Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 18 de abril de 2010

No Metrô do Cariri – Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Em 1977, em Reunião do Rotary Clube do Crato, um grupo de rotarianos defendia a retirada da Estação Ferroviária do centro da cidade, para instalá-la no Muriti. Esse grupo alegava que a ferrovia fechava sete ruas do centro da cidade. Opus-me a essa idéia porque em todas as grandes cidades brasileiras, as estações ferroviárias situavam-se no centro e os trilhos poderiam servir futuramente à implantação de um metrô de superfície ligando o Crato ao Juazeiro do Norte. No dia seguinte, um colega engenheiro da Coelce ouvia no noticiário do radialista Antônio Vicelmo, um resumo do que fora discutido na reunião do Rotary Clube do Crato do dia anterior. Então ele espalhou entre os demais colegas de trabalho que eu havia apresentado um projeto para instalação de um metrô no Crato. Por isso, fui vítima de muitas chacotas dos demais colegas da Coelce de Fortaleza.
Hoje faço esse registro. Eu andei no metrô do Cariri! Uma realidade que estaria ainda distante, ou possivelmente inviável se aquela idéia dos rotarianos cratenses tivesse sido posta em prática.
Espero que aquele meu colega da Coelce, a quem convidarei para ler este texto, tome conhecimento da realidade em que se tornou aquele meu palpite.
E que retorne o trem de passageiros de Fortaleza ao Crato.



Estação do São José, onde eu e Magali descemos procedentes do Crato!
Fotos: Magali

Por Carlos Eduardo Esmeraldo.

5 comentários:

  1. Prezado Carlos Eduardo.

    Como voce vê o progresso está chegando, o trem de passageiros entre as duas maiores cidades é um desejo antigo. Parabens por ter inaugurado com esse passeio que entendo ter sido prazeroso.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Morais

    Obrigado por suas palavras. Lamentamos sua ausência no nosso encontro ao qual compareceram, Carlos e Magali, Armando e Yeda; Tales e Socorrinha e Dihelson. Sabemos que a sua ida até Crateus nos roubou. Espero contar com você e D. Nair, já completamente recuperada, da próxima vez.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Carlos.

    Obrigado pela atenção e pelo convite. Esse era o encontro que não desejava perder. Está com vocês seria prazeroso. Porem de Crateus fomos ao Taua e voltamos por Arneiroz, Aiuaba, Antonina, Nova Olinda e chegamos ao Crato já passando das dez da Noite bastante enfadados. Do proximo espero está presente.
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Foi o meio de Transporte mais moderno q o Cariri ja teve, eu acho muito legal e bom.

    ResponderExcluir
  5. Me chamo Juliana Guerra e trabalho na empresa J. PIAGET - SISTEMA DE ENSINO MULTIMÍDIA, estamos desenvolvendo um projeto pedagógico de elaboração de material didático para o Ensino Infantil, Fundamental e Médio.
    Venho, através deste e-mail, pedir autorização para utilizar as imagens postados do metro de Cariri.
    Ficamos no aguardo de uma resposta e, desde já, agradecemos a sua atenção.
    Cordialmente,
    Departamento de Pesquisa e Produção Editorial
    J. PIAGET – Sistema de Ensino Multimídia

    ResponderExcluir