Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 13 de junho de 2011

056 -- Historias de varzealegrenses.

Juvencio Gonçalves Bezerra

Na época do ouro branco, do algodão, o varzealegrense Juvêncio Bezerra, filho de José de Toin, irmão de São Raimundo Nonato, casado com dona Danival Peixoto de familias cratenses, era fiscal do Ministerio da Agricultura.

Sua atividade e função principal era orientar os produtores no plantio, na colheita, no armazenamento e como produzir uma pluma de qualidade. O Juvêncio tinha como base o municipio de Assaré. De lá se deslocava para as demais cidades circunvizinhas retornando para fazer as refeições e pernoitar.

Se hospedava na penção de dona Bia onde alem de um bom e reforçado café, pela manha, era servido arroz com "traíra" no almoço e "traíra" e arroz no jantar.

Um dia, o Juvêncio recebeu um telegrama avisando que um delegado do ministerio da agricultura, um superior seu, estava se deslocando para a região para fazer uma inspeção nos trabalhos. Juvêncio chamou dona Bia para uma conversa: Preciso de um favor da senhora: Um superior meu, vai está por aqui amanhã e eu gostaria que a senhora desse uma caprichada no "rango", ele vem do Recife merece nossa consideração e precisa sair com uma boa impressão nossa.

No outro dia, dona Bia não fez outra coisa, passou a manha pastorando as panelas, trocou os pratos por uns novos, substituiu talheres, toalhas e panos de mesa.

Quando colocou a mesa o Juvêncio ficou bestinha, admirado com a variedade de guloseimas servidas, especialmente de uma apetitosa omelete, coisa nunca vista praquelas bandas até então.

Ao partir a omelete e retirar a parte a ser servida Juvêncio viu o "olhão" da traíra mirado na direção do delegado.

aam


Nenhum comentário:

Postar um comentário