Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 5 de abril de 2011

BOI NA CAJARANA - Por Mundim do Vale.

O guisado é em janeiro
Quando Artemísia chegar,
Eu já mandei avisar
Ao dr. Sávio Pinheiro.
Ele vem de Juazeiro
Junto com a caravana,
Trazendo um litro de cana
Pra esquentar o guisado.
Eu quero o boi amarrado
No pé da cajarana.

Me amarre o boi
No pé da cajarana.

Quem serve o primeiro prato
É a simpática Florde Lís.
E a Flor Claude Borís
É quem vai tirar retrato.
Claude se afasta do Crato
Somente o fim de semana,
Fotografando a choupana
E o vaqueiro encourado.
Eu quero o boi amarrado
No pé da cajarana.

Me amarre boi
No pé da cajara.

No guisado eu vou botar
Meio quilo de farinha,
Pra me lembrar de Barbinha
Andando com Alencar.
Não tem como não lembrar
De um bom fim de semana,
Com aquele povo bacana
Que hoje tá afastado.
Eu quero o boi amarrado
No pé da cajarana.

Me amarre o boi
No pé da cajarana.

Eu quero a turma brincando
Na sombra climatizada,
Curtindo a música afinada
De um sabiá cantando.
Quero vaqueiro aboiando
Uma toada serrana,
No riacho da Caiana
Para conduzir o gado.
Eu quero o boi amarrado
No pé de cajarana.

Me amarre o boi
No pé de cajarana.

Dedico para aquela que me dedicou o bacalhau na mandioca.
Dedico ainda para os poetas Cláudio Souza e Luís Lisboa.

15 comentários:

  1. Agradeço ao colega que corrigiu as postagens anteriores, quando num descuido eu me atropelei.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Mundim

    Se preocupe não, tem uma Flor cuidando de suas postagens no Blog. Espero que o boi que está amarrado seja para fazer o churrasco. Mais um belo poema. Parabens.

    ResponderExcluir
  3. Flor de Lis vai servir o primeiro prato a Mundim do Vale, o responsável pelo guisado e seu maior incentivador. Quero servir naquelas panelinhas da feira, lembra? Quando criança fazíamos guisados nelas. Era tão gostoso!Vai haver cantoria por conta do Rolim, Cláudio Sousa vai levar seu boneco Damião e eu quero o boi amarrado no pé da cajarana.
    Francesinha

    ResponderExcluir
  4. EM TODA TEMA RIMADO
    POETA BOM É MUNDIM
    ME FAZ RELEMBRAR BIDIM
    QUANDO MORAVA AO MEU LADO
    PASSAVA A TARDE SENTADO
    NUMA CONVERSA BACANA
    ALI SÓ FALTAVA A CANA
    E UM PEITO DE PIRU ASSADO
    .........................
    .........................

    POETA MUITO OBRIGADO
    POR TER LEMBRADO DE MIM
    ME FEZ RECORDAR BIDIM
    NA PREGUIÇOSA SENTANDO
    E UM DIN DIN BEM GELADO
    DE CAJÁ OU CAJARANA
    QUE SÃO FRUTAS BEM BACANAS
    PRA FAZER SUCO GELADO

    .....................
    .....................

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Mundim
    Pelo convite ao guisado
    Posso chegar atrasado
    A Mag vai achar ruim
    Dizer que sempre fui assim
    E que esta é minha fama
    Chegar com 1 litro de cana
    Deixando o povo espantado
    Assim sou eu quem fico amarrado
    No pé da cajarana

    ResponderExcluir
  6. Já vi que a festa vai ser animada, esse pessoal do blog é energia pura, com o reforço da cana e sobremesa de rapadura, podem amarrar o boi, não no pé de cajarana, porque no pé de cajarana do boi vai ter a fritura!
    Obrigada por me esperarem.

    Flor das Bravas

    ResponderExcluir
  7. Flor do Chico.
    Obrigado pelas correções, estou contando com você para isso, porque o equipamento que eu estou usando aqui é muito antigo e o operador aqui é fraco na informática.

    Flor das Bravas.
    Nós podemos fazer o guisado no Chico e amarrar o boi num pé de siriguela das Bravas, ou no pé de juá de João Pedro no Sanharol.

    ResponderExcluir
  8. Raimundinho, nas Bravas, vamos caçar outro pé de coisa, porque ceriguela é muito fraco e num guenta cum boi boi nium. Tem mangueira por lá também. Mas tu gostou da tal da ceriguela. Vê outra coisa homi de Deus. Por mode a rente fazer esse guisado e leva Dudihna, Fatinha e a galera toda. Vai ter até Boneco Damião. Espero que o Claudio declame muita poesia bonita. Já vi um dia lá Praça de Santo Antonio, num evento de Fárias no Ceará. Ele bom demais em declamação.

    Abraços.
    Flor das Bravas.

    ResponderExcluir
  9. Estando eu convidado
    Preciso do endereço.
    Mas vejo, desde o começo,
    que o local não foi fixado.
    O Mundim, que é traquejado
    Não confirma a caravana,
    Porém falou pra sua mana:
    - Sanharol, Bravas ou Chico
    Em qualquer lugar eu fico,
    Mas num pé de cajarana.

    Me amarre o boi
    No pé da cajarana.

    ResponderExcluir
  10. Dr. Sávio, eu sei que vais às Bravas, então vê se há possibilidade do Raimundinho conseguir um pé de outra coisa, por favor. Vê se ele obedece e muda a ideia fixa do pé de ceriguela. Onde já se viu... o boi vai fugir e mote terá que ser outro. Ai que vergonha! Me ajuda, Dr. Sávio e me tira dessa enrascada.
    Um abraço.
    Flor das Bravas

    ResponderExcluir
  11. Flor das Bravas, seu amigo Mundim é tinhoso, quando cisma com uma idéia....vai longe, rs
    Flor de Lis

    ResponderExcluir
  12. Raimundinho do Jati
    Artemísia tem razão
    Ao pedir com devoção
    Outro local, junto a ti.
    Não venha com ti-ti-ti
    Nem com desculpa maneira.
    Nas Bravas, tem uma mangueira
    Para o teu boi amarrar
    E com ele se fartar
    Desta comida caseira.

    ResponderExcluir
  13. Para o guisado eu vou
    Quero logo avisar
    Se Dr. Savio amarrar
    O boi que Mundim falou
    Artemísia improvisou
    Uma data bem bacana
    Nem a cobra caninana
    Vai me empatar de ir
    O guisado dividir
    Lá no pé de cajarana.

    Me amarre o boi
    No pé da cajarana.

    ResponderExcluir
  14. É....Mas o pé de cajarana é no CHICO, todo mundo viu a foto. kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  15. Tá bom. Fica decidido pela Flor do Chico que é no Chico! Só sei que eu vou. Quero rever grandes amigos e conhecer novos grandes amigos.
    Um beijo a todos

    Flor das bravas

    Me amarre o boi
    no pé de cajarana!

    ResponderExcluir