE PENSAR.

Mundim:

Não venha me confundir
No final desta peleja,
Pois quero que você veja
O que eu posso garantir;
Porém devo admitir,
Que o seu verso é salutar.
Na hora de organizar
As palavras em um texto
Eu navego em seu contexto,
RIME DEPOIS DE PENSAR.

Sávio:

Na métrica eu sou valente
Também sou na oração,
Pois escrevo com a mão
O que sai da minha mente.
Sou melhor que muita gente
Que não quer, sequer, sonhar.
Na arte de versejar
Nas veredas do Brasil
Dou, a você, nota mil,
RIME DEPOIS DE PENSAR.

Fim.

13 comentários:

  1. Como um assanhaçu,
    Cantava pelo agreste.
    Cantam Mundim e o Savio,
    As coisas de Varzea-Alegre.

    E para nossa grandeza,
    Canta Savio e Mundim,
    O dois com o mesmo fim,
    Defendendo a natureza.

    ResponderExcluir
  2. Na métrica são bem pequenos, mas na poesia, são dois grandes poetas!!!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Mais uma dos dois cidadãos Varzealegreses mostrando competência e habilidades literárias no blog do Sanharol, meus sinceros parabéns senhores mestres da poesia.

    Nobres amigos Mundim e Dr. Sávio,
    Entristece-me por ser o final
    Continuem alegrando o povo
    Com esse belo debate virtual.
    Que encantou toda população
    Por sua riqueza cultural.

    A disputa foi muito boa
    Admiro os dois por igual,
    As rimas foram perfeitas
    Todo muito belo e natural.
    Parabéns mestres da rima!!
    Pela contribuição educacional.

    ResponderExcluir
  4. Mundin e Zé Sávio nos presentearam com um show de espirituosidade rimada. Adorei o duelo. Não me contentando e certo da inspiração infinita dos dois, sugiro que tragam mais guerreiros para a próxima peleja, convidando outros poetas para uma disputa a três, a quatro, etc....abraçosss

    ResponderExcluir
  5. Tem razão. Magnólia. O Dr. Sávio
    é o Patativa da terra de papai Raimundo.
    Abraço.
    Raimundinho.

    ResponderExcluir
  6. Minha Querida lusa Klébia Fiúza.
    Eu achei seu comentário um tanto equivocado. Pois o que não faltou nesse debate, foi métrica, rima e construção.
    Será que você não quis dizer no lugar de métrica, que faltou foi altura para os poetas?
    Vou esperar a manifestação do Dr. Sávio.
    Me perdoe a franquesa.
    Um abraço lá de nós.
    Raimundim.

    ResponderExcluir
  7. Raimundim, não devo ter me expressado bem mesmo... Quando me referi a métrica, quis dizer: ALTURA, MEDIDA dos poetas na "fita métrica" - dizer que vocês são pequenos, baixinhos de estatura... Mas dois GRANDES poetas...
    Desculpe-me se os ofendi. Não era a minha intenção - JAMAIS... Tenho muita admiração por vocês.
    Um grande beijo aos dois cheios de carinho e desculpas.

    ResponderExcluir
  8. Klébia,

    Três fatores são imprescindíveis na literatura de cordel: A Rima, a Métrica e a Oração (construção, enredo, etc).

    Normalmente, as pessoa se encantam com a rima, deixando o processo criativo e a métrica em segundo plano. A rima é bem mais popular e mais perceptiva.

    O processo criativo é muito importante, já que ele é um fator determinande na construção social de um povo; pois é nele que nasce a nossa cultura e onde habita a genialidade dos autores.

    Porém, é na MÉTRICA que se dá a cadência e a verdadeira beleza dos versos e a possibilidade de ser externada através do canto.

    Como pode-se observar, cada verso escrito possui sete sílabas poéticas (a sílaba forte se encontra na última tônica)e é essa MÉTRICA que completa a estética da estrofe.

    Observe no debate virtual:

    Sem que-rer ser te-o-re-ma
    O ver-so se faz con-tar

    Portanto, minha querida, não se aveche não! O Mundim só quis explicar. Agora, dizer que a metricidade estatural dos dois autores é pequena, isso é verdade.

    Um Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Zé Sávio, eu nem sabia que existia essa tal de Métrica na poesia. Sou das que ficam encantadas com a rima e de resto não entendo nada...... Desculpe-me do fundo do meu coração, se por falta de conhecimento feri o talento de vocês. E, brigada pelo esclarecimento.
    Beijos nesses dois GRANDES poetas.

    ResponderExcluir
  10. Pois é, Magnólia. Foi porque na segunda parte que foi exatamente o final do debate. O confronto termina, exatamente com a cociliação dos debatedores.
    Abraço do Chico.
    Mundim.

    ResponderExcluir
  11. Minha conterrânea Klébia. Não precisava da justificativa, quando
    eu disse que você estaria equivocada, foi quase sabendo que você queria falar era da pequena altura dos poetas.
    Eu não sei do Dr. Sávio, mas quando eu acabar de crescer, quero ficar da altura de Saraiva.
    Abraço lá de nós.
    Raimundim.

    ResponderExcluir
  12. Minha conterrânea Klébia. Não precisava da justificativa, quando
    eu disse que você estaria equivocada, foi quase sabendo que você queria falar era da pequena altura dos poetas.
    Eu não sei do Dr. Sávio, mas quando eu acabar de crescer, quero ficar da altura de Saraiva.
    Abraço lá de nós.
    Raimundim.

    ResponderExcluir
  13. Minha conterrânea Klébia. Não precisava da justificativa, quando
    eu disse que você estaria equivocada, foi quase sabendo que você queria falar era da pequena altura dos poetas.
    Eu não sei do Dr. Sávio, mas quando eu acabar de crescer, quero ficar da altura de Saraiva.
    Abraço lá de nós.
    Raimundim.

    ResponderExcluir