Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Um Jogo Inusitado - Postagem do Antônio Morais.


Logo após a Copa do Mundo de 1930, no Uruguai, o esporte bretão tomou um grande impulso no Brasil. Multiplicaram-se os campos improvisados! As bolas para a pratica do esporte iam desde as feitas com bexigas de boi até as de pano.

Em Várzea-Alegre, talvez tenha acontecido a mais inusitada partida de futebol daqueles dias. O campo era um curral onde as duas porteiras, abertas apenas com o pau de cima, serviam de balizas e a bola era uma almofada de bilros.

As duas equipes se posicionaram para iniciar a disputa. Há quem diga que houve até um minuto de silencio; não se sabe para quem. A banda cabaçal tocou o Hino Nacional.

Quando o arbitro deu o silvo inicial, os bandos contendores se "abufelaram" e a poeira cobriu. O juiz ficou perdido no meio da pancadaria e só conseguiu encontrar o apito cinco minutos depois.

Com vários e altos silvos longos, conseguiu parar a tourada, mas o estrago já estava feito! Acalmados os ânimos e baixado a poeira, a almofada tinha desaparecido, dez braças de cerca estavam no chão e meia dúzia de contundidos baixaram à "enfermaria" que era uma bodega nas proximidades: cada um tomou um oito de cana para não gripar.

3 comentários:

  1. Caro amigo Morais,

    "Esse" minuto de silencio não se sabe pra quem....simplesmente sensacional!!!

    Várzea Alegre se consolida invariavelmente com a mais espetacular e singular "arena" de esportes de toda região, rsrsrsrs

    Abraço fraterno,

    Severo

    ResponderExcluir
  2. Morais,

    Que história doida da molesta! Você fez muito bem em dedicar este caso ao Manoel Severo, o homem forte no estudo do cangaço.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Remarcada para outra data, em sendo realizada Várzea-Alegre venceu o jogo pelo placar de dois a hum e meio.

    ResponderExcluir