Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 8 de junho de 2011

Desconcertante.

Dedicado ao maestro e musico Dihelson Mendonça.

Em que vida ou vidas anteriores esse garoto de 3 anos foi um grande maestro?Notem que ele não "segue" a música, "brincando de reger"....Ele antecipa em segundos a mudança de andamento, não erra um só compasso, sabe o que está fazendo...É perfeito....E junto com a espontaneidade infantil, a autoridade do grande regente, pra quem sabe ver...

O domínio e segurança de alguém que já empunhou muitas batutas. Ele domina a peça, não é levado por ela. E vive a música com o corpo inteiro...

É profundamente emocionante ver o retorno ao plano da matéria desses espíritos artistas, prenunciando o novo Renascimento previsto para o planeta.

E notem que, várias pessoas mencionam a reencarnação, inclusive dizendo "Beethoven poderia ter reencarnado?"

Nem tudo é feiura e pequenez no Planeta Azul. Há esperanças!

Deleitemo-nos...

4 comentários:

  1. Olá, Morais e turma do Sanharol.

    Primeiramente, obrigado pela dedicatória desta pequena maravilha em forma de vídeo. Fiquei me divertindo aqui bastante vendo essa criança fazendo uma coisa que eu gostava de fazer quando tinha uns 8 a 10 anos também, colocar os discos de Beethoven e ficar regendo. Só que eu usava uma colher, ou um garfo ( às vezes a colher de pau da cozinha ). Foi assim que aprendi e ganhei consciência das inúmeras obras clássicas.

    Essa música aqui é a quinta sinfonia de Beethoven, muito conhecida por todos. Acho super engraçado ele falar durante a execução, cobrando mais pulso, dizendo como gostaria que a orquestra se comportasse.

    A coisa é feita assim, primeiro a gente memoriza a música. Depois que sabemos de cor o andamento, o resto vem por osmose, por antecipação. Qualquer dia desses eu te demonstro aqui com uma colher de pau, rs rs - Agora, só é possível fazer depois que se conhece a música, Claro.

    Quando o maestro não conhece de cor o que vai ser tocado, ele precisa usar a partitura em frente, mas os grandes maestros sabem quase todo o repertório de cor, e aí é apenas a linguagem corporal para indicar o andamento, e a interpretação que ele quer oferecer á platéia. Por isso que em inglês nós dizemos que ele é o CONDUTOR, porque ele conduz aorquestra. Aqui chamamos de REGENTE.

    Abração, e obrigado pelo excelente vídeo.

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  2. Prezado Dihelson.

    Ainda não inventaram coisa mais apaixonante do que a musica e, quando uma criança está pelo meio se torna mais bonito ainda.

    ResponderExcluir
  3. É...

    Quanto encanto. Criança pode tudo quando não há gente por perto tentando atrapalhar ou inibir sua criatividade.

    Parabens ao Dihelson pela homenagem.

    Sim o Beetoven pode já ter reencarnado, se preferir: renascido.

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir