Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 5 de julho de 2010

VOANDO ALTO - Por Mundim do Vale

Sonhei esta madrugada
Voando como gaivota
O vôo não tinha parada
Nem eu conhecia a rota.
Eu via luzes brilhando
Algumas nuvens passando
E um clarão que me atraía.
A princípio eu ma assustei
Mas de repente escutei
Um hino á Virgem Maria.

Depois que escutei o hino
Notei que havia chegado
Pelo toque de um sino
Fui recepcionado.
Um anjo me disse: - Amém
Você está muito bem
Porque aqui é o céu.
Seus irmãos estão aqui
Com sua mãe Iraci
E seu sogro Ezequiel.

Foi quando eu falei zangado;
- Trate de me devolver,
Pois eu não fui convidado
E nem queria morrer.
Ele disse:- Tenha calma
Que você agora é alma
Vai ter que se acostumar.
Quando você vê Morais
Vivendo de tanta paz
Não vai querer mais voltar.

Me levou para um salão
Me tratando muito bem
Vi Sérgio com um violão
Tocando “ Baião de cem. “
Vi Morais com um projetor
Ligado a um computador
Cuidando de cada um.
Depois disse: - Pato rouco
Toque “ Sala de reboco “
Que um anjo trouxe Nanum.

Como ficou bom o clima
Eu me danei a rimar
Morais disse: - Aqui em cima
Você tem que moderar.
Aqui não precisa voz
Pra você falar com nós
Só precisa usar a mente.
Regule bem o seu passo
Que aqui não tem espaço
Para poeta indecente.

Já está também na hora
De tu deixar de fumar
Tá igual uma caipora
Já é tempo de parar
Tu pensa que eu não sei?
No dia que eu viajei
Tu disse assim pra Renata:
- Vou fazer um sacrifício
Para deixar esse vício
Porque o cigarro mata.

Pois seja forte e seguro
Tenha força de vontade
Cigarro não tem futuro
É coisa de vaidade.
No lugar de uma tragada
Tome uma bananada
Que faz bem, não tem engano
Sei que é um homem forte
Mas não subestime a sorte
Porque ainda é humano.

Depois chegou uma freira
Começou a oração
Chegou Joscilé Taveira
E o motorista Torrão.
Esinho chegou feliz
Junto com Luís Diniz
E eu não tinha visto ainda.
Depois foi Maria Zélia,
Serginho De Rosa Amélia
E a professora Ormicinda.

Meu avô e a minha Avó
Rezavam pra são Vicente
Doutor Osvaldo e Leó
Chamavam Jesus Clemente.
Lourival e Dona Emília
Vinha trazendo a família
De Miguel e Clementino.
Mas eu fiquei mais feliz
Foi quando vi Valdeliz
Com Clara e José Silvino.

Eu vi meu tio Raimundo
Com o seu neto Marquito
Mas nunca vi nesse mundo
Lugar assim tão bonito.
Vi chegando Luís Proto
Depois Sarney numa moto
Com um balaio de flores.
Vi Haroldo e Vieirinha
Estudando a ladainha
Com a professora Dolores.

João Cassundé com um mote
Pra Zé Gonçalves cantar
Seu Souza tocante um xote
Para os velhos cochilar.
Chegou lá Dona Andradina
Suspendeu uma cortina
No salão da sacristia,
Onde uma banda afinada
Tocava uma alvorada
Que Mestre Antônio regia.

Padre Otávio e Josué
Ficaram um tempo sentados
Tonico e José Bile
Recebendo os convidados.
Antão Bitu perguntava
Como é que se encontrava
Nossa terra do arroz.
Mas na hora da resposta
Foi chegando Humberto Costa
E eu deixei pra depois.

Num lugar bem sossegado
Eu vi Doca de Dodô
Que não saía do lado
De José de Seu Totô.
Eu vi tanta gente boa
Que fiquei ali à toa
Sem saber o que dizer.
E o anjo tinha sumido
Fiquei pensando comigo:
- Como é, que eu vou descer?

Morais notou a aflição
Chegou bem perto de mim
Disse: - Calma meu irmão
A coisa não é assim.
Você está a sonhar
Pra no sonho avaliar
Todo diferencial.
Aqui só existe amor
Lá ainda há rancor
Falta união fraternal.

Eu fiquei a refletir
E comecei a pensar
Se era melhor dormir
O se devia acordar.
Foi quando vi novamente
Um clarão na minha frente
Que me deu um sobressalto.
Naquela hora eu voltei
E em seguida acordei
Pois tinha voado alto.
Mundim do Vale

5 comentários:

  1. Mundim.

    Voce arrasou. Hoje está sem comentarios. Parabens.
    Receba meu abraço.
    A. Morais

    ResponderExcluir
  2. muito bom esse poema eu conhecia mas não tinha vai pro meu blog amanhã

    ResponderExcluir
  3. Amigos,

    Aguardem um poema dedicado ao vate Mundin do Vale, para que ele não voe tão alto.

    Morais, peço para publicar em uma só postagem.

    Um abraço em todos.

    ResponderExcluir
  4. Mas esse homem é poeta até dormindo, é na terra e nos ares, fazendo seus poemas,é no claro ou no escuro, na companhia de homens ou da Virgem Maria, ele se sai bem de qualquer modo e é bem premiado se encontra também com quem já não vive entre nós, mas é rebelde esse cabra ainda quer ficar entre e nós alegra um tanto mais esse nossos corações.
    Tem razão Mundim do Vale aqui é seu lugar, não nos deixe ainda não que temos muito que aprender com essa sua sabedoria e num abro mão disso não, arranjo até briga com os anjos, mas você fica é aqui na terra com seus amigos e trate de voar mais baixo e acordar na hora certa. eita homem danado nem dormindo fica parado.

    ResponderExcluir
  5. Morais.
    Obrigado em emu nome e no nome daqueles que foram homenageados.

    Israel eu sabia que você tinha.

    E as garotas Magnóília e Iris eu agradeço pelos comentários e ainda autorizo a usarem o poema da forma
    que acharem interessante.
    Este poema foi desenvolvido no ano
    2.000 e de lá pra cá eu já tive sonhos e pesadelos mas resolví Acordar pra ficar com minha gente
    boa, aqui da terra.
    Abraço da terra.
    Mundim.

    ResponderExcluir