Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 28 de maio de 2011

Oração de um medico.

Dedicado aos medicos - Savio Pinheiro, Rolim e Menezes Filho.

Senhor, permite me detenha um minuto,
Enquanto eu Te falo e minha propria voz escuto.
Trinta anos, hoje, que me entregaste a cruz
De rosas e de espinhos que minhalma conduz.

Longa e penosa tem sido a caminhada,
Somente em tua fé e em teu amor calcada,
Porque me ensinastes, Senhor, a repartir ao meio,
Com o meu coração, a dor do coração alheio.

Quando parti, sonhador, pelos caminhos do mundo,
Não pensava encontrar o labirinto profundo
Desta existencia tão ardua e cheia de miserias,
Que a dor da humanidade não conhece ferias.

Tu me fizeste nobre pela propria humildade,
Uma particula de Ti, por força da bondade.
Deste-me animo para, ao cair, levantar-me
E, na escuridão de qualquer desespero, encontrar-me.

Quantas vezes, sentindo de Tua Gloria o brilho,
Fiz voltar a mãe aflita a saude do seu filho!
Quantas outras, sofri a tristeza indiscritivel
Do triunfo que sonhei e não me foi possivel.

Ser medico, senhor, e ver ir-se para nunca mais
O filho que se ama, a dileta esposa, os proprios pais,
É dor tão profunda e tão pungente agonia
Que apenas as suporta o Coração de Maria.

Sob a chuva ou ao sol, ou perdendo o meu sono,
Eu cheguei, na vda, da primavera ao outuno.
Hoje...Os cabelos bancos, as rugas no meu rosto
São um sinal de Ti; alegro-me! Não tenho desgosto.

Dá-me forças, Senhor, para o restante embate
Pois o soldado valente é o que morre em combate.
E, quando chegar, por fim, minha hora, tambem,
Que estejas ao meu lado. Eu Te suplico. Amém.

Dr. Jose Ferreira.

7 comentários:

  1. Um dos mais belos e bonitos poemas que conheci. Dr. Jose Ferreira foi o segundo medico de Varzea-Alegre a se formar. O primeiro foi Dr. Leando Correia em 1915 e ele 21 anos depois em 1936.

    Grande medico, grande conterraneo, escritor e poeta.

    ResponderExcluir
  2. Morais,

    Fiquei emocionado com esse poema.Eu vou fazer o possivel de o ler todos os dias.Abraços

    ResponderExcluir
  3. Um texto emocionante falando de uma das mais nobres profissões que é a medicina. Duas classes que precisam ser valorizadas em nosso país. A docência e a medicina. A de professor, ainda é pior, pois nem regulamentada é a profissão. Professor é quem ensina alguma coisa e pronto! No estado há a exigência de Diploma de licenciatura, na particular vale o notório saber o que a LDB também contempla, mas que na escola pública não é possível, dado a exigência do Diploma nos editais de concursos.

    ResponderExcluir
  4. Francisco,

    eu sou revoltado com o desprezo que tem sido tratado os professores. Eu não admito que aquele que educa, que prepara os jovens pro futuro sejam tão maus remunerados.

    ResponderExcluir
  5. Rolim

    O pior é que esses mesmos que preparam os jovens nos dias de hoje, passaram por uma escola já deteriorada, formando um círculo vicioso. O sistema educacional hoje é o seguinte: Nas séries iniciais o aluno não precisa de nota pra passar de ano. Quando e se, chegar a uma faculdade, é particular e precisa de nata pra poder passar.
    Então o melhor é acabar com a hipocrisia e atribuir nota classificatória ao aluno.

    ResponderExcluir
  6. Morais e Dr. José Ferreira (in memoriam),

    "O médico não se forma. Ele apenas recebe o diploma de eterno estudante". O esculápio necessita ter uma boa base de antropologia, sociologia e psicologia, se ele, assim o desejar, se integrar na oração do nosso colega, autor deste magnífico poema. O profissional que abraça esta profissão sem uma boa dose de humanismo termina por entrar na ciranda global da hipocrisia.

    Um grande poema, uma forte oração e um grande exemplo de amor ao próximo é o que traduz esta saudosa pérola literária.

    Que Deus ilumine os médicos e os gestores do sistema que mal sabem o que é a essência do sofrimento humano.

    Um abraço Hipocrático.

    ResponderExcluir
  7. Verdade, MORAIS, muito belo e emocionante esse poema!!! É o estilo da produção literária que me toca...que me FASCINA...
    Uma composição poética repleta de verdade, carregada de sensibilidade... !!!
    Há um ELO bastante profundo entre o exercício da medicina e o poder de DEUS...uma vez que a profissão está voltada para trabalhar corpo e alma humanos, curar enfermidades físicas e psíquicas, salvar VIDAS...
    Nos seus magnificos versos, o autor eleva essa linda PRECE ao SENHOR, confiante na SUA infinita bondade e consicente da extrema necessidade da FORÇA DIVINA no seu cotidiano, no desempenho das suas atividades, nos seus caminhos tenebrosos.
    No seu apelo aos CÉUS, deixa-nos entender claramente, a força do seu ideal, do seu amor, da sua doação, do seu compromisso, espirito de partilha, renúncia ao exercer o ofício de MÉDICO.
    DR. JOSE FERREIRA, uma sábia pessoa humana, um ilustre varzealegrens, mui digno do nosso respeito, da nossa admiração,da nossa GRATIDÃO...
    Na GRAÇA de DEUS, descanse em PAZ!!!
    A todos os médicos,o meu abraço; que DEUS os abençoe e os ilumine permanentemente!!!
    Valeu MORAIS , sua postagem, PARABÉNS...
    ISABEL VIEIRA.

    ResponderExcluir