Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 10 de setembro de 2012

A Revolução de Juazeiro - Por Antonio Morais

A partir de amanha estarei postando partes do poema de José Augusto de Lima Siebra que trata da Revolução de Juazeiro. Pouco se conhece a esse respeito porque ninguém tem o menor interesse em registrar a historia. O certo é que onde havia um foco de resistência aos dominadores da politica da época, os jagunços ou cangaceiros, como queiram chamar, faziam uma visita e amarravam, açoitavam, humilhavam, destruíam e até roubavam tudo. Aconteceu no Sitio Boa Vista em Várzea-Alegre, pelo simples fato do chefe da família se declarar contrario aos poderosos da época. A politica é mesmo dinâmica, de décadas para cá, os que mandaram açoitar e os que apanharam se uniram e de braços dados seguem esquecidos dos fatos ocorridos com seus antecedentes.
Veja uma estrofe do poeta: José Augusto de Lima Siebra.
.
No termo de Várzea Alegre
Na fazenda Boa Vista
Uma família pacata
Branca, honrada, benquista,
Foi amarrada, açoitada,
Por se dizer rabelista.

Um comentário:

  1. A fuga para Varzea-Alegre. Proprietarios deixavam seus bens e fugiam em busca de abrigo e proteção em outras localidades, enquanto a bandidagem tomava de conta.

    ResponderExcluir