Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 23 de julho de 2010

SÃO OUTROS QUINHENTOS - Por Mundim do Vale

Abraão era matreiro
E muito esperto também,
Ele sempre foi primeiro
Não perdia pra ninguém.
Certa vez ele espalhou
Na cidade onde morou
Que tinha que viajar.
Ia deixar um pacote
Com quinhentos mil no lote
Para o vigário guardar.

Ele fez o comentário
Que eram quinhentos mil,
Deixava com o vigário
Para correr o Brasil.
Se não chegasse a voltar
O padre podia usar
Com obras de boa ação.
Mas se retornasse um dia
O vigário devolvia
Com juro e com correção.

A conversa se espalhou
E o boato correu
Mas Abraão viajou
E o dinheiro não deu.
Quando foi um certo dia
Muito tempo já fazia
Apareceu Abraão.
Foi direto pra matriz
Com um sorriso feliz
Bem na hora do sermão.

- Bom dia Sr. vigário
Como tem passado a vida?
Vim atrás do numerário
Que lhe entreguei na partida.
Não fiz nada onde andei
Por isto é que retornei
Pro meu querido lugar.
Onde eu deixei um dia
Uma pequena quantia
Que hoje venho resgatar.

- O meu filho se enganou
O vigário respondeu:
- Você até comentou
Mas o dinheiro não deu.
A igreja lhe perdoa
Sabemos que foi à toa
Esse seu esquecimento.
Seja bem vindo a cidade
Mas para o bem da verdade
Você não fez seu intento.

O prefeito foi chegando
Quis resolver a questão:
- Se o padre não está lembrando
Não precisa essa aflição.
No dia que tu partiu
Me entregou quinhentos mil
Seu dinheiro está aqui.
Você falou em deixar
Para o vigário guardar
Mas fui eu que recebi.

- Desculpe Senhor prefeito
Disse Abraão no repente.
- Lhe tenho muito respeito
Sei que o Senhor é descente.
É homem que tem juízo
Não vai me dar prejuízo
Com esses seus argumentos.
Mas foi ele quem guardou
Esses que o Senhor falou
Já são os outros quinhentos

Mundim o Vale

Um comentário: