Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 29 de janeiro de 2011

PROVOCANDO POETAS E POETISAS - Por Mundim do Vale

Já lacei Sávio Pinheiro
Com um laço de cigano,
Israel passou um ano
Sem achar o meu roteiro.
Vicente fugiu primeiro
E Claude fugiu também.
Não sei se Lisboa tem
Coragem de me encarar.
TOU CANSADO DE RIMAR
SEM PERDER PARA NINGUÉM.

Aldenísio é reservado
Tá no seu canto quieto,
Cláudio botando boneco
Já perdeu o rebolado.
Francisco fica calado
E Klébia eu sei que não vem.
Flor do Chico disse bem:
- Morais vai só escutar.
TOU CANSADO DE RIMAR
SEM PERDER PARA NINGUÉM.

Eu rimo a semana santa
A salva do meio dia,
O ônibus de cacaria
E a folhagem da planta.
Rimo o galo quando canta
Rimo o pinto no xerém,
Rimo o canoto do vem vem
E o peixe a desovar.
TOU CANSADO DE RIMAR
SEM PERDER PARA NINGÉM.

Rimei piau e traíra
Rimei o caldo da cana,
O Alfinim de Santana
E o Beco de Gobira.
Rimei corda de imbira
Rimei o mar do Pecém,
As matas de Santarém
E barbinha e Alencar.
TOU CANSADO DE RIMAR
SEM PERDER PARA NINGUÉM.

Eu já rimei com Bidim
Com Dideus e Dedé França,
João Bitu é uma criança
Pra rimar perto de mim.
Quem não quiser levar fim
Reze um terço e diga amém,
Que, esse vai, mas não vem
Só faz é me perturbar.
TOU CANSADO DE RIMAR
SEM PERDER PARA NINGUÉM.

Não tive aqui intenção
De a ninguém ofender,
Se alguém não entender
Que aceite o meu perdão.
Quem faz verso tem noção
Do que o poeta escreveu,
O que é seu, não é meu
E nem eu posso tomar.
TOU CANSADO DE RIMAR
COM QUEM RIMA MAIS QUE EU.

30 comentários:

  1. Aproveitando o teclado, eu quero aqui desejar um bom apetite,para os encontristas da casa do poeta Vicente.
    Abraços da Raja.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu desafio. Que entrem em ação os poetas e poetisas.

    ResponderExcluir
  3. Não quero ser o primeiro
    A entrar em confusão
    Só entro por atenção
    Ao poeta autaneiro
    Que faz verso o ano inteiro
    Cutucou de antimão
    Poetas do seu torrão
    E depois pega o roteiro
    Vai sofrer que nem cordeiro
    No machado do sertão
    Vou dizer preste atenção
    São Raimundo é padroeiro
    Da terra dos violeiros
    A quem peço proteção!

    ResponderExcluir
  4. O desafio aqui tem tema
    A pressa fez eu errar
    tá escuro como breu
    A desculpa eu quero dar
    Põe na conta do Abreu
    TOU CANSADO DE RIMAR
    COM QUEM RIMA MAIS QUE EU.

    ResponderExcluir
  5. Pra rimar rima com rima
    Como fazia Patativa
    Solto a verve criativa
    A na palavra vou cima
    Pode vir raio e trovão
    Tempestade do sertão
    Das que vão e um dia vêm
    Não me deixo derrubar
    TOU CANSADO DE RIMAR
    SEM PERDER PARA NINGUÉM.

    Esse poeta Mundim
    É um cabra de valor
    Merece honra e louvor
    Só não me provoque assim
    Pois eu gosto de brigar
    Sem no pescoço pisar
    De um conterrâneo meu
    Assim é melhor parar
    TOU CANSADO DE RIMAR
    COM QUEM RIMA MAIS QUE EU.

    Tarciso Coelho

    Soure (PA), 29.01.2011

    ResponderExcluir
  6. Continua...

    Vou esperar mais um pouco
    A coisa tá melhorando
    Tem poeta feito louco
    Pras bandas do ceará
    Eu rimo em qualquer lugar
    o Mundim é um colosso
    A flor do chico correu
    Mas, em breve vai voltar
    TOU CANSADO DE RIMAR
    COM QUEM RIMA MAIS QUE EU.

