Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Lobos Internos - Por Armando Rafael.


Um velho avô disse a seu neto, que veio a ele com raiva de um amigo que lhe havia feito uma injustiça : "Deixe-me contar-lhe uma história. Eu mesmo, algumas vezes, senti grande ódio àqueles que aprontaram tanto, sem qualquer arrependimento daquilo que fizeram. Todavia, o ódio corrói você, mas não fere seu inimigo. É o mesmo que tomar veneno, desejando que seu inimigo morra. Lutei muitas vezes contra estes sentimentos".E ele continuou:

"É como se existissem dois lobos dentro de mim. Um deles é bom e não magoa. Ele vive em harmonia com todos ao redor dele e não se ofende quando não se teve intenção de ofender. Ele só lutará quando for certo fazer isto, e da maneira correta. Mas, o outro lobo, este é cheio de raiva. Mesmo as pequeninas coisas o lançam num ataque de ira! Ele briga com todos, o tempo todo, sem qualquer motivo. Ele não pode pensar porque sua raiva e seu ódio são muito grandes. É uma raiva inútil, pois sua raiva não irá mudar coisa alguma. Algumas vezes é difícil de conviver com estes dois lobos dentro de mim, pois ambos tentam dominar meu espírito".

O garoto olhou intensamente nos olhos de seu Avô e perguntou:

"Qual deles vence, vovô?"

O Avô sorriu e respondeu baixinho:

"Aquele que eu alimento mais freqüentemente".

3 comentários:

  1. MUITO BOA ESSA MENSAGEM; DE FATO O ALIMENTO FORTIFICA A QUEM SE UTILIZA DELE. SE ALIMENTA-SE ÓDIO, ESTE ESTARÁ FORTIFICANDO-SE. SE O AMOR ESSE CRESCERÁ DENTRO DE NÓS. E MAIS QUALQUER UM DOS DOIS QUE VOCE O ADUBE, PODE CRESCER E TOMAR O LUGAR DO OUTRO. E O FRUTO QUE SE COLHE DEPENDE DA SEMENTE DO TERRENO E DO ADUBO QUE COLOCAMOS. MUITO BOA ESSA LIÇÃO DE VIDA PRA COMEÇAR O DIA

    ResponderExcluir
  2. Prezado Armando.

    Muito boa lição de vida. Obrigado pela postagem.

    O amor sempre vence.

    ResponderExcluir
  3. É...

    Maravilha Armando Rafael, maravilha de postagem.

    Merece uma introspecção individual.

    O ser humano precisa muito de ler coisas boas, que o leve a melhorar-se cada vez mais.

    Um abraço do

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir