Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 21 de abril de 2011

DA PICARETA AO TRATOR, OU AO SOCIAL? - Por Mundim do Vale.

Lendo a postagem da picareta ao trator, me veio uma dúvida. Se eu estiver equivocado, fiquem à vontade para me corrigir.
Quando criança conhecí aquele prédio, na minha curiosidade de ver os detentos sendo presos. Anos depois conhecí melhor, quando cumprindo mandados de prisões, conduzia o preso até aquela cadeia, quando entregava ao saudoso carcereiro Luís Miguel, mediante um recibo.

Alguns anos depois eu ví naquele local ou muito próximo, uma unidade educativa/social. Se eu não estiver enganado, a tortura ao patrimônio histórico não foi tão grave assim, as autoridades da época trocaram um local de reclusos, por uma escolinha ou creche.

As opiniões que os comentarista expressarem, eu recebo bem.

Mundim do Vale

12 comentários:

  1. Prezado primo Mundim.

    No local do antigo predio foi construido uma escola. Do males o menor. De qualquer forma a escola podia ter sido construida noutro local e o predio estaria majestoso, bem do alto, guardando os recibos e registros de nossa historia. Uma feliz pascoa e um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. A verdade é que a preservação do patrimonio deve ser tarefa da familia. Temos varios exemplos. O Chalé de João do Sapo do Sanharol está lá, renovado, mojestoso, com as fotografias de seus proprietarios e suas historias. Apto a receber todos os descendentes nas confraternizações da familia. O resto é balela.

    Eu quero que apareça alguem com dinheiro suficiente para comprar a casa de Ze André do Sanharol?
    Estou aguardando.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Mundim do Vale.

    A unica cidade caririense que preserva a memoria e a historia é Barbalha. Lá a lei existe e é cumprida a risco. Encontramos centanas de predios com a estrutura absolutamente igual a epoca da construção. A que mais nega a historia em nome do modernismo é Crato.

    ResponderExcluir
  4. Outro grande exemplo é dado pelos netos de Jose Bitu Filho e Dona Biluca, liderados por Dr. Feitosinha. A casa do Inharé está lá, portentosa esperando pelos seus. Fui tetemunha neste ultimo carnaval. E, assim são muitos os belos exemplos que encontramos de preservação do nosso patrimonio e amor a terra.

    ResponderExcluir
  5. Outro grande exmplo é dado pelos filhos de Raimundo Bitu e Cotinha. A casa está absolutamente igual, nada mudou, até a alegria dos encontros do carnaval, da festa de Agosto, Semana santa e natal continua intacta.

    ResponderExcluir
  6. TOMA MUDA MUCHA , JÁ DIZ O DITO POPULAR. E NUNCA HÁ DE SE TER UNANIMIDADE. A TROCA DA UNIDADE PRISIONAL PELA ESCOLA, UMA ÓTIMA AÇÃO. SÓ QUE EM RELAÇÃO A DEMOLIR A ESTRUTURA TAMBÉM É EM PARTE NEGAR OU TENTAR FAZER ESQUECER A NOSSA HISTORIA. AO MEU VER A TÉ MESMO A ESCOLA PODERIA SIM FUNCIONAR NAQUELE MESMO PRÉDIO. ASSIM COMO A CASA DE SEU DIRCEU PODERIA SER O PREDIO DO NOSSO MUSEU, MAS TAMBÉM PODERIA ABRIGAR UM REFINADO RESTAURANTE, OU COISA SIMILAR.

    ResponderExcluir
  7. A TV Verdes Mares esteve em Varzea-Alegre hoje. Na entrevista as pessoas se dividiam a respeito da Casa de Seu Dirceu. A maioria condenava a situação de abandono do predio e espera que seja construido algo mais proveitoso. Esta é a opinão dos ouvintes locais, e, a voz do povo é a voz de Deus. A memoria que se dane.

    ResponderExcluir
  8. Mundim, fiquei contente com essa tua proposta, de postagem, ou seja, a maneira como aborda esse assunto. Escreveu o texto e colocou-o a disposição do povo para que comentem.Posso até estar enganado por estar distante, mas o que me chamou muito atenção, foi a inércia, da Câmara Municipal de nossa cidade, e principalmente do PT, que deveria se comportar como um partido de vanguarda, e chamar uma discussão no plenário, para debater, a importância cultural da casa para o nosso Município, e apartir daí, criar uma lei de preservação cultural, isso é muito triste.A câmara,tinha até janeiro deste ano, duas assessórias contábeis e duas jurídicas, siceramente, não sei para que tanto, e aí, falta, quem sabe, alguem das humanas com sensibilidade para essas e outras eventualidade; e mesmo assim, o presidente,que é advogado com larga esperiência de vida e profissional,tava recebendo diárias, o que é inconstitucional,pois já ganha com diferença, para evitar isso; e outro que mora à duas quadra do prédio, e colocou, o domicílio residencial na zona rúral, também para receber diárias,há não posso esquecer o que comentão:dizem que o carro de propriedade do presidente da câmara, foi encontrado, agregado, à própria câmara, ou seja prestando serviço, sem nuca ter saindo da mão do proprietário. Como se vê, alguns veriadores, que compõem a base do prefeito têm outras prioridades. O que houve foi interesse particular, afinal de contas, em nossa cidade, o que mais existe são interesses pessoais nessas relações políticas e menos interesse público, ninguém sabe dizer onde vai o interesse público e o privado, tudo se confunde, as vistas de um determinado grupo de interesses, onde tem sempre alguem querendo se lucumpletar. O partido dos trabalhadores o PT, assim como judas, que traiu Jeus Cristo, por trinta moedas de prata, esse partido, traiu seus eleitores se vendendo por quinze ou vinte cargos mais importantes, na burocracia administrativa. A maioria da base politica, que sustenta o poder local,está dentro do que chamei à poucos dias atrás num artigo que escrevi e foi publicado aqui, de consórcio político, a grande espectativa,da maioria deles, é de saber, quando sai seus pró-laborios, a cada mês.