    ResponderExcluir
  7. O mundim tá esperando
    O sávio pinheiro entrar
    Esse recado eu já sei
    Quer a ele provocar
    São poetas de valor
    Não pixote como eu
    O acadêmico doutor
    Em breve vai começar
    TOU CANSADO DE RIMAR
    COM QUEM RIMA MAIS QUE EU.

    ResponderExcluir
  8. Caro Francisco Oliveira
    Sei você não é pixote
    Dança forró e até xote
    E nunca disse besteira
    Se na rima foi entrar
    É porque sabe brincar
    Até aqui ninguém perdeu
    E se eu não sou de apanhar
    TOU CANSADO DE RIMAR
    COM QUEM RIMA MAIS QUE EU.

    ResponderExcluir
  9. Meu caro Mundim,

    O Lisboa sempre teve.
    E pra ele sempre foi bom.
    Dialogar com um primo.
    Sem ter que baixar o tom.
    Tão importante quanto é bom.
    Entre nos quem é capaz.
    Sei que Mag rima mais.
    Pois pra isto ela tem.
    E não é de brincar.
    Se alguém quer incarar.
    Não perde para ninguém.

    ResponderExcluir
  10. Quem é rei nunca perde a magestade. Parabéns, adorei sua rima, quem dera saber rimar um pouquinho para te desafiar!kkkkkkkkkkkkkk
    Adoro quando ler seus poemas.Aliás os poetas desse Blog são excelente. Parabéns!
    Fideralina.

    ResponderExcluir
  11. Deixa de ser modesta, Fideralina, você também escreve coisas maravilhosas. Acho que todos precisam entender que aqui é um lugar de lazer, companheirismo, nada de estrelismos. Mundim é a maior figura do blog para mim e sempre foi muito receptivo comigo.Isso é o que importa Fafá Bitu

    ResponderExcluir
  12. A Mag tá reunindo
    Os trabalhos que ela tem
    Que é pra poder começar
    A rimar como convém
    Ela é a flor do Chico
    não me canço de falar
    Que pode ser um feitiço
    Que ela fez para o Romeu
    TOU CANSADO DE RIMAR
    COM QUEM RIMA MAIS QUE EU.

    ResponderExcluir
  13. LAÇOU PINHEIRO QUE NÃO CORRE
    MAS NÃO LAÇA UMA RAPOSA
    VOCÊ NÃO RIMOU NA LOUSA
    SE NÃO SE CUIDAR CÊ MORRE
    NÃO AGÜENTA MAIS UM PORRE
    NEM UMA PELEJA TAMBÉM
    SEU PAIOL QUE TINHA CEM
    UM VOCÊ NÃO VAI ENCONTRAR
    SE DIZ CANSADO DE RIMAR
    E SEM PERDER PRA NINGUÉM

    VOCÊ SE PERDEU NA POSTAGEM
    DOS VILÕES QUE QUIS CULPAR
    COM A CULTURA POPULAR
    DE ESTAREM DE SACANAGEM
    NO ROTEIRO DESSA VIAGEM
    VOCÊ SE PERDEU FOI BEM
    FALOU COMO ALGUÉM QUE VEM
    A NATUREZA DESAFIAR
    SE DIZ CANSADO DE RIMAR
    E SEM PERDER PRA NINGUÉM

    MUNDIM É BOM QUE VOCÊ PARE
    E SEM TER SEU PAPEL COMPLETO
    RIMOU BONECO COM QUIETO
    NA HÁ COM QUE EU O COMPARE
    ESPERO UM QUE SEPARE
    GIGANTE DOS QUE CONVÉM
    PARA QUE SE POSSAM ALÉM
    DE POSTAR TAMBÉM VERSAR
    SE DIZ CANSADO DE RIMAR
    E SEM PERDER PRA NINGUÉM

    FALOU QUE ENFRENTOU BIDIM
    DEDÉ FRANÇA E DIDEUS
    HOMEM PELO AMOR DE DEUS
    NÃO MINTA TÃO FEIO ASSIM
    POIS SE MENTIR PERTO DE MIM
    DESMINTO DE UM A CEM
    E HOJE VOCÊ HOJE AQUI VEM
    QUERER A TODOS ENGANAR
    QUE ESTAR CANSADO DE RIMAR
    E SEM PERDER PRA NINGUÉM

    ResponderExcluir
  14. Continua...

