Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 21 de setembro de 2014

A Mangueira e o cupim - Paulo Lima Verde

Era uma vez um reinado que não tinha rei e era comandado por coronéis que se revezavam, a cada quatro anos, e não davam chance a ninguém se antepor às ordens deles. Assim foi por muitos e muitos anos, até que um dia surgiu uma fada boa que resolveu acabar com tudo aquilo. Procurou entre todos os habitantes alguém puro e bom e que abominasse toda e qualquer desonestidade.

Depois de muito procurar e muito pesquisar, deparou-se com um menino que possuía cabelos castanhos claros e imensos olhos azuis. Era ele o escolhido…. A fada deu-lhe uma mudinha de mangueira e recomendou: “Plante esta arvore em seu quintal e regue-a bastante.´Ela haverá de crescer e dar uma imensa sombra para todos aqueles que você considerar um verdadeiro amigo. Mas tenha bastante cuidado com todos eles, pois, de principio, parecerão bons e depois poderão se voltar contra você…” Depois disso, a fada desapareceu como que por encanto.

O menino então plantou a mangueira com bastante cuidado em seu quintal e passou a regá-la várias vezes ao dia. Na medida em que a mangueira ia crescendo, os coronéis iam diminuindo suas forças e os amigos do menino desfrutando de sombra benfazeja e saboreando todos os seus frutos. Nenhum dos amigos do menino deixou de participar das mudanças advindas da sombra que lhes foi dada.

Com o passar dos tempos, os amigos finalmente se revelaram. Outrora gratos – assim pareciam ser, começaram a mudar, depois que notaram que podiam se transformar em cupins e alçar voos em direção ao poder. E assim fizeram. Numa só tacada de falsidade, abandonaram o gentil menino que lhes acolheu à sombra da mangueira e passaram a agir como todo cupim que se preza: começaram a comer as raízes de quem tanto lhes fez bem para engordar ainda mais com o poder….

Foi aí que a fada boa apareceu de novo e olhando para o menino ordenou com voz altiva e forte: JIMO NELES!! E o menino obedeceu….Arranjou um amigo destemido e deu-lhe varias latas de veneno contra cupim. O amigo já está em campo combatendo a praga e, ao que tudo indica, a MANGUEIRA haverá de sobreviver para alegria de todo o reinado.

MORAL DA ESTÓRIA: Quando plantar uma mangueira, nunca deixe a deslealdade armar a rede embaixo.
Paulo Limaverde- jornalista e admirador de Esopo

2 comentários:

  1. Ahahah

    Aqui em casa temos várias mangueiras cheias de cupins e já tentei de tudo para acabar com essa praga.

    Cupim é uma das piores pragas que existem.

    Abraços,

    DM

    ResponderExcluir
  2. Prezado Dihelson

    Certa vez eu conversava com um grupo de amigos e eles falavam da Arca de Noé, que fora colocado e salvo um casal de cada animal, e, eu perguntei em tom de deboche " pra que um casal de cupim? Depois apareceu uma praga de cupim em minha casa que acabou todos os moveis e o telhado. Aí eu tive a resposta. Não há quem elimine cupim. Imagine no caso em referencia que a mangueira foi preparada para os cupins! hehehehe

    ResponderExcluir