Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 13 de julho de 2010

Uma boa notícia – postado por Armando Lopes Rafael


A notícia abaixo corre hoje o mundo:
Grupo de sete ex-presos cubanos chega à Espanha
Todos eles permanecerão exilados no país na condição de refugiados políticos
O
primeiro grupo de presos políticos cubanos libertados pelo governo após negociações com a Igreja Católica e com a chancelaria espanhola chegou nesta terça-feira à Espanha. Os sete ex-prisioneiros fazem parte de um acordo maior, que envolve 52 dissidentes a serem soltos em até quatro meses. Pablo Pacheco, José Luis García Paneque, Léster González, Antonio Villarreal, Julio César Gálvez, Omar Ruíz e Ricardo González formam o primeiro grupo a ganhar liberdade após terem sido presos em 2003. Os sete foram soltos na noite de segunda-feira.
Seis deles foram colocados em um voo da Air Europe com destino a Madri, juntamente com suas famílias. Já o sétimo opositor viajou na madrugada da terça em um voo da companhia Iberia e chegou ao aeroporto de Barajas às 14h no horário local (9h de Brasília). Todos eles permanecerão exilados na condição de refugiados políticos. Acordo - Após negociações com a Igreja Católica e a chancelaria espanhola, o governo de Cuba se comprometeu a libertar 52 presos políticos nos próximos quatro meses. Todos os dissidentes beneficiados foram detidos em 2003, na onda de repressão que ficou conhecida como "Primavera Negra". Se lavada adiante, essa será a maior libertação de presos cubanos desde 1998, quando 299 foram soltos após a visita do papa João Paulo II a Havana.
Em resposta ao acordo, o opositor Guillermo Fariñas encerrou a greve de fome que mantinha havia 135 dias. No entanto, segundo seus médicos, Fariñas ainda se encontra em estado grave e corre risco de morte.
Meu comentário
Guillermo Fariñas, este é - realmente - o Cara!
Um homem simples! Jornalista, psicólogo, que conseguiu dobrar a dupla de ditadores Fidel e Raul Castro. Com sua forma moral, depois de 134 dias em greve de fome pela libertação de seus companheiros de prisão, Guillermo Fariñas ganhou uma batalha, mas ficará com as sequelas do duro combate, pois o terreno onde tiveram lugar as ações dessa guerra singular foi o seu próprio corpo que é, afinal de contas, o único espaço que lhe restava para levar a cabo a sua campanha.
Fariñas, seu lugar está reservado na História!
Aos ditadores da dinastia Castro, que há mais de 50 anos fizeram de Cuba a "ilha-prisão", – e seus bajuladores– fica destinado a lata de lixo da História...
A História é implacável...

3 comentários:

  1. Prezado Armando.

    Finalmente está sendo feito justiça.

    ResponderExcluir
  2. Sr. Armando Lopes Rafael.
    Como seria bom se aqueles que cobram do governo cubano que libertem seus presos políticos cobrassem também dos Estados Unidos a libertação de presos políticos na prisão norte americana em territorio cubano de Guantânamo. Odaini é um jovém que foi preso em 2002 quando tinha apenas 17 anos. Em Guantânomo encontr-se mais de 600 presos políticos sob a responsabilidade dos Estados Unidos, pergunto: Cadê as vozes que clamam no deserto? Obama estipilou um prazo de no máximo até janeiro de 2010 desativaria a prisão, mas esse prazo foi adiado, por que hem?
    Em tempo: Não concordo com nenhum tipo de perseguição política.

    ResponderExcluir
  3. Caro Sr. Francisco Gonçalves de Oliveira:

    Uma coisa é ser preso de consciência sem ter apelado para a violência em protestos, como é o caso dos prisioneiros cubanos.

    Outra coisa é sofrer acusação de terrorismo às Torres Gêmeas de Nova York, atentado perpetrado pela Al-Qaeda por determinação de Osama Bin Laden.

    De qualquer forma respeito seu pensamento.

    ResponderExcluir