Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 15 de abril de 2010

EU SÓ COMÍ A QUE TAVA NUA - Por Mundim do Vale

João Soares e dona Rosinha, que nunca tiveram filhos, viviam em Várzea Alegre sentindo a ausência de filhos e netos correndo dentro de casa.
Uma vez eles plantaram umas sementes de melancia em volta do cacimbão e fizeram uma cerca para que ninguém chegasse perto. Os dois vibraram quando apareceram as primeiras vingas.
João dizia pegando nas pequenas frutas:
- Olhe. Rosinha! Essas aqui são as nossas filhas. Nós temos que cuidar bem dessas meninas.
As melancias foram crescendo e o cuidado com as meninas foi aumentando. Dona Rosinha chegou até a desenvolver uma espécie de vestimenta para as melancias maiores, para que ficassem protegidas contra a ação de meninos e porcos.
Um certo dia dois moleques do Alto da Prefeitura entraram na roça aproveitando um descuido do casal e fizeram a maior bagunça: Comeram as frutas que estavam vestidas, quebraram as verdes e ainda fizeram do cacimbão um vaso sanitário.
Taveirinha que passava no local, aproveitou a cancela aberta, pegou um tamboroca* e comeu. No momento Bogim ia passando com uns animais, viu Taveira mas não viu os outros garotos. Aí só deu pra taveira, porque Bogim foi direto dizer a João Soares.
João Soares mais zangado do que porco sendo castrado, ficou esperando uma oportunidade para tomar satisfações.
Um dia Taveira estava bebendo umas no bar dos Cunés e como estava de costas para rua, não viu a chegada de João. Quando notou foi tarde demais, não teve como correr. João ficou tomando a passagem com os dois braços, como se fosse segurar boi. Taveira ficou mais calado do que mudo engasgado com jatobá. E João Soares do alto do seu ódio explícito gritou:
- Taveira, seu cabra safado! Como é que você foi fazer uma desgraça daquela com as minhas meninas? Comeu as maduras que estavam vestidas, esbagaçou as mais novinhas, arrancou as ramas e ainda cagou dento do cacimbão.
= Calma Seu João! Quem cumeu as qui tava vistida foi os fí de Ontõe félix. Eu só comi aquela mais piquena qui tava nua.

* Tamboroca. Melancia pequena.

3 comentários:

  1. Morais e Mundin...
    Muito boa a história. O Taveirinha tem boas histórias demais. Mas as comaparações de Mundis sao impagáveis: "mais calado que mudo engasgado com jatobá". KKKKKKKKKKKKKKKKK.....
    Grande abraços

    ResponderExcluir
  2. Mundim
    Mais uma boa história. O casal com tanto zelo... Esses meninos malvados precisavam de uma boa sova! rsrsrs
    Abraço fraterno
    Glória

    ResponderExcluir
  3. Meu pai tinha tres afilhados, cada qual mais malino. Neguim de João Lopes, Neguim de Pedro Borbuleta e Pedro de Jose Furtuoso. Duvido que eles não temham devorado das melancias de João Soares!

    Magnolia Fiuza - por falar em Chico eu postarei em breve umas duas historias de Joaquim Vieira. Você vai rir. Tenho certeza.

    ResponderExcluir