Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 5 de abril de 2010

GAROTA DE IRACEMA - POR XICO BIZERRA

Na segunda, lamentávamos que o domingo próximo estivesse muito distante e torcíamos para que ele fosse tão bom quanto fora o anterior. Toda a turma que frequentava a Praia de Iracema concordava que Vinícius cometera um erro de digitação na letra de sua cantiga, trocando Iracema por Ipanema, em louvor àquela Garota.

A de Iracema, essa sim, ‘era a coisa mais linda, mais cheia de graça’ e, tenho certeza, ria e passava a caminho do mar com muito mais elegância que a sua colega, a de Ipanema. Ainda que de longe, ainda que sem chances, era bom olhá-la, admirá-la, ‘babar’.

Até que o filho da Chevrolet – assim o chamávamos por ser o seu pai o maior revendedor GM da região, à época – com ela casou, privando-nos de sua beleza, desensolarando nossas fantasias. Nossa praia de sonhos não mais se encheu de graça. Nublaram-se os domingos.
Xico Bizerra.

3 comentários:

  1. “IRACEMA – (lábios de mel) – índia da tribo dos tabajaras, filha de Araquém, velho pajé; era uma espécie de vestal (no sentido de ter a sua virgindade consagrada à divindade) por guardar o segredo de Jurema (bebida mágica utilizada nos rituais religiosos); anagrama de América”.
    Jose de Alencar.

    Garota de Ipanema - Vinicius e sua bela criação.

    Garota de Iracema, Xico Bizerra e sua imaginação prodigiosa.

    Salve os tres. Parabens Xico.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Xico. Boa estréia!
    Semana passada fui à São Paulo pelo Rodoanel Mário Covas, sem farol, sem trânsito, só escutando o Forroboxote 2. Nada melhor. Tem um papo seu sobre políticos muito bom.
    Abraço fraterno
    Glória

    ResponderExcluir
  3. Por falar em política e lembrar do Pernambuco, ontem vi na TV uma entrevista com Roberto Freire, simplesmente s-e-n-s-a-c-i-o-n-a-l!
    Vou ver se consigo copiar e transportar para o Sanharol.

    ResponderExcluir