Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 26 de julho de 2010

26 de julho -- Municípios cearenses celebram Senhora Sant´Ana – postado por Armando Rafael



Fonte: jornal O POVO, Rita Célia Faheina, repórter
Festejos da padroeira Senhora Sant´Ana, citada nas Sagradas Escrituras como a mãe de Maria, terminam hoje,26, data dedicada a ela e a São Joaquim, seu esposo,por isso se comemora também o dia dos avós
Senhora Sant’Ana, que segundo as Sagradas Escrituras era a mãe de Maria, está sendo festejada em pelo menos 11 municípios do Interior. É a padroeira do Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza; Mucambo, Santana do Acaraú e Varjota, na Zona Norte; Santana do Cariri e Jati, no Cariri; Tianguá, na Serra da Ibiapaba; Iguatu, na Região Centro-Sul; Jaguaruana, no Vale do Jaguaribe; Independência e Paramoti, no Sertão cearense.

Em Santana do Cariri, a 556 quilômetros da Capital, a festa padroeira teve início no dia 16 e termina hoje, 26. Uma das peculiaridade dos festejos é que a novena é rezada e cantada em latim. A igreja matriz é um dos mais belos templos da região e em 2011, comemora 100 anos da edificação. A Festa de Senhora Santana termina hoje com a presença, na procissão e missa solene, do bispo diocesano do Crato, dom Fernando Panico (foto ao lado).
Postado por Armando Lopes Rafael
Saiba mais sobre a Senhora Santana
O
s dados biográficos que sabemos sobre os pais de Maria foram legados por um dos evangelhos apócrifos, (Evangelho de Thiago), citado em diversos estudos pelos padres da Igreja Oriental, como Epifânio e Gregório de Nissa.

Sant'Ana, cujo nome em hebraico significa graça, pertencia à família do sacerdote Aarão; seu marido, São Joaquim, pertencia à família real de Davi. São Joaquim, homem piedoso, fora censurado pelo sacerdote Rúben por não ter filhos. Mas Sant’Ana já era idosa e estéril. Confiando no poder divino, São Joaquim retirou-se ao deserto para rezar e fazer penitência. Ali um anjo do Senhor lhe apareceu, dizendo que Deus havia ouvido suas preces.

Tendo voltado ao lar, algum tempo depois Sant’Ana ficou grávida. A paciência e a resignação com que sofriam a esterilidade levaram-lhes ao prêmio de ter por filha aquela que havia de ser a Mãe de Jesus. Eram residentes em Jerusalém, ao lado da piscina de Betesaida, onde hoje se ergue a Basílica de Santana; e aí, num dia de sábado, 8 de setembro do ano 20 a.C., nasceu-lhes uma filha que recebeu o nome de Miriam, que em hebraico significa "Senhora da Luz",nome que passou para o latim como Maria. Maria foi oferecida ao Templo de Jerusalém aos três anos.

3 comentários:

  1. Prezado Armando.

    Santana e São Joaquim, avós de Jesus Crsito, pais de Nossa Senhora, graças de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Tiago é a forma portuguesa para o nome próprio hebraico Jacó. Jacó era o filho mais novo do primeiro casamento de José. José era viúvo quando acolheu Maria. É importante dizer que, inicialmente, Maria chegou até a casa de José não como noiva, e sim como uma espécie de pupila, depois de um sorteio no templo, conforme era a tradição judaica com as jovens criadas no Templo. Como já possuia 70 anos de idade e cinco filhso homens, José não planejava mais casar, ainda mais com uma adolescente de 14 anos como Maria. No entanto, após a gravidez de Maria ter sido descoberta pelo templo, José e Maria tiveram de se casar como panitência. É uma pena que o Evangelho de Tiago (ou Jacó) tenha sido tão deturpado ao longo dos séculos, a ponto de ter sido excluído do Novo Testamento. Entretanto, engana-se quem pensa que o Senhor não zele pela conservação de sua Doutrina até nossos dias. Justamente, com essa finalidade, o Senhor, no século XIX, inspirou um simples músico austríaco chamado Jacob Lorber e, dentre várias obras (quase 10 mil páginas impressas, anotadas durante 24 anos), ditou-lhe o autêntico Evangelho de Jacó, sob o título de "A Infância de Jesus". Sei que muitos podem achar isso um absurdo, acreditando que a Palavra de Deus se encerra com a Bíblia, mas para aqueles que tiverem a curiosidade, a versão digital do livro pode ser baixada pelo seguinte link: http://www.neoteosofia.org.br/livros/obras_infanci.pdf

    Aos que lerem de coração aberto, garanto que advirá a certeza de que entre Deus e Jesus não havia distinção, pois ambos são o Mesmo Ser.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Dr. Antonio André.

    Comentario muito interessante. Texto cheio de conhecimentos. Uma autentica fonte para pesquisas. Parabens. O seu texto agregou valores a postagem do Armando. Parabens aos dois.

    ResponderExcluir