Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 14 de janeiro de 2017

Historias de varzealegrenses - Por Antônio Morais



Manuel Leandro Bezerra- Manuel de Antônio Leandro.

Vejam a que ponto chegou a degradação do meio ambiente. Manuel Leandro Bezerra, devo informar qual deles, porque são muitos, trata-se de um neto do Manuel Leandro Segundo e bisneto de Manuel Leandro Primeiro todos descendentes do José Raimundo do Sanharol.

Manuel estava no MSN com o irmão José Leandro que mora em São Paulo. Conversa vai, conversa vem. O irmão perguntou: Manuel, ainda tem muito peixe na Lagoa do Serrote? Manuel respondeu: A Lagoa do Serrote levaram para Bahia!

Como? Respondeu José :

Fizeram tijolo e telha e, levaram para Bahia.

É vero. Os proprietarios venderam a argila para uma cerâmica que a transformou e tijolo e telhas e vendeu para a Bahia. Da lagoa só as lembranças dos mais idosos.

12 comentários:

  1. Quantas vezes vi pessoas passando na frente da casa do Sanharol com um varal cheio de marrecas presas por arapucas. Quantas pescarias vi na Lagoa do Serrote. Hoje não se vê mais uma marreca nem no Serrote nem em outro lugar. Pobre mãe natureza.

    ResponderExcluir
  2. Deu problema no meu pe e Rafawk Bitu veio fazzer o reparo e para testar entrou na inernet e nomsn, onde Zé Leandro aguardava com filhos e netos. Eudisse a ele que o rapaz que havia feito o conserto era filho d eRenato. Aé ele perguntou: aonde é a casa dele
    Eu respondi: Lá perto d apitombeira. Aí o Zé Leandro falou pro Rafael: Pois olhe, diga a seu pai se ele derrubar o meu hotel eu mando processar ele. (Segundo ele, quando era mais novo a pitombeira era alanchonete, orestaurante e o hotel.

    ResponderExcluir
  3. Geovane.

    Já a minha lanchonete e de outros mais, era um pé de trapiar que tinha na roça de João do Sapo.

    ResponderExcluir
  4. Eita MORAIS mais GIOVANE que o povo do SANHAROL é engraçado e sabido demais....Sai com cada uma que a gente se ingasga de tanto rir...Vocês num sabe quanto bem estão fazendo a humanidade com esses causos. Tristeza aqui no blog num para...O que num falta é remédio pra alma desanimada...
    GRANDE ABRAÇO PRA VCS.

    ResponderExcluir
  5. João Bitu e Joaquim de Minininho Bitu convidaram Manoel Leandro para fazerem uma serenata com um rádio na comunidade vizinha do Serrote. Joaquim e Manoel improvisaram a antena do rádio, um de um lado e o outro do outro cada com uma vara e o fio esticado. João Bitu no meio levando o rádio procurando sintonizar aquelas músicas mais apaixonadas e adequadas para o momento.
    Veja bem, Manoel Leandro com todo o seu gesto de sinceridade afirmou ter acompanhado o percurso e trajeto dos organizadores da serenata com um único interesse voltado para uma rapadura que os primos iam levando para merenda. Amigo naquele tempo a fome falava mais alto.

    ResponderExcluir
  6. Morais com vergonha não quis revelar os pés de ata de Manoel do Sapo e a Tamarineira de João do Sapo que serviam de merenda de volta as aulas. Existia no período brigas entre companheiros por invadirem furna de trapiá e também por invasão ao Cajueiro do Garrote de propriedade do avô do nobre primo Morais. Os frutos apresentavam sabores de má qualidade, você consumia um e vomitava três, mesmo assim nada escapava.

    ResponderExcluir
  7. Mascote conta que uma vez pegou uma briga com Antõe d e Pedro "lixandre",OOu Antõe do Olho furado, dentro do riacho, quase morrem afogados os dois disputando uma casca d e banana que vinha na enchente;

    ResponderExcluir
  8. Isabel, Ok, que bom saber que os nossos leitores se deleitam com nossos causos. E que o nosso povo é divertido e nõs temos que passar isso para os demais.
    de primeiro tinha um bloco no Rio que dizia 1 Nóis sofre, mai snóis goza1.Abraço a você e a todas 'as Quincas.

    ResponderExcluir
  9. Prezado João Bitu.

    Já vi muita serenata desmantelada, mas esta foi demais. Antena humana e, ao invés de flores para a pretendida uma rapadura. Quanto romantismo!

    ResponderExcluir
  10. Oh! Meu Deus! eu que pouco conheci a lagoa do Serrote, chorei com esta triste noticia; é deveras lamentavel.
    Olha gente: eu não costumo ler os comentarios, que as outras pessoas fazem: mais não resisti, graças a Deus! pois dei muitas risadas, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, esses jovens senhores, mata a gente de tanto rir kkkkkkkkkkkkkkkkk. muito bom!!!!!!!!!!! adoro vocês meus conterraneos queridos! Abraço. Fatima Gibão.

    ResponderExcluir
  11. Podes crer, Fátima, nós que fazemos o Blog, também te adoramos.
    Abraços!

    ResponderExcluir