Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 20 de junho de 2014

Curiosidades: São Raimundo Nonato, padroeiro das mulheres grávidas



A Espanha é o país que mais venera São Raimundo Nonato, lá chamado San Ramón Nonato. As mulheres grávidas são as que mais recorrem a ele. Abaixo, uma das orações mais populares da Espanha, pedindo a proteção de São Raimundo:

Oração para um parto feliz

Oh! santo padroeiro, San Ramon Nonato, modelo de caridade aos pobres e necessitados, aqui estou eu, deitada a vossos pés para, humildemente, implorar a sua ajuda nesta minha necessidade. Como sua maior alegria foi ajudar aos pobres e necessitados da terra, ajude-me, peço-vos, ó glorioso San Ramon, nesta minha aflição. A vós, oh glorioso protetor, vim para que abençoe a criança que carrego em meu ventre. Proteja-me a mim e ao filho do meu coração agora e na hora do nascimento que se aproxima. Em troca, prometo educar meu filho de acordo com as leis e mandamentos de Deus. Escuta a minha oração, meu protetor amoroso, San Ramon, e me faça a feliz mãe desta criança que, espero, possa dar à luz através da sua poderosa intercessão. Amém.

(Tradução e postagem: Armando Lopes Rafael)

5 comentários:

  1. Prezado Armando.

    Lendo a historia da genealogia da familia de Papai Raimundo observamos que os homens se casavam duas, tres ou mais vezes. Isto por causa das mortes de mulheres na hora do parto. Maria Tereza de Jesus, esposa de Papai Raimundo era devota de São Raimundo e mandou buscar uma imagem na Italia e a comunidade toda passou a venerar. Aí está a origem da fé do povo de Varzea-Alegre em São Raimundo Nonato.

    ResponderExcluir
  2. Morais:
    Na matéria que li sobre São Raimundo (Ramón em espanhol) informava ainda que o culto a este santo se propagou pela Espanha e Europa, sendo confirmado por Roma em 1681. São Raimundo Nonato, devido à condição difícil do seu nascimento é venerado, sobretudo no continente europeu, como protetor das parturientes, das parteiras e dos obstetras.

    ResponderExcluir
  3. Armando, pela primeira vez, te elogio pela postagem; realmente é muito interessante. A ponto de chamar à atenção de Morais, quando ele se refere ao número de casamentos aos quais os homens da família, que deu origem a nossa cidade, se submetiam, ao longo de suas vidas. Morais, Gilberto Freire, em sua grande obra sociológica, Casa Grande e Senzala, uma bela análise da família patriarcal brasileira. Atribui, o grande número de morte de mulheres, dessa sociedade, no período de gestação e sobre tudo no parto ao fato delas se casarem, ainda meninas( aos doze e treze anos), e virarem mulheres, sobretudo mães, ainda muito jovens sem estarem preparadas biologicamente para essa tão sagrada missão humana, feminina, que é a maternidade.Vale apena Morais, ler essa obra, para compreender, as origens culturais, familiares e patriarcais de uma sociedade que de uma certa forma, fazemos parte, alguns de menos outros de mais. Garanto que voce não vai se arrepender, é só vê de um ponto de vista cultural e não incorrer no ideológico, pois, fazendo isso, se corre o risco, de perder, o brilho da análise do grande sociólogo pernambucano.

    ResponderExcluir
  4. MAIS MEU AMIGO MORAIS ME FALE UMA COISA A IMAGEM VEIO DA ESPANHA ??? ERRADA???

    ResponderExcluir
  5. Claudio.

    A Imagem veio certa, é esta que se encontra na Casa de Saude São Raimundo. A que veio errada está na igreja, no altar do lado esquerdo de São Raimundo.

    Washingto.

    O Meu Besavô Pedrinho do Sanharol Casou-se duas vezes com duas sobrinhas. A primeira com 14 anos e a segunda com 13 anos, ele com 30 anos mais velho.

    ResponderExcluir