Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

O grito do Cariri - Por Osvaldo Alves de Sousa.


A marcha inexorável da violência sobre a paz, o trabalho, os sonhos e as aspirações do povo brasileiro parece conduzir-nos, implacavelmente, ao caos generalizado. Nunca se viu, em tempo algum, tantas e tão cruéis cenas de brutalidade e desatino.Os homens estão perdendo o sentimento de amor ao próximo e se distanciam de Deus. Vivemos dias de panicos e sobressaltos. Os grandes centros do pais são caldeirões de sequestros e vandalismos comandam a desordem nacional. Vivemos encurralados em nossas próprias casas. Aliás, nem sempre, pois a insegurança e a violência rompem a tranquilidade dos lares para nos impor a sua ação sinistra.

Sequestram. Matam. Roubam.

Crianças e adultos tem sido vitima diárias da violência avassaladora. Os rastilhos de pólvora sobem e descem os morros das grandes cidades, atingem, agora, também, os centros de médio e pequeno portes do interior. O Brasil está assustado. Está em pânico. Os noticiários da televisão horrorizam a comunidade nacional.

A nossa região, até certo ponto tranquila e ordeira, vive momentos de angustia e medo Os assaltos e os crimes de morte tem ocorrido com uma frequência aterrorizante. A população do cariri está inseguro. O medo tem sido a característica do seu dia-a-dia, dentro e fora de casa.

As medidas anunciadas pelas autoridades competentes não tem evitado a pratica de crimes, e os assaltos a bancos, residências, ruas e praças continuam. A policia, precariamente equipada e parcamente remunerada, sente-se impotente para conter a onda de crimes que avassala a região. Diante do quadro aterrador, resta-nos um caminho: rezar. O cariri está pedindo misericórdia.

3 comentários:

  1. Este grito de alerta do Osvaldo Alves foi dado em 1999 por ocasião do lancamento do seu livro: Andanças e Lembranças. 12 anos depois podemos avaliar que este proplema se agravou em muito. As promessas mirabolantes dos governos nunca passaram de conversa fiado. O texto nunca foi tão atual.

    ResponderExcluir
  2. TEXTO QUE TRÁS A MAIS PURA REALIDADE. ATÉ AS PEQUENAS CIDADES VIVEM MOMENTOS DE PANICO QUANDO É CHEGADA INICIO DE MES OU NO FINAL DE ANO QUANDO SE PAGA OS 13º SALARIOS. E AS ATITUDES DOS PODERES NÃO VEM NEM NO BURRINHO DA BOA VONTADE DE RESOLVER. VEM APÉ E MUITAS DELAS FICAM NO MEIO DO CAMINHO

    ResponderExcluir