Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 15 de junho de 2016

Chico de Amadeu - Por Antonio Morais

Nestes últimos dias o Amadeu fez muito sucesso nas paginas do Blog do Sanharol. Bancário aposentado, membro do ECC local, animador e artista de nossa cultura popular, Amadeu pousou até de ET. Em sua homenagem postamos um video com o pai dele cantando "Lamento de Um Cego". De uma só vez podemos ver o Chico tocando e cantando e um depoimento histórico do compositor José Clementino do Nascimento.

Dedicado ao ilustre professor Antônio Dantas.

10 comentários:

  1. Neste video voce pode ver Chico de Amadeu executando sua sanfona e um depoimento do Jose Clementino. Imperdivel.

    ResponderExcluir
  2. Em breve este Blog estará resgatando um grande tocador de oito baixos de Varzea-Alegre - Bié. Voce ouvirá um audio do grande tocador da Rua do Capim.

    ResponderExcluir
  3. Tive a Alegria de ser amigo desse grande música e filho ilustre varzealegrense !

    ResponderExcluir
  4. Êita que presentão Morais....
    Brigadaaaaaaaaaaaa...

    ResponderExcluir
  5. Caro MORAIS, cada dia, postagens que nos animam, nos alegram, nos emocionam, nos trazem lembranças e lições importantes.. .É assim que vem se revelando a sua pagina na NET, o seu BLOG.
    Fiquei muito feliz, emocionada e GRATA com sua dedicação, essa bonita mensagem musical interpretada pelo nosso famoso , CHICO DE AMDEU, o qual no momento recebe elogios do amigo ZÉ CLEMENTINO, de saudosas memórias; tesouros da nossa cultura.
    Como é agradável reviver esses momentos felizes por eles realizados...!!!
    UM GRANDE ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  6. Prezados amigos.

    Vê o Chico de Amadeu tocar e, ver e ouvir o depoimento do Jose Clementino é motivo de muita alegria. Feliz de quem filmou estes momentos e nos oportunizou estes resgates.

    ResponderExcluir
  7. Morais, fiquei emocionado. Não mereço essa dedicação, mas ela refelte a tua personalidade, tua dedicação e amor pela terra. É maravilhoso olhar o lado positivo das pessoas. Eu sempre digo aos meus filhos e aos amigos, não tenho tempo para olhar os defeitos dos outros, estou muito coupado arrumando os meus. Olhar o que é bom na terra da gente, nas pessoas que conhecemos, e no que precisamos fazer para melhor nosso ambiente, enobrece a alma e eleva o espirito de todos. Além disso transforma a nossa passagem por essa terra. O cotidiano fica bem mais agradável e menos doloroso. Como já disso, nunca sai de Várzea Alegre, estou apenas morando num bairro distante. Obrigado, Antonio Dantas

    ResponderExcluir
  8. Prezado Professor Antonio Dantas.

    Nada no mundo acontece sem uma razão. O mérito deste resgate memoravel deve-se ao Dr. Irapuan Costa e a sua esposa Iris Glaucia. O casal reuniu, em sua casa, os amigos, entre eles Chico de Amadeu e Jose Clementino e teve o devido cuidado de filmar. Quem saiu ganhando foi a posteridade.

    ResponderExcluir
  9. Duas grandes personagens do contesto histórico de nossa querida Várzea-Alegre. Chico de Amadeu sanfoneiro responsável de animar as festas no Recreio Social, uma pessoa de caráter e moral, saudosa memória de todos os Varzealegreses.
    José Clementino, profissional dos correios e grande compositor responsável de elevar e agraciar todo o seu povo com o Hino de Várzea-alegre e com grandes sucessos gravados Pelo ícone nordestino, Rei do Baião Luis Gonzaga. Cidadão simples, de uma educação exemplar, que em suas composições procurou sempre enfatizar as belezas naturais e as memórias do povo de nossa terra.

    ResponderExcluir
  10. Que saúde de artista e grande homem Chico de amadeu,que foi acima de todo um grande homem e um grande artista.Chico de Amadeu VC continua vivo em nossa mente e em nossos corações...que Deus a tenhavao seu lado....

    ResponderExcluir