Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

BENÇA, MÃE - Por Xico Bizerra.

Alô, Mãe, bença: tô ligando para pedir pra senhora ir na venda de Amarilio e comprar um cordelzinho do Patativa pr'eu me distrair no CDU/Piedade. Antes eu me distraia no lero-lero com o povo, mas hoje o povo não quer mais conversa, é tudo emburrado, calado. Não sei se temendo um assalto, arretado da vida com os politicos que lhe roubam ou se com medo de um novo virus que nem o mais brabo dos antibioticos dá jeito. Dia desses eu dei um espirrozinho de nada, foi um tal de me encarerem que eu fiquei foi com medo. Depois disso passei um tempo andando de pés. Se eu tivesse o talento de um cabra que eu conheço, alto, esguio, barbichinha, sabido que só a molestia e que usa uma camisa com um "J" e um "Q" nos peitos, saía por aí contando a historia do matuto que foi ao cinema, e nem aperreava a senhora pelo livrinho de Patataiva. Eu ia era contar historias no meio do mundo. Mas eu sou só eu, não sei contar causos, só sei escutar....
Mãe, tem hora que eu tenho inveja de pai, sentadim na cadeira de balanço, espiando a vida passar, contando e ouvindo prosa na calçada com os amigos. Feliz de quem tem quem lhe escute. Aqui na Capitá tem disso não, ninguem conhece ninguem. Mãe, vou desligar que a bufunfa " tá curta, a pindaiba tá grande e os credito tão no fim. Eu tava até juntando uns trocados pra ir por aí no São João mas cismei de ir ver p Sport na final do Campeonato: resultado: com o preço do ingresso que me foi cobrado, restou só a quase alegria do time quase de primeira e o lizeu no "pé do cipa". Foi-se a viagenzinha pro sertão.
Mãe, vou desligar. Não esqueça de mandar meu livrinho, visse?
Bença, mãe.

3 comentários:

  1. "Antes eu me distraia no lero-lero com o povo, mas hoje o povo não quer mais conversa, é tudo emburrado, calado. Não sei se temendo um assalto, arretado da vida com os politicos que lhe roubam ou se com medo de um novo virus que nem o mais brabo dos antibioticos dá jeito".

    Verdade. Grande Verdade.

    Valeu Xico. Parabens.

    A. Morais

    ResponderExcluir
  2. Xico,

    Antes, eu não compreendia a solidão dos grandes centros urbanos, onde as cidades muito grandes distanciavam os seus habitantes. Hoje, com a violência e o medo das epidemias, até mesmo cidades menores estão sofrendo deste horrendo mal. Se, como você sugere, as pessoas voltassem a sentir prazer com a leitura de cordéis, já seria muito bom para se evitar uma depressão.

    Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Apois num é exatamente de tudo isso que morro de saudade. Ha! Como bom e eu não sabia...Vou até parar por aqui antes, que antes nafa, já cumeçei a chorar...E dai? Vou pro banheiro derramar minhas lágrimas pras aguas do mar se juntar...
    Íris Pereira

    ResponderExcluir