Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 5 de dezembro de 2010

O GRANDE AMOR DE UM POVO - Por Vicente Almeida

SÃO BERNARDO DO CAMPO - SÃO PAULO
13º ENCONTRO DE VAREZEALEGRENSES

A festa começa às 12 horas, mas, desde cedo, todos já se sentiam mais felizes e muito ansiosos pela passagem do grande evento.

Hoje é o esperado dia, é a data em que com muita alegria, conterrâneos se reúnem em uma cidade distante do seu torrão natal, para homenagear sua cidade de origem e dividir com seu povo, todas as alegrias.

Esta brava gente, em massa contribuiu para o desbravamento daquela terra, e lá fundou profundas raízes, de tal forma que quase criou uma cidade independente dentro da outra.

Em São Bernardo do Campo - SP, hoje é dia de festa, mas a comemoração é para Várzea Alegre, cidade da Região Sul do Estado do Ceará, é para São Raimundo Nonato, Padroeiro dos varzealegrenses e por que na dizer: É PARA O POVO VARZEALEGRENSE.

São mais de quinze mil irmãos recebendo um abraço fraterno dos mais de 50 mil que ficaram em sua terrinha natal e outros milhares que habitam os mais distantes rincões do planeta.

Será uma festa inesquecível, será um dia que marcará a todos de todas as idades.

Posso imaginar e ver mentalmente na grande fraternidade, grupos se reunindo para contar como chegaram a tão distante lugar, e como foram tão bem acolhidos pela comunidade local.

Posso imaginar a batalha dessa brava gente para conquistar o seu lugar ao sol.

Imagino também os grupos de contadores de causos varzealegrenses que parecem até mais contentes do que os demais, pois, estão sempre rindo a cada causo narrado, e ninguém escapa de dar uma espiada nesse grupo. Parece que falam muito sobre os contrastes de Várzea Alegre, e além dos verdadeiros estão incluindo outros que com o tempo também serão vistos como verdades. Que pena o Morais não estar presente.

Vejo crianças correndo, jovens enamorados se aconchegando cada vez mais, casais acolhendo irmãos visitantes para o grande evento. Vejo alegria contagiante em todos os semblantes.

E virtualmente continuo vendo o empenho dos promotores, organizadores e divulgadores do grande evento através da Associação Beneficente Cultural Varzealegrense, cumprindo sua finalidade principal: Reunir festivamente todos os conterrâneos.

Vejo sem dificuldades, os políticos das duas cidades confraternizantes enaltecendo o acontecimento histórico.

E finalmente vejo o Blog do Sanharol administrado por Antonio Alves de Morais, divulgando o evento para todos os recantos através de seus colaboradores.

A Morais não cessa de vibrar e enaltecer sua terra e sua gente além de estimular todos os demais varzealegrenses a se entrelaçarem cada vez mais.

Magnólia, Fafá, Fideralina, Cláudio Sousa, Jesus Luciano, Camilo, Ailton, Mariana, Elizafran, Roberta, Ângela, Pedro Alves de Almeida e tantos outros, contribuíram através deste Blog para divulgação desta data inesquecível.

Daqui do Crato, quero enviar a todos, meus sinceros Parabéns estendendo votos de um Natal e um 2011 repletos de muitas realizações.

Fraternas Saudações
Vicente Almeida

5 comentários:

  1. Vicente, acabo de ler mais uma de suas belas crônicas, hoje você me emocionou muito mais pelas suas palavras muito bem colocadas, pela bela descrição da nossa terra, do nosso povo, do nosso sentimento, sempre enaltecendo o trabalho do blog. Aqui também somos uma família e me sinto mais á vontade por saber do seu carinho por Morais que é um velho amigo de infância. Bom, tem mais: VOCÊ É DO CRATO QUE TAMBÉM ADORO. Andei muito aí quando mais jovem. Obrigada peala postagem especial e bom domingo!
    Fafá Bitu

    ResponderExcluir
  2. Prezado Vicente.

    Desde nuito tempo, quando fui lhe tomar como compsdre e padrinho do meu segundo filho eu já lhe tinha como um varzealegrense. Portanto parabens por fazer parte desta familia e pela postagem.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Você tem toda razão Vicente Almeída, você foi escrevendo como se realmente estivesse lá, não errou em nada, não escreveu a mais nem a menos.
    Olhe a ansiedade era tanta que eu cheguei ao local 9horas da manhã, minha vontade de ver cearenses que traziam o cheiro da terrinha, o sorriso, o sotaque e a simpatia. E tudo ocorreu exatamente como seus pensamentos transmitiram em seu texto.
    Eu fiz nossa vez de cratense, espero ter feito bem.
    Um forte abraço
    Íris Pereira

    ResponderExcluir
  4. É...

    Fafá, Morais e Iris:

    Uma festa como essa,tão decantada e esperada,dá agua na boca de quem fica de fora.

    Tudo que podemos fazer, é imaginar o que estamos perdendo. E imaginando, conseguimos visualizar a parte mais esperada, aquela que de fato aconteceria: Ansiedade, causos e contrastes de Várzea Alegre, romantismo, solidariedade, discursos, e tudo o mais.

    Juntado tudo isso, dá uma pequena história, ou como diz a Fafá "Uma Cronica"!

    Assim sendo, procuramos descrever como se lá estivessemos.

    Se fantasiamos é por que toda história precisa de um pouco de fantasia para torná-la mais atraente.

    Fafá, sou do Crato sim. Cratinho doce, Cratinho de Açucar como dizia Luiz Gonzaga.

    Morais, meu compadre e meu amigo, obrtigado por me tornar varzealegrense, mas, não deixe os outros saberem, se não todo mundo vai querer um titulo.

    Iris-Arcoiris, passei o dia todo imaginando a alegria desse povo. Fiquei feliz quando vi as fotos postadas por Magnólia e você no meio. Vou mostrar para a Valdenia.

    Abraços a todos

    Vicente Aalmeida

    ResponderExcluir
  5. Vicente, considero uma crônica sim aquilo que vc escreveu sobre o evento.Engraçado, a gente nem se conhece mas tem gostos comuns.(Só falta falar francês). "Sou do Crato, sim. Cratinho doce, Cratinho de Açucar como dizia Luiz Gonzaga." Andei tanto lá na minha juventude ia para a casa de meu tio Souza de saudosa memória, a sua esposa Lilou é muito conhecida aí: " A VOVÓ DO VOVÔ". Nos seus 90 anos até lançou um livro com fragmentos de sua vida. Achei lindo. Navegue no blog que vc vai encontrar uma homenagem que fiz...tem até a foto dela.Abraço cá de nóis.

    ResponderExcluir