    Começo pedindo arrego
    Poque rimar eu não sei
    Mundim acendeu o fogo
    Porque rima mais que eu
    Para não atrapalhar
    E ensinar o que aprendeu
    Ele prefere calar
    A ganhar de aluno seu
    TOU CANSADO DE RIMAR
    COM QUEM RIMA MAIS QUE EU.

    ResponderExcluir
  15. Continuando...

    Faço meus versos com calma
    pra que possam recitar
    Só digo o que me convém
    TOU CANSADO DE RIMAR
    SEM PERDER PARA NINGUÉM.

    ResponderExcluir
  16. Já entrei num desafio
    Com gente pra todo lado
    Rimei meu verso quadrado
    Puxei a rima no fio
    No inverno e no estio
    Nunca fugi de ninguém
    Até lavei os "terém"
    Pra servir o seu jantar
    TOU CANSADA DE RIMAR
    SEM PERDER PARA NINGUÉM.

    Almocei lá em Vicente
    Um mungunzá com pequi
    Com direito a repetir
    Aquela comida quente
    E todo mundo contente
    Da gula ficou refém
    Pois não sobrou pra ninguém
    Nem mesmo para provar
    TOU CANSADA DE RIMAR
    SEM PERDER PARA NINGUÉM.

    ResponderExcluir
  17. Fui à casa do Vicente
    Com a Claude e o Morais
    E não esquecendo os demais
    Vi um clã inteligente.
    O Dihelson deu pra gente
    Um show de fotografia
    E a Valdênia, que irradia,
    A pureza do luar
    Fez o grupo delirar
    Com a sua simpatia.

    Durante a degustação
    De um banquete saboroso
    O Mundim muito meloso
    Ligou nos dando atenção.
    Porém, a sua intenção
    Não valeu um só vintém.
    Teve inveja de alguém,
    Daí o seu versejar:
    "Tou cansado de rimar
    Sem perder para ninguém".

    Vou mudar a sua mente
    Invertendo a sua rima
    Em nome da sua prima,
    Que é pessoa inteligente.
    Dona Socorro é docente
    E sabe ir mais além.
    Lembra os sinos de Belém
    Recordando o seu penar,
    Não me canso de rimar
    Porém, não temo ninguém.

    Vicente Almeida mostrou
    Um paraíso perdido
    Num lugar muito escondido,
    Que a natureza gerou.
    A Nina Brito gostou
    E a Fran se encantou também.
    Não viu, Mundim, este bem
    Pra num debate, explorar,
    Não me canso de rimar
    Porém, não temo ninguém.

    ResponderExcluir
  18. Quando vi a Claude Bloc
    Adentrar nesta peleja
    Vi que ela é sertaneja
    Com um nome estrambólico
    E lá no Crato bucólico
    Onde canta o vem-vem
    Vejo que bem convém
    Para ela eu confirmar
    TOU CANSADO DE RIMAR
    SEM PERDER PARA NINGUÉM.

    Se você quer me ganhar
    Nessa nossa cantoria
    Fale, grite e até sorria
    Não precisar se acanhar
    Mande em Vicente comprar
    O baião de dois que lá tem
    E muito pequi também
    Para eu me alimentar
    TOU CANSADO DE RIMAR
    SEM PERDER PARA NINGUÉM.

    ResponderExcluir
  19. Tarcisio, sou cearense
    Com um nome complicado
    Mas dou conta do recado
    De coração sou cratense
    Portanto você nem pense
    Que fujo dizendo amém
    Te desafio também
    Pra comigo pelejar
    TOU CANSADA DE RIMAR
    SEM PERDER PARA NINGUÉM.

