Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 8 de maio de 2010

Carta a Dedé França sobre "Rosa Guede" - Dihelson Mendonça


CARTA A DEDÉ FRANÇA ( Sobre Roza Guede )
Por: Dihelson Mendonça


Meu caro amigo Dedé,
se você visse cuma é,
a bagunça que tá o mundo,
com esse tá de Forró Brega,
qualquer das moça se entrega
pras trinca de vagabundo

Tá muito mais pió agora
A esculhambação de outrora
já num é mais novidade
e pra piorar inda mais
as rádia não fica atrás
só toca imbecilidade

Agora tem um tal de "Di Jays"
que querem falar ingrês
mas de inglês num sabem nada
só sabem mesmo é budejar
passam o dia a arremedar
jumento bebendo água

Num tem uma rádio que preste
desde o sertão ao agreste
tudo só toca porcaria
tem uma tá de somzoomsat
que pega em qualquer parte
divulgando as baixaria

Num tem mais gente decente
as festa são decadente
quaje tudo termina em briga
pra você ter uma idéia
os cantor grita pra platéia
-- Aí tem moça ou rapariga ?

Mas tudo é culpa da ambição
desses maluco do cão
que vieram da capitá
poluíram nossa cidade
troxeram infelicidade
pras pessoa do lugar

Eu tenho muita fé em deus
que um dia esses fariseus
inda vão perder o nome
que dê uma gripe afônica
morram de peste bubônica
ou que se acabem de fome

Dedé eu trouxe um amigo
que deseja prosear contigo
dar-te uma palavrinha
Ele é poeta letrado
por vates grandes clamado
um mestre da escrivaninha

Assim ele diz:

"Envolto em couro, em gibão,
rejubila-se o Rei, Gonzagão
que transcendeu a arte infinda
com uma pureza abstrata
entoou versos, serenata,
que ecoam no universo ainda

Nas noites de lua cheia
os vates à luz vagueiam
plangendo ternos violões
ostentando-se para donzelas
gentis loas, aquarelas
entrelaçadas de sons

Imortais noites queridas
dos sonhos da minha vida
de outro tempo, se encerra
na pureza das crianças
nas danças, nas contradanças
de um sertão de outras eras

Campos de sonhos feridos
um norte pobre, esquecido
clama por heróis gigantes
p´ra florescer a cultura
renascer nossa bravura
e a dignidade d´antes

Ó grande vate do Crato
és príncipe, és candidato
às mais divinas esferas
de deus foste a voz altiva
a revelar-nos a intriga,
o mal que o tempo espera

Nisto posto, assim almejo
a paz dos justos, desejo
e por qual eu lhe sou grato,
que ao romper de aurora bela
livres de toda mazela
Rosa possa vir ao Crato."

Minhas saudações, nobre Poeta!

Dihelson Mendonça,
08/05/2010

3 comentários:

  1. Prezado Dihelson.

    Muito bom o poema do Dedé. Como todos os outros. Obrigado pela postagem. Já não era sem tempo. Voce como criador do Blog do Sanharol estava meio devendo, estava afastado. Mas sua volta foi de primeira com os versos do Dedé.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Morais,

    mas eu não me ausentei, é que como você sabe, eu tenho que me dedicar ao Blog do Crato, como você fica mais aqui no Sanharol, e eu ainda tenho meus trabalhos pra fazer. Mas é sempre um encanto vir aqui e ver vocês nesta paz, nesta harmonia conversando e teve aquela postagem monstruosa que deu mais de 120 comentários. Fantástico. O Blog do Sanharol hoje é uma referência, e você, um homem muito bem informado e cheio de memórias. Escreva o Livro..escreva!

    Eu te enviei um e-mail agora há pouco, nao sei se recebeste aí.

    Abraços,
    Obrigado. Vou mandar uma cópia desta cartinha para o Dedé frança através de Mônica pra ver o que ele acha, eheheheh

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  3. É Morais, já deu pra ver que o Dedé
    foi muito bem recebido no Sanharol. quando eu retornar a Fortaleza vou mandar mais algumas coisas do grande poeta.
    Aproveitando a deixa, eu quero através do Sanharol, enviar meus parabéns para todas as mães do blog.


    Abraço.
    Mundim.

    ResponderExcluir