    ResponderExcluir
  9. Prezado Washington.

    Se o problema é preservar, derrubando o predio e construindo uma escola não preservou.

    Quanto ao PT, nada posso acrescentar ao seu texto. Quando João Eufrasio era prefeito o PT estava lá de mala e cuia. Desde que o atual assumiu, esta lá o PT entregue. Esse é o PT, mantendo-se com a meia duzia de empregos assegurados está muito bem.

    Outro dia vi uma festa feita pelo PT de Varzea-Alegre e na foto estavam 6 personalidades politicas e nenhum jamais pertenceu ao PT.

    Aprenderam com o Lula. Quando Tião Viana se candidatou a presidencia do Senado, homem jovem, ideias novas, honesto - Lula mandou votar Sarney a pior escoria da politica de todos os tempos, dito pelo proprio Lula. Lula recuperou os politicos mais nojentos do pais - Renan, Maluf, Jader e tantos outros.

    Essa historia de preservar é balela.

    Quem está gritando e protestando por aí, há muito derrubou e destruiu casas historicas que pertenceram aos seus pais e avós.

    Não é necessario que se diga nomes, todo mundo conhece Varzea-Alegre e sua historia.

    ResponderExcluir
  10. Reportagem
    Jornal Diário do Nordeste - Regional de 22/04/2011

    Várzea Alegre. O crescimento das cidades do interior, a abertura e ampliação de lojas, muitas vezes, resultam na destruição de antigas casas, localizadas no centro comercial. Em nome do progresso, perde-se a memória e parte da história. Foi o que aconteceu, recentemente, nesta cidade, na região Sul do Ceará.

    A antiga Casa Amarela, que ficava em uma esquina em frente à Igreja Matriz de São Raimundo Nonato, foi adquirida dos herdeiros e o novo proprietário não perdeu tempo. Providenciou, recentemente, a demolição do imóvel.

    Protesto

    O fato gerou protesto de alguns moradores e de filhos da cidade e colocou na ordem do dia o debate sobre a necessidade de preservação do patrimônio material, histórico e cultural. A funcionária pública federal, Rosélia de Carvalho Costa, foi uma das pessoas que protestou.

    "O que aconteceu foi terrível, triste, um ato de destruição de parte da nossa história e das nossas lembranças. Demoliram um imóvel histórico para construir um centro comercial".

    Rosélia vinha batalhando para preservar a Casa do Papai Dirceu, de quem ela é bisneta. Parece que estava prevendo o fato e dias antes, em 4 de abril passado, apresentou à Coordenadoria do Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura do Estado uma "notícia de risco de demolição do referido imóvel" e solicitou providências em regime de urgência para que o fato fosse comunicado à Procuradoria Geral do Estado e ao Ministério Público. Quatro dias depois, ocorreu a demolição. A ideia era manter o casarão preservado, funcionando como sede do legislativo e centro cultural.

    Para o secretário de Cultura, Hélio Batista, "é lamentável o que acontece há alguns anos e vejo que o passado está sendo demolido. A Secretaria sozinha não pode fazer nada, pois não há legislação para proteger esses imóveis". Ele defende que os vereadores aprovem uma lei de proteção e tombamento.

    Sugestão:
    http://tvverdesmares.com.br/cariri/
    Clique no vídeo "Casa Amarela" foi demolida

    ResponderExcluir
  11. Reportagem da TV verdes mares cariri


    http://tvverdesmares.com.br/cariri/Cariri/%E2%80%9Ccasa-amarela%E2%80%9D-e-demolida/?tv=cariri


    Rosélia de Carvalho Costa

    ResponderExcluir
  12. Assista:

    Reportagem TV Verdes Mares Cariri


    http://tvverdesmares.com.br/cariri/Cariri/%E2%80%9Ccasa-amarela%E2%80%9D-e-demolida/?tv=cariri

    ResponderExcluir