    ResponderExcluir
  20. Peço licença aos poetas
    Para entrar nessa peleja
    Muito embora eu não seja
    Tão bom como esses profetas
    A poesia se completa
    Com o que a Várzea Alegre tem
    Poetas para mais de cem
    Nascidos para versejar
    “Tou cansado de rimar
    Sem perder para ninguém”

    Entrei sem comprar ingresso
    Sem Raimundinho me citar
    Mas é difícil evitar
    Por isso licença eu peço
    E a rimar eu começo
    No espaço que me convém
    Respeitando o que aqui já tem
    Pois esse mote é de lascar
    “Tou cansado de rimar
    Sem perder para ninguém”

    E agora finalizando
    A minha participação
    Agradeço a atenção
    De quem está navegando
    E pra este blog olhando
    Admirando o que contém
    Os novatos e os que aqui vêm
    Que venham sempre visitar
    Pois gostamos é de rimar
    Sem perder para ninguém

    ResponderExcluir
  21. Claude é nome complicado
    Assim também é o meu
    Tarcisio o pai me deu
    E o tabelião desletrado
    Fazendo um mal soletrado
    Engoliu o i que não tem
    Mas deixo de nhém-nhém-nhém
    E volto logo a pelejar
    TOU CANSADO DE RIMAR
    SEM PERDER PARA NINGUÉM.

    ResponderExcluir
  22. Mundim você impinja
    Essa lutar a começar
    Pois deixe de caçoar
    E de morto não se finja
    Nem a luta lhe aflinja
    Fugir dela não convém
    Mostre que coragem tem
    E aqui venha lutar
    TOU CANSADO DE RIMAR
    SEM PERDER PARA NINGUÉM.

    ResponderExcluir
  23. `Que legal, pareceu estar ao ouvindo teu desafio, que coisa mais bela, vou torcer pra que encontre alguém capaz de responder, pois uma rima dessas não pode parar por aí.
    Meu forte abraço
    Íris Pereira

    ResponderExcluir
  24. E a disputa continua...

    Começou não tem mais volta
    O jeito agora é brigar
    Eu que não sou de falar
    Cumprirei a minha cota
    Pra o cordel multiplicar
    Conheço a arma que tem
    quem tá quieto um dia vem
    E retoma seu lugar
    TÔ CAMÇADO DE RIMAR
    SEM PERDER PARA NINGUÉM.

    ResponderExcluir
  25. Continuando!

    O mundim lá no topo
    Na poltrona a ispiar
    Sem querer se comungar
    Nem a todos dar o troco
    Resta a nós só esperar
    O poeta se enfezar
    E resolver dar o troco
    Se o troco lhe convém
    “Tou cansado de rimar
    Sem perder para ninguém”

    ResponderExcluir
  26. Iris Pereira Obrigado
    pela honrosa atenção
    faço minha obrigação
    sou poeta abnegado
    já corri atrás de gado
    montei cavalho também
    quero saber quem é quem
    pra querer me derrubar
    TOU CANSADO DE RIMAR
    SEM PERDER PARA NINGUÉM.

    ResponderExcluir
  27. Iris Pereira Obrigado
    pela honrosa atenção
    faço minha obrigação
    sou poeta abnegado
    já corri atrás de gado
    montei cavalo também
    quero saber quem é quem
    pra querer me derrubar
    TOU CANSADO DE RIMAR
    SEM PERDER PARA NINGUÉM.

    ResponderExcluir
  28. num fique cansado não, essa luta é pra leão e você só não tem juba nem ronca alto, mas fala bonito em rimas e encontrar alguém que de fato vá ganhar com rimas mais perfeitas, vou até apostar e lançar meu desafio, quero que seja uma leoa a ganhar essa parada, quem sabe uma girafa elegante que vive aqui no sudeste e atende por Magnólia.
    Fique ai na luta mas canse não.
    Beijos
    Íris Pereira

    ResponderExcluir
  29. Provocar mais um pouco.

    Sávio Pinheiro foi sitado
    No verso pra provocar
    Disse que ele foi laçado
    Com um laço de cigano
    Israel uma vez por ano
    Fez o verso que convém
    Com pose de soberano
    Calado eu fico também
    TOU CANSADO DE RIMAR
    SEM PERDER PARA NINGUÉM.

    ResponderExcluir
  30. Isso aqui tá devegar
    poucos poetas rimando
    parecem estar esperando
    algum pixote entrar
    assim também vou parar
    para ver se outros vêm
    querendo o mal ou o bem
    mas mostrem bom linguajar
    TOU CANSADO DE RIMAR
    SEM PERDER PARA NINGUÉM.

    ResponderExcluir