Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 29 de maio de 2011

O segundo governo Dilma começa nesta 2ª feira -- Por Lauro Jardim

Começa amanhã um novo governo Dilma Rousseff. O primeiro iniciou-se no dia 1º de janeiro e terminou há duas semanas quando a Folha de S. Paulo revelou o lado superconsultor de Antônio Palocci. Depois de duas semanas nervosas, de intervenções extemporâneas de Lula e paralisia geral no Palácio do Planalto, Dilma Rousseff posará amanhã sorridente (conseguirá mesmo?) ao lado de Michel Temer, pouco antes de embarcar para uma viagem rápida para o Uruguai. Na quarta-feira, almoça com os senadores peemedebistas. Um dia depois, repete a dose com a bancada do PTB.


Logo ela, que sempre preferiu almoçar no máximo ao lado de Palocci conversando sobre assuntos administrativos. Agora, terá que, sem dar chance para a indigestão, engolir uma dieta gordurosa com peemedebistas e petebistas à mesa. Todos eles com muita fome. Assim como, nunca se deve esquecer nem menosprezar, terá que domar os próprios parlamentares petistas que hoje, quase que unanimemente, a criticam pelas costas.



Dilma Rousseff tentará, assim, fazer algo que não gosta e, até aqui, revelou não ter aptidão: política. Tentará tomar as rédeas do governo agora que teve o seu principal articulador político baleado e viu, a contragosto, a entrada em cena triunfal de Lula na semana passada.



O governo Dilma da forma como se viu nos seus cinco primeiros meses, portanto, acabou no Caso Palocci. A nova fase inicia-se com alguma dose de descrença dos políticos que mandam de fato em Brasília e – pior para Dilma – sem aqueles cem dias de lua de mel e poucas cobranças a que todo governo tem direito no início. Dilma já começa essa sua segunda encarnação no olho do furacão.
Além dos desafios naturais de todos os governos, o mais urgente para ela é afirmar-se como chefe política. Lula, com sua aparição pirotécnica da semana passada, teve o poder de desidratar Dilma e diminuí-la. Ela passou em poucos dias de presidente a, de novo, gerente. Lula tirou-lhe a autoridade. Se sua intenção foi a de fazer políticos e população em geral crerem que ela não sabe governar sozinha, o resultado foi alcançado. Quem a conhece sabe o quanto isso a incomodou.



Dilma foi menos presidente nos últimos dias. A partir das reuniões desta semana tentará restaurar a autoridade arranhada. Não é tarefa fácil. Sobretudo por que terá que lidar na verdade com duas crises, a de Palocci e a do próprio governo. A crise Palocci, no limite, poderia acabar com sua demissão do governo. A outra, no entanto, não se resolve tão fácil.
Fonte: Lauro Jardim, na Veja online

2 comentários:

  1. Ô PMDB forte!
    O jornal “O Povo” deste domingo (na coluna “Cocidadania”) publicou:

    “O caso Palocci caiu como um presente dos céus para as forças fisiológicas abrigadas na situação. Até então, seu apetite voraz havia sido contido pela firmeza da presidente. Mas, agora, aproveitaram a brecha aberta pelo escândalo para saltarem na garganta do governo, chantageando-o em busca de benefícios próprios, pouco se lixando para o programa votado pela maioria do eleitorado (defesa rigorosa do meio ambiente). Indignada com a punhalada nas costas (votação do Código Florestal) Dilma ameaçou – segundo versão circulante – demitir ministros do PMDB. Foi preciso Lula entrar em campo para evitar o desastre total”.

    Pois é, dona Dilma – a partir de agora – tem que atender a sua “base aliada” se quiser continuar no poder...

    ResponderExcluir
  2. VOLTO A REPETIR: É MELHOR PARA A SAÚDE FINANCEIRA DO BRASIL ANTONIO PALOCCI DENTRO DO GOVERNO. PELO MENOS OS DEPUTADOS E SENADORES FICAM DE OLHO NELE, EMBORA SEJA SOMENTE PARA PRESSIONAR A PRESIDENTE DILMA, PARA ABRIR AS TORNEIRAS.
    PALOCCI DE FORA MANDANDO EM TUDO, INFLUENCIANDO EM TUDO, INCLUSIVE NAS OBRAS DOS FAMIGERADOS PAC I E II, E QUEM SABE ATÉ INTERMEDIANDO AS DOAÇÕES DAS ESTATAIS PARA A FUNDAÇÃO CULTURAL LULA, SERÁ MAIS DANOSO AOS COFRES PÚBLICOS.
    FALEI DEMAIS? VOCÊ ACHA QUE EU ESTOU EXAGERANDO? VAMOS PAGAR IMPOSTOS PARA VER...

    ResponderExcluir