Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 20 de setembro de 2016

ALGODÃO DOCE - Dr. Jose Savio Pinheiro


Fico indignado ao assistir nos nossos dias a valorização apenas do ter. O ser caiu no esquecimento. A honra, a disciplina, a benquerença, o sacrifício, tão bem cantados por Rui Barbosa, perdeu completamente o sentido. A cultura, a tradição, o respeito, a compreensão também se perderam no tempo.

O encantamento com a natureza, a religiosidade e a crença perderam espaço, através da mídia, para o consumismo desenfreado posto em prática pelas veiculações televisivas através de programas, que só empobrecem a nossa mente. Não que eu seja contra o entretenimento, mas precisamos valorizar mais o menos supérfluo.

O ser humano dos nossos dias precisa ter carros, mansões, mandatos e muito dinheiro para ser valorizado e respeitado, deixando-se de lado tantos valores morais e éticos a serem prestigiados. O mundo se esqueceu de valorizar o simples.

Daí, o meu fascínio por uma iguaria bela como a neve, deliciosa como a vida, envolvente como a fé, transformadora como o Deus-Pai, todo poderoso e que alegra os corações e os estômagos de adultos e crianças, e que para adoçar a nossa existência necessita apenas de um singelo componente.

Um punhado de açúcar.
Dr. Savio.

7 comentários:

  1. Prezado Dr. Savio

    Estes conceitos estão em desuso. E quem os defender atrai para si o odio, a raiva e o rancor alheio.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com tudo que você escreveu. O seu relato foi muito real. E, concordando com o que comentou A.Morais faço uma observação postando uma frase de um autor desconhecido que li em algum livro: "É preciso coragem para levantar e falar, mas também é preciso coragem para sentar e ouvir."
    E você meu caro Sávio é possuidor de toda essa coragem. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Zé Sávio, Deus permita que em seu coração haja sempre lugar para "um punhado de açúcar"!!
    Beijos cá do outro lado do Oceano

    ResponderExcluir
  4. Sávio,

    O doce da vida são realmente as coisas simples... o superfluo nos distancia de Deus e nos deixa vazios.
    Você escreveu de maneira bela o doce refletido no algodão doce e isto, representa a poesia, o entretenimento, o alegrar de te ver e conversar contigo, apesar do seu pouco tempo. Um abraço tereza Régia.

    ResponderExcluir
  5. Morais, Fidera, Klébia, Tereza,

    Obrigado pelos comentários, que deram mais sabor ao meu texto.

    ResponderExcluir
  6. Tio Sávio,

    alem de ser coisas simples retrata muita coisa.
    esse texto é realmente importante, é o doce da vida que a crinça se alegra, pois concordo com tudo que você escreveu.

    ResponderExcluir
  7. Gabriel,

    Obrigado pela visita e pelo comentário. O doce dessa vida é vivê-la sem medos.

    Um abraço.

    ResponderExcluir