Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 7 de agosto de 2010

Eleições no Crato de antigamente - Por A. Morais

Praça Siqueira Campos - Crato.

Postagem dedicada ao amigo do Blog - Carlos Eduardo Esmeraldo.

No Crato tivemos campanhas politicas memoráveis. Grandes personalidades, Deputado Federal, Deputado Estadual, vice-governador, presidente da Assembléia Legislativa, Senador da Republica e por ai vai. Tudo isso o Crato já ofereceu ao Ceará. Temos muitas proezas contadas das nossas eleições e muitos exemplos de homens publicos.
Numa delas, em décadas do século passado, Zé Tinino era candidato a Deputado Estadual. Num discurso emocionado, em cima de um palanque completo de grandes lideranças, Zé Tinino afirmava para uma platéia atenta e curiosa que: "Eu estou a poucos metros da Assembléia Legislativa do Ceará". Chico Soares, observando o movimento a certa distancia arrematou com um grito retumbante: "A 600 KMs mermo"!

3 comentários:

  1. As vezes, eu passo pela Praça Siqueira Campos e lembro Chico Soares. Aquela figurinha amiga, brincalhona, alegre, bem humorada e feliz. Chico deixou uma lacuna de saudades.

    ResponderExcluir
  2. Caro Morais

    Agradeço a lembrança. No dia em que eu soube da morte do Diomedes Pinheiro, lembrei-me de uma das suas histórias. Foi sobre aquela em que o Diomedes era fiscal do velho PSD nas secções eleitorais do Crato Tenis Clube e não estava deixando os eleitores defuntos ou os ausentes da UDN votarem. E o Coronel Filemon, líder da UDN, pediu a um dos seus assores para dar um jeito de retirar o Diomedes de lá. Então o camarada chegou no Clube e falou bem alto: "Eita pessoal, eu vi uma bagaceira feia alí na Praça da Sé. Um jeep desgovernado subiu a calçada e atropelou a mulher de um tal de Diomedes Pinheiro. Não sei nem se ela escapou." E o Diomedes desceu a rua da Coronel Antônio Luis correndo a todo fôlego, deixando o PSD sem nenhum fiscal.
    (Pelo menos foi assim que dei a minha versão de uma história que é sua, entre as muitas e cômicas do seu amplo repertório.)
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Prezado carlos.

    Este texto simples e dispretencioso é um dispertar para a gente cratense. Naquelas epocas o Crato não tinha os votos, mas tinha os politicos. Hoje tem os votos e falta-nos os representantes.

    ResponderExcluir